OS CINCO PONTOS DO CALVINISMO
Os Cinco Pontos do Calvinismo
por: Robert L. Reymond, Ph. D.
T otal Depravity - Total Depravação
U nconditional Election - Eleição Incondicional
L imited Atonement - Expiação Limitada
I rresistible Grace - Graça Irresistível
P erseverance of Saints - Perseverança dos Santos
O acróstico TULIP representa os assim chamados cinco pontos do Calvinismo, os quais são, em resumo, como seguem:
1. Depravação Total
Tanto por causa do pecado original, como pelos seus próprios atos pecaminosos, toda a humanidade, exceto Cristo, em seu estado natural é inteiramente corrupta e completamente má, ela é restringida de manifestar a sua corrupção em plenitude por causa da instrumentalidade da graça comum de Deus. Em conformidade com a sua natureza, ela é completamente incapaz de salvar a si mesma.
2. Eleição Incondicional
Antes da criação do mundo, em sua simples e livre graça e amor, Deus elegeu a muitos pecadores para uma completa e final salvação, contudo, sem prever a fé ou as boas obras, ou qualquer outra coisa que lhes servisse de condição ou causa, que movesse Deus a escolhe-los. Que seja afirmado, a base da eleição não estava neles, mas em Si mesmo.
3. Expiação Limitada
Cristo morreu eficazmente, o que é verdadeira salvação somente para o eleito, apesar da infinita suficiência de sua expiação e o divino chamamento a todos ao arrependimento e confiança em Cristo, prover a garantia para a proclamação do evangelho a todos os homens. Eu pessoalmente, prefiro os termos “expiação definitiva”, “expiação particular”, ou “expiação eficaz”, em vez de “expiação limitada”, tanto por causa de uma possível confusão da palavra “limitada”, como também, por causa de todo “limite” evangélico que a expiação possa ter em seu desígnio (o Calvinista), ou em seu poder de aplicar o seu propósito (o Arminiano).
4. Graça Irresistível
Esta doutrina não significa que o não-eleito encontrará a graça irresistível de Deus, mas sim, que a graça salvadora de Deus não se estende igualmente a ele. Nem mesmo significa que o eleito encontrará a irresistível graça salvadora de Deus, desde o início se estendendo a ele, como se o eleito pudesse resistir a sua oferta por um período. O que ela significa é que o eleito é incapaz de resistir continuamente a graciosa oferta de Deus. No tempo designado, Deus atrai o eleito, um por um, a si mesmo, removendo a sua hostilidade e oposição a Ele e seu Cristo, produzindo o desejo de receber o seu Filho.
5. Perseverança dos Santos
O eleito está eternamente seguro em Cristo, que preserva para Si mesmo, capacitando-lhe a perseverar nEle até o fim. Aqueles que professam ser cristãos, e se apostatam da fé (1 Tm 4:1), são como João disse: “eles saíram do nosso meio, mas na realidade não eram dos nossos, pois se fossem dos nossos, teriam permanecido conosco; o fato de terem saído mostra que nenhum deles era dos nossos” (1 Jo 2:19).
Fonte: Robert L. Reymond, A New Systematic Theology of the Christian Faith (Nashville: Thomas Nelson Publishers, 1998), Apêndice E.
Traduzido por: Rev. Ewerton Barcelos TokashikiCerejeiras-RO, 04 de Agostode 2004.
Extraído de:
http://www.monergismo.com/textos/jcalvino/joao_calvino_5pontos_silverio.htm
http://www.monergismo.com/textos/calvinismo/cinco_pontos_calvinismo_reymond.htm
Para uma pesquisa mais extensa recomento o site www.monergismo.com e o blog www.bereianos.blogspot.com . SDG!!!
por: Robert L. Reymond, Ph. D.
T otal Depravity - Total Depravação
U nconditional Election - Eleição Incondicional
L imited Atonement - Expiação Limitada
I rresistible Grace - Graça Irresistível
P erseverance of Saints - Perseverança dos Santos
O acróstico TULIP representa os assim chamados cinco pontos do Calvinismo, os quais são, em resumo, como seguem:
1. Depravação Total
Tanto por causa do pecado original, como pelos seus próprios atos pecaminosos, toda a humanidade, exceto Cristo, em seu estado natural é inteiramente corrupta e completamente má, ela é restringida de manifestar a sua corrupção em plenitude por causa da instrumentalidade da graça comum de Deus. Em conformidade com a sua natureza, ela é completamente incapaz de salvar a si mesma.
2. Eleição Incondicional
Antes da criação do mundo, em sua simples e livre graça e amor, Deus elegeu a muitos pecadores para uma completa e final salvação, contudo, sem prever a fé ou as boas obras, ou qualquer outra coisa que lhes servisse de condição ou causa, que movesse Deus a escolhe-los. Que seja afirmado, a base da eleição não estava neles, mas em Si mesmo.
3. Expiação Limitada
Cristo morreu eficazmente, o que é verdadeira salvação somente para o eleito, apesar da infinita suficiência de sua expiação e o divino chamamento a todos ao arrependimento e confiança em Cristo, prover a garantia para a proclamação do evangelho a todos os homens. Eu pessoalmente, prefiro os termos “expiação definitiva”, “expiação particular”, ou “expiação eficaz”, em vez de “expiação limitada”, tanto por causa de uma possível confusão da palavra “limitada”, como também, por causa de todo “limite” evangélico que a expiação possa ter em seu desígnio (o Calvinista), ou em seu poder de aplicar o seu propósito (o Arminiano).
4. Graça Irresistível
Esta doutrina não significa que o não-eleito encontrará a graça irresistível de Deus, mas sim, que a graça salvadora de Deus não se estende igualmente a ele. Nem mesmo significa que o eleito encontrará a irresistível graça salvadora de Deus, desde o início se estendendo a ele, como se o eleito pudesse resistir a sua oferta por um período. O que ela significa é que o eleito é incapaz de resistir continuamente a graciosa oferta de Deus. No tempo designado, Deus atrai o eleito, um por um, a si mesmo, removendo a sua hostilidade e oposição a Ele e seu Cristo, produzindo o desejo de receber o seu Filho.
5. Perseverança dos Santos
O eleito está eternamente seguro em Cristo, que preserva para Si mesmo, capacitando-lhe a perseverar nEle até o fim. Aqueles que professam ser cristãos, e se apostatam da fé (1 Tm 4:1), são como João disse: “eles saíram do nosso meio, mas na realidade não eram dos nossos, pois se fossem dos nossos, teriam permanecido conosco; o fato de terem saído mostra que nenhum deles era dos nossos” (1 Jo 2:19).
Fonte: Robert L. Reymond, A New Systematic Theology of the Christian Faith (Nashville: Thomas Nelson Publishers, 1998), Apêndice E.
Traduzido por: Rev. Ewerton Barcelos TokashikiCerejeiras-RO, 04 de Agostode 2004.
Extraído de:
http://www.monergismo.com/textos/jcalvino/joao_calvino_5pontos_silverio.htm
http://www.monergismo.com/textos/calvinismo/cinco_pontos_calvinismo_reymond.htm
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