Deus é o Autor da nossa redenção

“Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o Reino do Filho do Seu amor, no Qual temos a redenção, a remissão dos pecados.” Colossenses 1:13,14.


A Bíblia nos declara que há um império das trevas. Sim! O reino de satanás não é um reino sem hierarquia, mas é um império. Em Efésios a Bíblia trata esse império com a expressão “principados e potestades”.


Porém Deus é maior que tudo, inclusive maior do que as trevas. Ele é infinitamente maior do que todas as coisas, porque tudo foi criado por Ele e sem Ele nada do que foi feito se fez (João 1:3).


Deus enviou Jesus para nos salvar, nos redimir expiando cabalmente os nossos pecados. Em Sua morte e ressurreição, Jesus venceu o diabo e suas hostes.

“[...] estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e do inferno.” Apocalipse 1:18.


É nessa perspectiva que eu lhes proponho o tema: Deus, o Autor da nossa redenção.

E Ele é o autor da nossa redenção porque:


1 - Ele nos libertou do império das trevas


Quem está em Cristo não é prisioneiro, é livre. Livre do império das trevas. Significa que antes de Cristo entrar em seu coração você era escravo. Sim, escravo do pecado, escravo de satanás. Mas Cristo veio e nos libertou.


Talvez essa expressão seja um pouco pesada para nossas mentes tão seguras, onde pensamos que o diabo está a quilômetros de distância. Mas a Palavra sustenta que o diabo está em nosso derredor rugindo como leão. Sim, como um leão procurando alguém que possa tragar, é o que diz a Bíblia lá em 1 Pedro 5:8.


Mas quem está em Cristo não precisa temer o inimigo, ele foi derrotado por Cristo. Então não somos nós que vencemos o inimigo, nós o vencemos porque Cristo já o venceu; mas nós, de nós mesmos não poderíamos vencê-lo. O inimigo é muito mais forte do que nós, mas perto de Cristo ele é só um gato rabugento. Ele tem truques e estratégias para tentar nos enganar, mas se vc lhe resistir em Cristo, ele fugirá de você, conforme está escrito em Tiago 4:7. Então o inimigo pode rugir, nos rodear e espernear, mas ele não pode nem encostar em nós, não pode sequer nos tocar, 1 João 5:18. Isso porque nós fomos libertos e somos protegidos por Cristo. Vc crê?


Por que temos essa segurança? Porque Deus nos libertou do império das trevas.


Ser liberto do império das trevas também significa que somos livres do pecado. Isso mesmo, já não vivemos mais no pecado, ou para o pecado. Se somos filhos de Deus, vivemos para Deus e o pecado não tem mais domínio sobre nós. “Porque o pecado não terá domínio sobre vós; pois não estais debaixo da lei, e sim da graça.” Romanos 6:14.


Não é que não somos mais pecadores, mas que se estamos em Cristo não somos mais servos do pecado, não vivemos mais uma vida de pecado, conforme 1 João 3:3.

Portanto, ser liberto do império das trevas significa viver em novidade de vida, é ser guardado e transformado por Cristo, não viver mais para si mesmo, mas viver para Deus.


Louvado seja Deus, Ele nos libertou do império das trevas, Ele é o Autor da nossa redenção. E Ele é o Autor da nossa redenção também porque:


2 - Ele nos transportou para o Reino do Filho do Seu amor


Que Reino é esse? Do que Deus está falando? O Reino do Filho do Seu Amor, que é Jesus, será também endossado na Bíblia como “o Reino de Deus” e o “Reino dos Céus”.


Nós que estamos em Cristo fazemos parte do Reino de Deus. O que é o Reino de Deus? Não é uma igreja, não é a igreja, o Reino de Deus é muito maior do que isso. O Reino de Deus é espiritual, um lugar e um posicionamento em que o povo de Deus está estabelecido no mundo espiritual. 


O Reino de Deus está em nós, disse Jesus em Lucas 17:20-21. A igreja é uma agência do Reino, é uma porta de entrada, é um meio pelo qual Deus estabelece Seu Reino invisível no mundo visível. Então fazer parte do Reino necessariamente também é fazer parte da Igreja. Mas se tivermos que nos mudar para outra cidade, ou outro país, não deixaremos de fazer parte da igreja por estarmos morando em um outro local. O Reino de Deus vai onde nós formos, porque ele está em nós, e nós somos cidadãos do Céu, cidadãos do Reino de Deus.


O Reino de Deus é eterno, quando tudo se acabar nós iremos morar para sempre no Céu, onde Deus habita, onde o Seu reinado é eterno, e onde nós também iremos morar. Veja o que Cristo disse em Mateus 26 versículo 29: 


“E digo-vos que, desta hora em diante, não beberei deste fruto da videira, até aquele dia em que o hei de beber, novo, convosco no Reino de meu Pai.” Mateus 26:29.


