Quem é Deus para nós?


"Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem-presente nas tribulações." Salmos 46:1.

Salmo 46 é maravilhoso e nós sempre o lemos. Nos momentos mais difíceis da vida ele fala muito o nosso coração por conter uma mensagem de conforto, ânimo, encorajamento e que nos aproxima mais do Senhor.

Três peculiaridades do Salmo 46

Primeiro o seu número, ele é o dobro de 23. Curiosamente o Salmo 23 também fala muito ao nosso coração e até decorado por irmãos. Então é fácil você memorizar dois Salmos maravilhosos para os seus momentos de lutas, dificuldades e desafios. Certamente você já conhece Salmo 23, conheça também o Salmo 46.

A segunda peculiaridade do Salmo 46 é que ele não é um Salmo de Davi. "A tradição judaica atribui a autoria deste salmo aos coraítas, visto que a inscrição acima do Salmo traz a referência respectiva." 

"A escrita do Salmo 46 foi feita pelos coraítas, no entanto, não se sabe ao certo em qual período. Segundo estudiosos teólogos, provavelmente foi quando Davi derrotou os inimigos do antigo Israel das terras vizinhas, precisamente depois de uma batalha vitoriosa contra os filisteus." (Google).

A terceira peculiaridade é que Martinho Lutero Foi impulsionado por esse Salmo compor o famoso hino "Castelo Forte é nosso Deus". (A Bíblia Anotada).

Hoje vamos fixar nosso nossos olhos, mentes e corações no primeiro versículo. Vamos gastar esse nosso tempo refletindo sobre quem Deus é para nós, e eu queria que você pensasse especificamente sobre quem Deus é para VOCÊ.

Parece que é essa a intenção do primeiro versículo, que é o verso introdutório do texto a seguir, quando o Salmo nos fala sobre quem Deus é para nós. Mas "nós" quem? Nós, os que cremos, o povo de Deus, aqueles que O amam e crêem na Sua Palavra e na Sua pessoa, em Seu ser.

1 - Refúgio - esconderijo, "lugar para onde se foge para escapar a um perigo; asilo, retiro. Aquilo que serve de amparo e proteção." (Google).

Essa expressão aparece no Salmo 46 em três partes específicas: versículos 1, 7 e 11. Mas aparece também em diversos outros Salmos: 9, 37, 59, 62, 71 e 90. Também em Isaías 28 Hebreus 6.

Na vida do crente Deus é o refúgio, segurança, proteção e amparo nos momentos de angústia, nos momentos de tribulações como diz o próprio Salmo.

2 - Fortaleza - "lugar fortificado para defender uma zona territorial; forte, fortificação. Qualidade ou caráter de forte." (Google).

Essa expressão aparece também no Salmo 27. Indica a grandeza e a segurança de Deus nas nossas vidas, a Sua onipotência e onipresença. Nele nós temos segurança, não somente como uma referência de fé, mas também como um lugar específico para se estar. Estar em Deus é estar na fortaleza, no forte, no lugar fortificado, com uma segurança interior intransponível, duradoura e eternamente resistente. Estar na fortaleza de Deus é o que faz a pessoa ter um caráter forte, porque a sua força está em Deus.

3 - Socorro - "auxílio, benefício, ajuda ou assistência a alguém que se acha em situação de perigo, desamparo, doença etc. Aquilo que se dá para auxiliar ou socorrer alguém; ajuda, esmola, auxílio." (Google).

Essa expressão relacionada a Deus aparece também no Salmos 60 e 124, e também no livro de Atos 26 e Hebreus 4.

Quando lemos essa expressão relacionada a Deus vemos o quão presente Ele é, pois Ele nos auxilia, nos beneficia, nos ajuda, nos dá assistência em situações de perigo ou não,  ele nos dá amparo, ajuda-nos a suportar as enfermidades e nos cura. Ele também cuida de nós materialmente dando-nos recursos e mantimentos. Como bem diz o Salmo 23 1 "O Senhor é meu Pastor nada me faltará". Numa outra versão "de nada tenho falta". O que o Senhor nos dá não é por obrigação, pois Ele não nos deve nada, Ele nos socorre por amor, compaixão e fidelidade à Sua palavra.

O detalhe dessa última parte é que o Salmo 46 nis diz que o socorro de Deus é "bem presente nas tribulações". Guarde isso: BEM PRESENTE! Deus não está distante, Deus não está esquecido de nós, Deus não está muito ocupado para olhar para nós, Ele está bem presente, ao nosso lado, mesmo no meio das tribulações da vida. Euarde essas quatro lições básicas da fé não esqueça disdo nunca:

- primeiro Deus é bom
- segundo Deus te ama
- terceiro Deus está junto de você
- quarto Deus sempre te ajudará e nunca te rejeitará.

Conclusão

Deus disponibilizou para nós quatro meios eficazes para encontrarmos em Sua presença todo esse refúgio, fortaleza e socorro. Pode parecer uma retórica repetitiva mas é o b a ba da Fé o arroz com feijão o pão de cada dia justamente onde muitos crentes têm falhado e por isso tem fracassado:

- leitura da Bíblia
- oração
- ações de graças
- louvor.

"Deus é refúgio, fortaleza e socorro no perigo. Força para levar a nossa vida para a finalidades construtivas, socorro e consolo nas preocupações. Para exemplificar esse fato Rm 8 31-39 descreve quatro calamidades que pareceriam ser o fim do mundo sem atemorizar em aos que têm Deus como refúgio. A presença e o poder de Deus, reconhecidos e aceitos em nossas vidas, constituem a diferença entre derrotas e vitórias, entre fracassos e êxitos, entre o medo e a fé." (Bíblia Vida Nova).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Assumir Uma Posição Diante de Deus

Ego Eimi – Eu Sou