LUTAS ESPIRITUAIS

Por: Rev. Paulo Sergio da Silva
Reunião de Oração 15.11.11
3ª IPB de Barretos / SP
 


“Por isso bem quisemos uma e outra vez ir ter convosco, pelo menos eu, Paulo, mas satanás no-lo impediu.” 1 Tessalonicenses 2:18.

Um dos assuntos mais controversos no meio evangélico é acerca das lutas (ou batalhas) espirituais. Num extremo estão aquelas Igrejas que vêem o diabo por toda a parte, vivem um tipo de neurose em que o maligno se torna o responsável por tudo de mal que acontece, até um simples pneu furado ou dor de cabeça. Para muitas dessas pessoas a figura do diabo se tornou uma espécie de disfarce até para os seus erros e dificuldades pessoais. Talvez por isso que ele se tornou o centro de seu culto, conversas, orações e pensamentos. Caíram no engano do diabo e não perceberam.

No outro extremo estão aqueles que não acreditam no diabo, para eles o maligno é uma simples figura mitológica ou cinematográfica. Esquecem-se do que a Bíblia nos alerta há séculos sobre o ele, e até não gostam que se toque no assunto. Parece até que ensinar acerca da batalha espiritual é heresia, coisa de gente bitolada, fanática (e essa visão confere em parte com a visão do mundo acerca da Igreja). Muitos desses vivem uma espiritualidade superficial e vazia, caracterizada pelo mundanismo, desânimo e apatia. Não perceberam, mas também caíram nos enganos de satanás.

Então, qual é o ponto de equilíbrio?

Paulo foi o Apóstolo que mais nos alertou sobre esse tema. Aqui, em particular, ele fala de algumas situações em que o inimigo o impediu de visitar a Igreja de Tessalônica. Não temos maiores detalhes sobre como isso ocorreu, alguns acreditam que se tratava de uma forte oposição da parte dos judeus que forçou Paulo a permanecer em Corinto.

Mas uma lição nos é dada: o inimigo poderá se levantar contra nós. Isso concorda com a lição do Livro de Jó, quando Deus permitiu que o inimigo se levantasse contra ele, sua casa, seus bens e até sua família. Porém, Deus assim permitiu porque tinha um plano, e sempre que Deus permite algo parecido, é porque Ele tem um plano. Algumas dessas obstruções, apesar de nos parecerem motivo de frustração, visam nosso benefício, bem como a frutificação de nossos esforços. Também podemos aprender valiosas lições, que jamais nos seriam ensinadas, caso nosso caminho fosse totalmente livre de impedimentos. Deus sempre está no controle de toda e qualquer situação, e mesmo em momentos críticos jamais devemos questionar a Sua soberania, amor e graça, mas nos submetermos a Ele em oração e fé, com gratidão.

O Apóstolo Pedro também nos alertou (1 Pe 5:8-9) acerca da proximidade do inimigo que anda em nosso derredor rugindo como leão. Se ele pudesse já nos teria tragado, mas Deus é Quem nos guarda, protege e livra de todo laço e armadilha. Pedro destaca o nosso dever em sermos sóbrios e vigilantes, e resistirmos firmes na fé. Ser sóbrio é ser inteligente, maduro, controlado, seguro. É não ser tolo, não dar brecha (oportunidade) para o inimigo. Isso nos leva a buscar saber tudo que Deus diz sobre o assunto. Sobriedade bíblica é o nosso ponto de equilíbrio. A mensagem de Pedro confere também com Tiago 4:7 onde nos é dito: “Resisti ao diabo e ele fugirá de vós”.

O equilíbrio, portanto, está em:
1 - Não ignorar os ardis do inimigo (2 Co 2:11);
2 - Resistir firmes na fé às suas investidas, cientes que jamais seremos provados além do que podemos suportar (1 Co 10:13);
3 - Não questionar o amor e a soberania de Deus (1 Jo 5:18);
4 - Buscar aprender o que Deus quer nos ensinar através de tais situações (Sl 119:71);
5 - Buscar mais intimidade com Deus através de uma vida de oração (Mc 14:38);
6 - Não temer o inimigo, mas vencê-lo na autoridade do nome de Jesus (Lc 10:19);
7 - Buscar a santificação como meta de vida (Ef 4:27; 1 Jo 3:10).

A vitória já é nossa! Em Cristo somos mais que vencedores (Rm 8:37), e isso é incontestável! Mas não é sensato (sóbrio) brincar com o diabo (PECADO), ou dizer para si mesmo que ele não existe. Ele existe sim (Ap 12:12), e por isso devemos lutar em santidade e oração para permanecermos firmes na graça de Deus.

SOLI DEO GLORIA!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus