O Coração e as Obras
“⁹ Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá? ¹⁰ Eu, o Senhor, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto das suas ações.” Jeremias 17:9,10.
O coração
O texto traz essa tão conhecida declaração acerca do coração humano: ele é enganoso e desesperadamente corrupto. Ele é a sede das nossas emoções, pensamentos, sentimentos e vontades. Como amamos esse lugar, como apreciamos essa nossa parte. Porque todos temos algo de bom dentro do coração: acima de tudo amor a Deus, o amor pela igreja e o amor pela família. Mas aí também mora o perigo do pecado, por isso o alerta do Senhor. É muito fácil o crente perder o foco em Cristo e passar a trabalhar e servir, sem essa premissa, essa intenção propriamente dita, mas com o coração transbordando de frustração, mágoa, ira e ressentimentos. O desdém, a falsidade, a competição e a discórdia não podem fazer parte da nossa rotina. Ainda que tenhamos que lidar com essas coisas porque somos humanos, o amor de Deus tem que ser maior dentro de nós para nos unir e nos ajudar a deixar para trás as coisas velhas que para trás ficam, buscando servir a Deus com o coração repleto de amor, alegria, união e santidade.
Deus prova nossos pensamentos e esquadrinha nossos corações, porque as nossas intenções precedem nossas ações. Todos nós sabemos do mal que o coração pode trazer para a vida de uma pessoa que se deixa levar por ele. E a Palavra de Deus diz que Deus sonda o nosso coração e os nossos pensamentos.
O que é isso? Significa que ele sabe de cada detalhe do nosso ser, da nossa alma. Ele observa e testa cada um de nós, nos ajuda, nos corrige quando necessário e nos aperfeiçoa conforme a Sua santa Palavra.
As obras
E porque Ele nos prova e nos sonda, dará a cada um segundo o nosso proceder, segundo o fruto de nossas ações, nossas obras.
Nesse ponto muitos crentes não se desenvolvem, não evoluem e permanecem como meninos porque não tem obras ou tem pouquíssimas obras. Chegamos a mencionar constantemente Efésios 2:8 isoladamente, e parece que não leem o verso 9.
As obras têm um papel importantíssimo na vida cristã, e esse trabalho é justamente voltado para as obras da igreja. A divisão em departamentos, faixas etárias, tem a ver com a formação, o tempo de vida e experiência de cada um, no sentido de haver mais desenvoltura nas obras e um envolvimento maior do crente com aquele grupo específico e consequentemente com a igreja.
Então o texto de Jeremias 17:10 não trata apenas das obras más que o coração enganoso pode gerar, produzir, e os alertas de Deus quanto a isso. O nosso Deus é justo, misericordioso e bom; por isso também dará bençãos sobre aqueles que produzem boas obras.
Mas lembremos amados, que essas obras para serem aprovadas devem nascer de um coração bom, recriado segundo o Cristo, purificado pelo sangue dEle através da obra do Espírito Santo.Essas obras sim agradam a Deus, pode ter certeza disso!
Que esse encontro, essa reunião da federação, sirva para isso, para aquilatar em nós a graça de Deus e nos fortalecer no caminho dEle, para que ao sairmos daqui, saiamos com o ímpeto de trabalhar bastante para Deus, produzindo boas obras, obras que procedem de corações puros, limpos, alegres e cheios da presença de Deus.
Que Deus nos abençoe.


Comentários
Postar um comentário
FIQUE A VONTADE, DEIXE SEUS COMENTÁRIOS!!!
Obs: comentários serão bem-vindos se forem educados e não usarem termos ofensivos. Podemos discordar, mas vamos procurar manter o nível da educação e do respeito. Obs.: ao comentar identifique-se, pois não publicamos comentários anônimos.
Best regards in Christ, God bless you!!!