Sola Fide - Somente a Fé
Sola Fide - A Erosão do Artigo Primordial
A justificação é somente pela graça, somente por intermédio da fé, somente por causa de Cristo. Este é o artigo pelo qual a igreja se sustenta ou cai. É um artigo muitas vezes ignorado, distorcido, ou por vezes até negado por líderes, estudiosos e pastores que professam ser evangélicos. Embora a natureza humana decaída sempre tenha recuado de professar sua necessidade da justiça imputada de Cristo, a modernidade alimenta as chamas desse descontentamento com o evangelho bíblico. Já permitimos que esse descontentamento dite a natureza de nosso ministério e o conteúdo de nossa pregação.
Muitas pessoas ligadas ao movimento do crescimento da igreja acreditam que um entendimento sociológico daqueles que vêm assistir aos cultos é tão importante para o êxito do evangelho como o é a verdade bíblica proclamada. Como resultado, as convicções teológicas freqüentemente desaparecem, divorciadas do trabalho do ministério. A orientação publicitária de marketing em muitas igrejas leva isso mais adiante, apegando a distinção entre a palavra bíblica e o mundo, roubando da cruz de Cristo a sua ofensa, e reduzindo a fé cristã aos princípios e métodos que oferecem sucesso às empresas seculares.
Embora possam crer na teologia da cruz, esses movimentos na verdade, estão esvaziando-a de seu conteúdo. Não existe evangelho a não ser o da substituição de Cristo em nosso lugar, pela qual Deus lhe imputou o nosso pecado e nos imputou a Sua justiça. Por Ele ter levado sobre Si a punição de nossa culpa, nós agora andamos na Sua graça como aqueles que são para sempre perdoados, aceitos e adotados como filhos de Deus. Não há base para nossa aceitação diante de Deus a não ser na obra salvífica de Cristo; a base não é nosso patriotismo, devoção à igreja, ou probidade moral. O evangelho declara o que Deus fez por nós em Cristo. Não é sobre o que nós podemos fazer para alcançar Deus.
Tese 4: Sola Fide
Reafirmamos que a justificação é somente pela graça, somente por intermédio da fé, somente por causa de Cristo. Na justificação a retidão de Cristo nos é imputada como o único meio possível de satisfazer a perfeita justiça de Deus. Negamos que a justificação se baseie em qualquer mérito que em nós possa ser achado, ou com base numa infusão da justiça de Cristo em nós; ou que uma instituição que reivindique ser igreja mas negue ou condene "sola fide" possa ser reconhecida como igreja legítima.
(Os Cinco Solas da Reforma - Declaração de Cambridge).
Somente a Fé
Lutero era um homem que decidiu ir para a vida monástica como uma busca pela vida eterna. Havia dentro dele um senso de pecado tanto que ele se confessava o quanto podia, e as vezes , logo depois da confissão, ele voltava ao confessionário para acrescentar um pecado que havia acabado de lembrar.
Ele pensava que se esquecesse de confessar um pecado e morresse , não haveria salvação para ele , pois estava em dívida com Deus. Tentava viver a perfeição mas sabia que não podia faze-lo. Tentou a prática dos místicos , mas não preencheu o seu coração. Tentou até formas de penitencia corporal , mas lhe pesava a alma. Por causa de sua criação severa, a justiça de Deus lhe parecia demasiada e que ninguém poderia livrar-se dela.
No entanto quando começou a lecionar o livro de Romanos ele fez uma descoberta maravilhosa no texto de Romanos 1:17
"Visto que a justiça de Deus se revela no Evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé."
Martinho Lutero percebeu que a justiça de Deus nessa passagem, é a justiça que o homem piedoso recebe de Deus, pela fé como dádiva. Era a justiça de Deus, revelada no Evangelho, a boa notícia de que Jesus morrera pelos nossos pecados e que o Todo Poderoso preparara uma salvação que só poderia ser recebida pela fé. Não são penitências, sacrifícios, boas obras ou a compra de indulgências, que livrarão o homem da condenação eterna, mas a salvação é através da fé na obra redentora de Jesus, conforme Efésios 2:8-9
"Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie."
Ele sabia que Jesus perdoava pecados mediante a confissão e a penitencia, mas não que a obra de Jesus era maior do que isto. Ele pensava que poderia mitigar, compensar pecados com as suas boas obras, mas não entendera até aquele momento que Jesus já havia nos comprado pelo Seu Sangue e que a salvação era um presente de Deus que pode ser apropriado pela fé. E a fé não era uma obra meritória, era simplesmente o meio pelo qual nos apropriamos da dádiva divina.
Esta verdade central das Escrituras foi a razão principal de Lutero ter afixado as suas 95 teses - afirmações de fé na porta da capela de Wittemberg. Isto se deu porque Tetzel , um padre dominicano, iniciou a sua venda de Indulgências promulgadas pelo Papa Leão X , fruto de um acordo com a poderosíssima casa dos Hohenzollern, que aspirava à hegemonia da Alemanha. Um dos membros dessa casa, Alberto de Brandeburgo. Este acordo envolvia um pagamento adiantado de dez mil ducados para financiar o termino da Basílica de São Pedro, em Roma. Posto que esta era uma soma considerável, o Papa autorizou Alberto a proclamar uma grande venda de indulgências em seus territórios, em troca de que a metade do produto fosse enviada ao erário papal e a outra metade ficaria para ele. Tetzel e seus subalternos proclamavam que a indulgência que vendiam deixava o pecador "mais limpo do que saíra do batismo", ou "mais limpo do que Adão antes de cair", que "a cruz do vendedor de Indulgências tinha tanto poder como a cruz de Cristo", e que no caso de alguém comprar uma indulgência para um parente já morto, "tão pronto a moeda caísse no cofre, a alma saía do purgatório". E que a indulgencia papal tinha o poder de perdoar inclusive os pecados futuros.
Como se calar quando as Escrituras afirmam que a salvação é obra de Cristo que se obtem pela fé? O que Jesus espera é que você e eu entendamos que só Ele salva e que o que Ele espera de nós é a fé na suficiência da sua obra na Cruz.
Você já fez a oração da fé salvadora?
(Paschoal Piragine Jr., "Os 5 Solas da Reforma Protestante").
Estudo completo - Os Cinco Solas da Reforma Protestante
Confira também - As 95 Teses de Martinho Lutero

Comentários
Postar um comentário
FIQUE A VONTADE, DEIXE SEUS COMENTÁRIOS!!!
Obs: comentários serão bem-vindos se forem educados e não usarem termos ofensivos. Podemos discordar, mas vamos procurar manter o nível da educação e do respeito. Obs.: ao comentar identifique-se, pois não publicamos comentários anônimos.
Best regards in Christ, God bless you!!!