O JUÍZO FINAL
3ª IPB de Barretos - Estudo 28.01.10
A certeza do JUÍZO FINAL é o contexto da mensagem da graça do Novo Testamento. Paulo, não menos que Jesus, sublinha essa certeza. Segundo Paulo, Jesus nos salva da “ira vindoura” (1 Ts 1:10) no “dia da ira e da revelação do justo juízo de Deus” ( Rm 2:5; cf. Jo 3:36; Rm 5:9; Ef 5:6; Cl 3:6; Ap 6:17; 19:15).
Por toda parte, nas Escrituras, a “indignação” e a “fúria” de Deus são judiciais; essas palavras apontam para o santo Criador como ativo Juiz do pecado. A mensagem do juízo vindouro para toda a humanidade – com Jesus completando a obra do seu Reino mediador atuando como Juiz em nome do Pai – está presente em todo o Novo Testamento (Mt 13:40-43; 25:41-46; Jo 5:22-30; At 10:42; 2Co 5:10; 2Tm 4:1; Hb 9:27; 10:25-31; 12:23; 2Pe 3:7; Jd 6-7; Ap 20:11-15).
Extraído da Bíblia de Estudo de Genebra
A certeza do JUÍZO FINAL é o contexto da mensagem da graça do Novo Testamento. Paulo, não menos que Jesus, sublinha essa certeza. Segundo Paulo, Jesus nos salva da “ira vindoura” (1 Ts 1:10) no “dia da ira e da revelação do justo juízo de Deus” ( Rm 2:5; cf. Jo 3:36; Rm 5:9; Ef 5:6; Cl 3:6; Ap 6:17; 19:15).
Por toda parte, nas Escrituras, a “indignação” e a “fúria” de Deus são judiciais; essas palavras apontam para o santo Criador como ativo Juiz do pecado. A mensagem do juízo vindouro para toda a humanidade – com Jesus completando a obra do seu Reino mediador atuando como Juiz em nome do Pai – está presente em todo o Novo Testamento (Mt 13:40-43; 25:41-46; Jo 5:22-30; At 10:42; 2Co 5:10; 2Tm 4:1; Hb 9:27; 10:25-31; 12:23; 2Pe 3:7; Jd 6-7; Ap 20:11-15).
Extraído da Bíblia de Estudo de Genebra
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