PROPÓSITOS DA REGENERAÇÃO – PARTE 1 - REGENERADOS PARA UMA VIVA ESPERANÇA

Por: Rev. Paulo Sergio da Silva 
3ª IPB de Barretos 
Escola Bíblia Dominical

TEXTO BÁSICO: 1 PEDRO 1:3-5
"Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança incorruptível, sem mácula, imarcescível, reservada nos céus para vós outros que sois guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação preparada para revelar-se no último tempo."

INTRODUÇÃO
Qual é o propósito da sua existência? Uma das coisas mais importantes a se aprender na vida é saber responder a essa pergunta que para muitos pode ser intrigante, mas não para o cristão, pois ele saberá responder facilmente.
Deus age com propósitos, então nós devemos imitá-Lo, e mais que isso, como servos dEle devemos nos adequar aos Seus propósitos. No texto lido encontramos os propósitos da nossa regeneração, por que Deus nos regenerou, o que ele tem em Seu coração quando salva um pecador.

No texto que lemos encontramos 3 propósitos básicos que Deus nos concedeu através da nossa regeneração em Cristo Jesus:
1 – Regenerados para uma viva esperança – vs. 3;
2 – regenerados para uma herança eterna – vs. 4;
3 – regenerados para a salvação – vs. 5.

Estaremos nos detendo no primeiro desses 3 itens, conforme o vs. 3:
“nos regenerou para uma viva esperança”.

EXPLICAÇÃO
Muito ouvimos sobre a igreja perseguida em nossos dias (janela 10/40), mas no começo da igreja também havia muita perseguição, talvez até muito mais que em nossos dias. Essa carta foi escrita inicialmente para esse tipo de igreja, “forasteiros da dispersão” (1:1) que foram espalhados pela Ásia e estavam vivendo uma situação de provação e sofrimento (1:6,7; 4:12; 5:8). Pedro inspirado pelo Espírito Santo inicia sua carta falando sobre algo que eles jamais deveriam perder de vista: os propósitos de Deus para eles, porque eles foram regenerados, transformados e salvos.

Dicionário Aurélio: REGENERAR = tornar a gerar, reproduzir o que estava destruído, reorganizar, corrigir moralmente, formar-se de novo, emendar-se, corrigir-se, reformar-se.

VIVENDO NA DIMENSÃO DA “VIVA ESPERANÇA”
Existe um ditado popular que diz que “a esperança é a última que morre”, mas para nós, os crentes, isso é diferente: nossa esperança nunca morre.
O mundo não tem esperança, mas nós somos o povo que tem JESUS, a própria personificação da ESPERANÇA VIVA, imortal, eterna. Por isso não perdemos a nossa esperança em momento algum.

O QUE PODERIA "ABALAR" A NOSSA ESPERANÇA?
Apesar de que não perdemos jamais a esperança, precisamos aprender a viver nessa dimensão. Todos passamos por momentos difíceis na vida. Uns mais outros menos, mas todos passamos. E ninguém, exceto Deus, sabe o que se passa na vida e no coração de cada um de nós. Existem pelo menos quatro áreas básicas em que seremos confrontados na nossa vida:
- material (emprego, condições, negócios, dinheiro, casa, carro, etc.);
- física (corpo, saúde, enfermidades, integridade física, etc.);
- familiar (relacionamentos, casamento, filhos, parentes, etc.);
- espiritual (tentações, pecado, dificuldades, convicções, frustrações, dúvidas, etc.).
O grande perigo que corremos nesses momentos de luta, dificuldade e confrontação, é que podemos nos esquecer dos mais caros valores que temos em nossas vidas: Deus, a Bíblia, a Igreja e a família. Não podemos deixar isso acontecer, cabe a nós buscar forças em Deus e jamais nos esquecer que fomos regenerados por Ele e com propósitos definidos.

Muito cuidado com o diabo, ele é enganador (1 Tm 4:1); mentiroso (Jo 8:44) e vem com o propósito de roubar, matar e destruir (Jo 10:10). Não permita que ele roube ou ofusque a sua esperança. Através da fé é que derrotamos suas artimanhas e sutilezas (Ef 6:16; 2 Co 2:11; Cl 2:8).

JAMAIS PODEMOS PERDER DE VISTA A NOSSA ESPERANÇA
“Na Bíblia 'esperança' não é incerteza ou expressão de desejo, mas uma espectativa confiante de futura benção, baseada em fatos e promessas de Deus.” (BEG).
A Bíblia nos fala muitas coisas acerca de nossa esperança, mas nesse contexto há uma ênfase sobre a pessoa de Jesus Cristo e Sua ressurreição “mediante a ressurreição de Jesus Cristo”, i.e.:

1 – NOSSA ESPERANÇA É VIVA PORQUE CRISTO ESTÁ VIVO
”...mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos”  1 Pedro 1:3b.

