O legado de Lóide e Eunice

2 Timóteo 1 5; 3 12-16

Pensar em um legado ou herança é algo totalmente normal e até necessário, é sinal de responsabilidade dos que trabalham dia a dia, sol a sol, em prol do bem estar de si mesmo e de seus familiares. Mas existe um outro tipo de herança, uma herança que remete à eternidade onde ladrões não roubam, direitos não são jamais subvertidos, ferrugem e traças não consomem.

Quem foi Timóteo?

Timóteo era um nativo de Listra, colônia romana na província da Galácia. Filho de um casamento misto, seu pai era gentio e sua mãe judia (At 16 1). Pouco é sabido sobre seu pai, que aparentemente não se converteu ao evangelho, mas sua mãe e avó eram convertidas, certamente como resultado do trabalho missionário de Paulo em sua primeira viagem missionária, quando ele pregou em Listra. Desde a infância Timóteo foi instruído por elas nas Sagradas Escrituras, e tiveram indubitável influência em sua conversão. (Bíblia de Genebra).

Vejamos que herança é essa.

1 – uma fé não fingida

pela recordação que guardo de tua fé sem fingimento, a mesma que, primeiramente, habitou em tua avó Loide e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também, em ti. 2 Timóteo 1 5

Aqui Paulo fala a Timóteo acerca de uma fé não fingida. Certamente essa é uma característica da fé pura, legítima e verdadeira. Observe que a falsa espiritualidade sempre existiu, ao ponto de Paulo mencionar em sua carta a Timóteo sobre a fé que ele recebera de sua mãe Eunice e avó Loide.

Aqui temos um exemplo claro de como o ensino passa de uma geração para outra através do ensinamento e vida dos pais crentes.

2 – perseverança na Palavra

Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido, 2 Timóteo 3:14

Agora Timóteo é exortado a perseverar, ou seja, permanecer naquilo que aprendeu – a sã doutrina contida na Palavra de Deus.

É bíblico o ensino de que somente os que perseveram agradam a Deus, inclusive na epístola de Tiago isso é tratado intensamente.

Paulo lembra a Timóteo que sua mãe sua avó lhe haviam ensinado (de quem o tens aprendido) e isso devera trazer seriedade no compromisso daquele jovem.

Mas outro item abordado aqui é que Timóteo não aprendera superficialmente apensa, mas fora inteirado da Palavra.

3 – sabedoria para a salvação

E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. 2 Timóteo 3:15.

Timóteo havia recebido o maior presente – o conhecimento das Sagradas Escrituras.

E esse conhecimento traziam em si uma sabedoria que não há em nenhum outro lugar – a sabedoria para a salvação.

Porque essa sabedoria é embasada na fé que há em Cristo.

Conclusão

Loide e Eunice poderiam não ter posses e bens. Provavelmente tinham uma vida simples, mas eram detentoras do maior tesouro que alguém pode ter, e haviam transmitido isso a Timóteo:

A fé não fingida

A perseverança na Palavra

A sabedoria para a salvação.

Hoje em dia todos devemos agir para que esse seja também o legado de cada um de nós.

É não só aos parentes, mas tbm na Igreja.

Em especial saudamos as irmãs da Sociedade Auxiliadora Feminina por sua ação em prol do Evangelho, assim como ocorreu com Loide e Eunice.

S.D.G.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Assumir Uma Posição Diante de Deus

Coragem de camundongo