O Reino de Deus precisa ser apreciado, amado e guardado como um tesouro. Se vc tivesse algo de grande valor, vc deixaria jogado? Se vc ganhasse um presente, tipo um relógio caro, uma jóia preciosa, algo de valor inestimável, como vc cuidaria desse bem? Certamente com todo seu cuidado, vc se esforçaria ao máximo para não perder esse tesouro, faria de tudo para que ele não perdesse seu valor, e nem fosse tirado de você. Essa é uma boa ilustração da atitude que Deus requer de nós, os que fomos tirados do império das trevas e transportados para o Seu Reino. Está em Mateus 13 vs 44:


“O Reino dos Céus é semelhante a um tesouro oculto no campo, o qual certo homem, tendo-o achado, escondeu. E, transbordante de alegria, vai, vende tudo o que tem e compra aquele campo.” Mateus 13:44.


Vale a pena, e é o que Deus requer de nós, que se abra mão de TUDO por Seu Reino!


Mas louvado seja Deus, porque Ele nos libertou do império das trevas, nos transportou para o Reino do Filho do Seu amor, e também porque:


3 - Em Cristo temos a redenção, a remissão dos pecados


Tem um louvor que cantamos que diz: eu sei que foi pago um alto preço. Sim, Jesus pagou um preço que era “impagável” para nós. Ele pagou o preço da nossa salvação. Ele nos redimiu, Ele morreu para nos conceder a remissão dos pecados. “Logo, já não somos nós que vivemos, mas Cristo vive em nós; e esse viver que, agora, temos na carne, vivemos pela fé no Filho de Deus, que nos amou e a Si mesmo Se entregou por nós”, parafraseando Gálatas 2:20.


Mas não foi simples assim, Cristo teve que abrir mão, deixar para trás a Sua glória de Filho Primogênito do Pai, e Se encarnar, tornando-Se homem, e reconhecido em figura humana, a Si mesmo se entregou para que pudéssemos ser salvos. Ele Se humilhou ao extremo quando Se encarnou, quando Se entregou ao império romano, quando foi julgado, condenado, humilhado, torturado, crucificado, morto e sepultado. Mas Ele assim o fez por causa da nossa redenção e nos proporcionar a remissão dos nossos pecados. Esse era o preço, o cálice que somente Ele poderia beber.


Mas Ele assim o fez, em obediência ao Pai e por amor a nós, Seu povo e Seu rebanho. Louvado seja Deus por Sua infinda graça!


Conclusão


Amados irmãos, nós não somos escravos do pecado que em nós habita, e muito menos de satanás que tenta nos iludir. Porém devemos estar sempre atentos, firmes na Rocha eterna, que é Cristo, para que o inimigo jamais venha encontrar lugar em nossas vidas. Vigiemos e oremos amados, porque é grande o número de crentes que deram ouvidos a satanás e debandaram para o pecado. Não voltemos atrás, mas sigamos em frente rumo ao nosso alvo de vida e de fé: CRISTO a esperança da glória de Deus.


Irmãos amados, Deus nos transportou para o Seu reino e o Seu reinado jamais terá fim. Mas como nós temos agido para com o Seu Reino? Somos bons cidadãos do Reino de Deus? Como temos vivido nessa terra chamado Brasil, nesse lugar chamado mundo? Vivemos pelo valores daqui, ou pelos valores do Reino de Deus, que é o nosso Reino? Nosso porque somos dele e ele é nosso, pertencemos a ele e dele fazemos parte.


É tão simples para nós confessarmos os nossos pecados e sermos renovados por Sua graça redentora. É tão simples para nós recebermos o Seu perdão e vivermos em Sua presença. Então por que muitos crentes não estão vivendo assim? Talvez seja por duvidarem da Palavra? Ou por não serem proativos no sentido da busca de uma vivência mais dedicada a Deus? O que uns crentes têm que outros não tem? Será que uns são melhores do que os outros? De modo algum! Será que Deus agraciou mais a uns do que a outros? Certamente que não! Somos todos iguais perante a Sua face e Deus não tem duas palavras, como muitos tem. Deus é Santo, puro e perfeito, mas nós é que somos maus e ingratos.


Amados irmãos, hoje é dia de Santa Ceia do Senhor. valorizemos e lutemos pelos valores da nossa redenção, a remissão de nossos pecados. Vivamos neste mundo como verdadeiros cidadãos do Reino de Cristo. E não deixemos jamais que o império das trevas nos embarace e nos afaste da graça de Deus.


Breve Cristo virá nos buscar, e Ele virá como vencedor que Ele é, montado em um cavalo branco, cavalgando sobre as nuvens com seu exército de anjos. Sim amados irmãos, o Dia Final se aproxima. Preparemo-nos a cada dia como se esse dia fosse hoje!


Que Deus tenha misericórdia de nós e nos abençoe!


SDG


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Assumir Uma Posição Diante de Deus

Coragem de camundongo