Nós somente temos uma esperança porque Jesus Cristo ressuscitou, toda nossa certeza, fé e segurança estão nessa convicção, a Sua ressurreição, pois conforme 1 Co 15:14  “...se Cristo não ressuscitou é vã a nossa pregação e vã a nossa fé”.

Nesse sentido fomos regenerados POR Ele, somos obra de Suas mãos, a continuação e o testemunho de Sua obra.
Isaías 53:11 “Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito” refere-se a nós, sua igreja, seu povo, pois nós somos o “fruto do penoso trabalho de Sua alma”, nossa regeneração foi penosa, dolorosa, sofrida para Ele. Para nós é fácil servir, freqüentar a igreja, pedir e receber perdão, mas para Ele alcançar isso foi extremamente doloroso.

Hb 1:3 “O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas”.
Hb 2:10 “Porque convinha que aquele, para quem são todas as coisas, e mediante quem tudo existe, trazendo muitos filhos à glória, aperfeiçoasse por meio de sofrimentos o Autor da salvação deles”.

E para você, CRISTO ESTÁ VIVO?
A nossa convicção na ressurreição de Cristo faz toda a diferença no modo como caminhamos sobre a face da Terra. Podemos até DIZER que cremos em sua ressurreição, no entanto, se crermos de fato então teremos comunhão com Ele.

2 – FOMOS REGENERADOS PARA UMA VIDA EM SANTIFICAÇÃO
Se Cristo é a nossa esperança significa que fomos regenerados para Cristo. A Bíblia afirma que não pertencemos a nós mesmos, não somos os nossos próprios donos, nosso corpo não é nosso, a vida não é nossa; pertencemos a Cristo, nosso corpo, nossa vida, tudo que temos, tudo que somos, pois conforme 1 Co 7:23 vemos que:
“Fostes comprados por bom preço; não vos façais servos dos homens”.
“Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.” 1 Co 6:20.

O preço que Ele pagou foi o Seu próprio sangue. Ele suportou a nossa cruz, o nosso castigo, a nossa vergonha, a nossa condenação. Quem é regenerado se entrega a Cristo totalmente, e reconhece o Seu sacrifício na sua vida, pois para isso fomos regenerados: para servi-Lo e honra-Lo em nossos corpos, nossa vida, nosso coração, nossa casa, nosso trabalho, nosso grupo de amigos, na rua onde moramos, na escola onde estudamos, etc.

“Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.” Gl 2:20.
“Cristo em vós a ESPERANÇA da glória” Cl 1:27.

Quando compreendemos que fomos REGENERADOS PARA ELE iremos viver para Ele. Isso nos remete a SANTIFICAÇÃO de nossas vidas. Fomos regenerados para a santificação em Jesus Cristo. A santificação é essencial para agradarmos a Deus, basta lembrarmos de Hebreus 12:14
“Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.”

Isso significa que sem a SANTIFICAÇÃO não é possível entrar no Céu. SANTIFICAÇÃO significa estarmos separados, consagrados ao Senhor. Em nossos dias A SANTIFICAÇÃO está posta em xeque, em muitas vidas ela já foi deixada de lado e deu lugar ao pecado.

De um lado temos o farisaísmo de exigências e normas, de outro temos o liberalismo tão crescente, e muitos perderam de vista o que significa VIVER PARA CRISTO = SANTIFICAÇÃO, intimidade com Ele, amor a Ele, dedicação, esforço, sacrifício, renúncia, busca.

CONCLUSÃO
E agora o que vamos fazer? Devemos reconhecer o amor de Cristo em todos os nossos caminhos. FOMOS REGENERADOS PARA VIVER PARA CRISTO.

Muitos caminham sem uma direção, não o cristão;
Muitos vivem sem rumo certo, não o cristão;
Muitos agem sem um objetivo, sem uma meta, não o cristão;
Muitos não sabem para onde vão, não o cristão.

Nossa direção, nosso rumo certo é Cristo,
Nosso objetivo de vida é servir a Cristo,
Nosso destino é o Céu, onde habitaremos com Cristo.

VIVA A VIVA ESPERANÇA!

"Confia no SENHOR de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas". Provérbios 3:5,6.

Material de apoio:
ABA – A Bíblia Anotada

BEG – Bíblia de Estudo de Genebra
PEB – Pequena Enciclopédia Bíblica.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ASSUMIR UMA POSIÇÃO DIANTE DE DEUS

PODE O CRENTE PARTICIPAR DA FESTA DO PEÃO?

INTRODUÇÃO GERAL AO NT (5) - A ORDEM DOS LIVROS DO NT