A loucura de Sansão

Juízes 16

"E disse ela: Os filisteus vêm sobre ti, Sansão! Tendo ele despertado do seu sono, disse consigo mesmo: Sairei ainda esta vez como dantes e me livrarei; porque ele não sabia ainda que já o Senhor se tinha retirado dele.” Juízes 16 20.

A história de Sansão é dramática. Ele não temia a Deus, apesar de pertencer a uma família temente a Deus. O nascimento de Sansão foi um plano de Deus para o livramento de Israel. Assim como em vários outros casos bíblicos, a mãe de Sansão era estéril e ele foi concebido por um milagre de Deus (Jz 13 3). Assim, em toda a sua história há uma mistura de sinais maravilhosos de Deus concedendo-lhe força para lutar contra os inimigos, e ele praticando pecados, envolvendo-se com pessoas pagãs, aproximando-se dos inimigos de Deus. A sua força física lhe garantia muitas vitórias, mas ele era um derrotado por seu próprio ego e pecado.

Não há como explicar a loucura de Sansão. Sua insensatez e falta de precaução é comparável à de um incrédulo que passa a vida toda sem jamais pensar a sério sobre o seu destino eterno.

Sansão trazia sobre si com voto do nazireado, que fora colocado pelo próprio Deus sobre ele. Ele sabia disso e sabia também que esse voto era o que lhe garantia a sua força. A força de Sansão não era propriamente dele, mas era Deus que lhe concedia com um fim específico. Porém, tal qual Esaú, Sansão desprezou esse voto tão precioso, assim desprezando o próprio Senhor.

Voto do nazireu

No Antigo Testamento. O voto de nazireado foi institucionalizado e regulamentado na Torá no Livro de Números 6:1-21. Em virtude desta consagração, o nazireu devia abster-se de tomar certos alimentos e bebidas fermentadas, em especial o vinho; de cortar o cabelo e tocar em cadáveres, além de não comer carne em muitas circunstâncias. Estas exigências particulares parecem traduzir os seguintes princípios: manter-se mentalmente são ("abster-se de vinho e de bebida fermentada"), em sujeição a Deus (simbolizado pelo não cortar o cabelo) e manter-se cerimonialmente puro (não tocar em cadáveres). (Wikipedia).

É assim que lemos o capítulo 16 onde ele previsivelmente foi traído por Dalila, foi preso pelos filisteus, seus olhos foram vazados e ele foi feito escravo. Agora o grande guerreiro foi humilhado por seus opressores. Ele que fora agraciado por Deus com uma força física descomunal, agora estava totalmente indefeso e fraco. É exatamente o que o inimigo faz com aqueles que se desviam de Cristo: ficam cegos, escravizados pelo pecado e são humilhados por satanás.

Deus, em Sua infinita graça, no final da vida de Sansão lhe concedeu forças novamente para derrotar seus inimigos, e ele morreu desse modo. Assim Deus cumpriu Seu propósito através da vida de Sansão, livrando o povo de Israel daqueles que os oprimiam. Mas a história poderia ter sido outra, especialmente na vida desse homem que tinha tantos adjetivos favoráveis, e os desperdiçou.

O que podemos aprender através dessa triste história de um homem que poderia ter tido um outro final, um final feliz? Como evitar um final triste e fazer com que a história de nossa vida tenha um final feliz? Quais passos Sansão trilhou, quais atitudes ele praticou para que sua vida fosse assim tão desperdiçada?

1.    Desprestigiou a presença de Deus

Não se lê de Sansão estar louvando e servindo a Deus junto com seu povo. Ele não convivia com os que eram tementes a Deus. Era um homem violento, tinha prazer na guerra e nas batalhas, não era um homem de paz, e está escrito que são “bem aventurados os pacificadores”. Se era um ambiente hostil e de guerra, por muitas vezes ele criava as suas próprias lutas sem necessidade. Isso tudo porque ele não andava na presença de Deus, mas vivia em função de si mesmo, de sua carnalidade e pensamentos vãos.

2.    Buscou a má companhia de pessoas pagãs

Os relacionamentos são sinais claros do que pensamos e dos valores que abraçamos. Bem diz o ditado “diga-me com quem tu andas e eu direi quem tu és”. No capítulo 14 3 seus pais chegam a lhe indagar se não havia entre o povo de Deus mulheres para que ele fosse tomar esposa a uma filha dos filisteus.

3.    Guardou pecados sem confessá-los

Se Sansão fosse um homem temente a Deus ele confessaria seus pecados e os mesmos não se avolumariam. Mas ele não praticava a confissão dos pecados, estava mais para um zombador do que para um crente. Assim também há muitos que vivem hoje uma fé vazia, de aparências apenas, e na realidade vivem uma vida de pecados, seguindo o caminho de Sansão.

4.    Deixou-se levar pelas emoções, descontrole

Sansão era impetuoso, agia por impulso e emoção, descontroladamente, por simples ódio, raiva. Assim ele matou muitos sem necessidade, tinha prazer na violência, lutava e matava não somente para se defender, mas por maldade mesmo muitas vezes, para mostrar a sua força soberbamente. E todos que são guiados pelo coração perecem, pois o coração é a fonte de toda maldade. Mas os crentes têm a promessa de que o Espírito Santo lhes concederá o domínio próprio.

“Porque do coração procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias.” Mateus 15 19.

“Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá? Eu, o Senhor, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto das suas ações.” Jeremias 17 9,10.

5.    Desprezou seu voto de consagração

Acontece que Sansão tinha sobre si o voto de nazireu, o qual havia sido colocado sobre ele pelo próprio Deus, e ele se esqueceu disso. Na verdade, Sansão nunca honrou esse voto, mas o desprezou por toda vida. Até que a paciência de Deus se esgotou e Ele Se retirou de Sansão.

Sansão não sabia que o Senhor tinha Se retirado dele (vs. 20), não simplesmente porque lhe fora cortado o cabelo, mas porque se rompera o voto do nazireado.

Conclusão

A história de Sansão poderia ser outra. Ele ainda teve a misericórdia de Deus e pôde terminar a sua vida em uma luta contra os filisteus. Assim como muitos soldados morriam em batalha, podemos dizer que ele morreu lutando, porém não morreu como herói, mas como um traidor arrependido.

O segredo do declínio da espiritualidade de Sansão, assim como de todos que se afastam de Deus, está no coração. É essencial reconhecê-lo, confrontá-lo e vencê-lo, antes de ser vencido. Assim a Palavra nos alerta em Provérbios:

“O infiel de coração dos seus próprios caminhos se farta, como do seu próprio proceder, o homem de bem.” Provérbios 14 14.

Como vai a sua vida hoje? Você tem lutado para ter um coração temente a Deus? Não nos deixemos ser conduzidos por nossos corações, o coração é corrupto, mas Deus é poderoso para sujeitar o nosso coração.

Sigamos o testemunho do apóstolo Paulo que reconhecia suas fraquezas, mas não se deixava vencer por elas:

“Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado.” 1 Coríntios 9 27. 

Material de apoio – A Bíblia Vida Nova.

S.D.G.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Assumir Uma Posição Diante de Deus

Coragem de camundongo