ECONOMIAS ESPIRITUAIS - TESOUROS NO CÉU
Por: Rev. Paulo Sergio da Silva
“Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam; porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração.” Mt 6:19-21.
“Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Assim é o que entesoura para si mesmo e não é rico para com Deus.” Lucas 12:20,21.
Vivemos os dias de uma crise econômica mundial, como não se via há várias décadas. Fala-se muito acerca da necessidade de se economizar o máximo possível fazendo uma boa administração do orçamento familiar, planejando para não entrar em dívidas. Independente de crise, por sensatez devemos sempre pensar em uma boa administração familiar e em nossa vida pessoal. Até aí tudo bem, está correto. Mas a questão levantada no texto bíblico é que as pessoas em geral só pensam nas coisas materiais e não se preocupam com Deus.
Vivemos sempre em busca das coisas deste mundo, pensamos em economizar, lutamos por um futuro melhor para nós e para nossos filhos, desejamos ter uma casa, um carro, um plano de saúde, e cremos que comida na mesa, uma boa roupa e calçados nos pés, são bênçãos de Deus. Tudo bem, nos preparamos para o que virá, as possíveis situações adversas da vida, e finalmente quando a morte chegar, queremos deixar o melhor para os nossos familiares; mas não podemos jamais nos esquecer de ajuntar os "tesouros eternos", nos tornando ricos para com nosso Deus. No texto citado, o Senhor faz um alerta a todos que se esquecem da importância desses valores espirituais e eternos: “louco, esta noite te pedirão a tua alma, e o que tens preparado, para quem será?” Jó em sua reflexão diante da vida e da morte disse a famosa frase: “Nu saí do ventre de minha mãe e nu voltarei” (Jó 1:21), isto é, não levaremos nada deste mundo, tudo que ajuntarmos aqui, aqui ficará.
Talvez devêssemos pensar em fazer uma “caderneta de poupança espiritual”, que consistiria em ajuntarmos e acumularmos os valores espirituais tão em falta hoje em dia: amor, fé, esperança, piedade, temor de Deus, conhecimento bíblico, vida de oração, serviço cristão, santificação, etc. Se é difícil guardar dinheiro e ajuntar um patrimônio, na vida espiritual isso tudo é de graça, não temos nenhum desses valores, mas os recebemos gratuitamente através de Jesus. Tudo que temos que fazer é buscar de todo coração, e agir conforme tais valores.
Certamente estaremos acumulando tesouros no céu e nos tornando ricos para com Deus. Essa riqueza, o Senhor nos assegura, jamais passará.
S.D.G.
Pr. Paulo o link para baixar Cynthia Jones está ativo. Acesse e baixe
ResponderExcluirhttp://gracaplena.blogspot.com/2009/09/cynthia-jones-gotta-soul-2008.html