O Papel do Pai na Família


Salmos 127:1-5
¹ Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. ² Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão que penosamente granjeastes; aos seus amados ele o dá enquanto dormem. ³ Herança do Senhor são os filhos; o fruto do ventre, seu galardão. ⁴ Como flechas na mão do guerreiro, assim os filhos da mocidade. ⁵ Feliz o homem que enche deles a sua aljava; não será envergonhado, quando pleitear com os inimigos à porta.

Salmos 128:1-6
¹ Bem-aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos! ² Do trabalho de tuas mãos comerás, feliz serás, e tudo te irá bem. ³ Tua esposa, no interior de tua casa, será como a videira frutífera; teus filhos, como rebentos da oliveira, à roda da tua mesa. ⁴ Eis como será abençoado o homem que teme ao Senhor! ⁵ O Senhor te abençoe desde Sião, para que vejas a prosperidade de Jerusalém durante os dias de tua vida, ⁶ vejas os filhos de teus filhos. Paz sobre Israel!


Em dias tão difíceis onde os valores estão se perdendo cada vez mais, se faz necessário pensar naquilo que Deus ordenou a cada um de nós. Hoje especialmente vamos pensar no papel do Pai na família.

O que Deus determinou para nós, pais? O que Deus espera de nós?



1 - Vida material


  • Trabalho 127:1a,2; 128:2a

Todo pai tem o dever de trabalhar. Foi assim desde o princípio (Gn 3:19) .


“No suor do rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, pois dela foste formado; porque tu és pó e ao pó tornarás.” Gn 3:19.


"A mão preguiçosa empobrece, mas a mão diligente enriquece." Pv 10:4.


"Em todo trabalho há proveito, mas ficar só em palavras leva à pobreza." Pv 14:23.


"Não há coisa melhor para o homem do que comer, beber e fazer com que sua alma goze do bem do seu trabalho. Também vi que isto vem da mão de Deus." Ec 2:24.


  • Proteção 127:1b,5

O pai também tem o papel de proteger sua família. Ele é o homem da casa, aquele que impõe respeito e que está pronto até para dar sua vida em favor dos seus amados.


“Maridos, ame cada um a sua mulher, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se por ela” Efésios 5:25.


“Sede vigilantes, permanecei firmes na fé, portai-vos varonilmente, fortalecei-vos.” 1 Coríntios 16:13.


  • A vivência com os filhos 127:3-5

Os filhos são a bênção dos pais, sem eles os pais não seriam pais. Os pais devem ter um cuidado especial na criação e educação dos filhos, vendo-se como líderes e sacerdotes do lar. Esse papelné insubstituível no lar, sendo eles os que devem exercer o papel de exemplo, modelo e padrão de conduta. Somente assim o lar será feliz e abençoado por Deus, pois do contrário ocorrerá um tipo de desconstrução daquilo que foi estabelecido por Deus. Essa é uma das razões de haverem tantos lares desestruturados.



2- Vida espiritual

“¹⁵ [...] Eu e a minha casa serviremos ao Senhor.” Josué 24:15B.


Os pais tem o dever de exercer seu papel de sacerdotes do lar, sem omissão ou leniência. É na vivência do lar que os pais ensinarão, através de suas próprias vidas, como servir a Deus, espiritualmente e de modo prático.


  • Temente, obediente a Deus 128:1

Não basta falar, é necessário que o pai cumpra seu chamado de sacerdote tremendo a Deus. E esse temor se mostra através da obediência, andando nos caminhos do Senhor.


  • Provisão e paz 128:2

Já falamos do papel do pai como provedor, mas aqui há um acréscimo: “tudo te irá bem”. O sacerdote do lar sabe que Deus está no controle de tudo, e mesmo que hajam lutas e tribulações, tudo está bem porque Deus está presente e Ele sempre nos ajuda.


  • União familiar 128:3

A mesa é sagrada, a mesa é o lugar onde a família se reúne em oração e gratidão a Deus pelo alimento, o pão de cada dia. Essa união muitas vezes passa por momentos complicados, onde podem ocorrer discussões e desentendimentos. Até certo ponto isso é normal no lar, mas o pai como sacerdote do lar, tem o dever de conduzir todos em paz e perdão diante de Deus.


  • Abençoado 128:4-6

É assim a bênção de Deus, que sempre nos ajuda e fortalece. E no final de tudo veremos a Sua glória, quando Ele vier em majestade e glória para nos buscar. Ele que é o nosso Pai eterno, acima de todos os pais, fiel e poderoso, o Pai que nunca falha, louvado seja o Seu poderoso Nome.



Uma palavra final aos filhos

“¹² Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor, teu Deus, te dá.” Êxodo 20:12.



SDG - Soli Deo Gloria!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os degraus do crescimento espiritual

Ego Eimi – Eu Sou

A síndrome de Aitofel