MAIS QUE VENCEDORES (9) - MAIS QUE VENCEDORES

IGREJA PRESBITERIANA DE PORECATU / PR

Grupos Familiares de Oração e Crescimento
Série de Estudos: “Mais Que Vencedores”

9 – MAIS QUE VENCEDORES
Texto básico: Romanos 8:18-39

“Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquEle que nos amou.” Romanos 8:37.

CONCEITOS BÁSICOS – A graça de Deus pode-nos dar vitória quando enfrentamos os conflitos e problemas da vida. Mesmo a morte!

ORAÇÃO INICIAL
(Dê oportunidade aos vários membros para compartilharem aquilo que mais os preocupa. Ore pedindo a Deus que auxilie cada um a buscar a Sua graça e a encontrar forças e esperança no estuda da Sua Palavra).

INTRODUÇÃO DA PASSAGEM
A vida nem sempre é fácil. No nosso caminho encontramos problemas, e as decisões de outras pessoas influenciam frequentemente nossas vidas e causam-nos dor e desapontamentos. E além de tudo isto, Paulo diz-nos que estamos envolvidos numa guerra contra os poderes das trevas. Não é de surpreender que por vezes completamente cercados por lutas e tribulações.
Mas Deus enviou-nos uma mensagem gloriosa. O Evangelho é perfeitamente capaz de nos dar vitória sobre as frustrações da vida. O cristão pode enfrentar a vida com esperança e confiança no Senhor que NUNCA nos desampara.

COMPREENDENDO A PASSAGEM
Romanos 8:28 é um dos versículos mais bem conhecidos: “Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus.” É preciso interpretar corretamente este versículo, pois nem tudo que ocorre conosco foi planejado por Deus, o pecado por exemplo.
“Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta.” Tiago 1:13.
Outra realidade que todos temos que arcar, são as conseqüências de dificuldades que passamos. Deus perdoa nossos pecados quando confessamos em arrependimento e fé, no entanto Deus não prometeu nos livras das conseqüências de nossos atos
“Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna.” Gálatas 6:7,8.
Não obstante, Deus é capaz de usar quaisquer circunstâncias para o bem daquele que nEle crê. Crer e experimentar esse fato constitui a essência do viver vitorioso.

EXPLORANDO A ESCRITURA (Rm 8:18-27).
Paulo refere-se aos seus sofrimentos no vs. 18. Peça a alguém que leia 2 Coríntios 11:24-29, onde o apóstolo descreve alguns destes sofrimentos. Por que diante de Rm 8:18 tais dificuldades parecem ser tão insignificantes? R: Porque a glória que há de vir é infinitamente maior que qualquer sofrimento.

Vs. 19-23. Paulo escreve acerca da esperança cristã na redenção do mundo natural. Esta esperança está diretamente relacionada com a expectativa dos nossos corpos ressuscitados. Toda a criação sofreu as conseqüências da queda do homem no Jardim do Éden. Da mesma forma toda a criação será um dia redimida, segundo o plano de Deus. Cristo redimiu os nossos espíritos na vida presente. Um dia, no futuro, Ele voltará, a Terra será redimida e os nossos corpos ressuscitarão. “E assim estaremos para sempre com o Senhor.” 1 Ts 4:17. É esta esperança divina que sustentava Paulo através das privações terrenas.
- Conforme Rm 8:11,23 qual é a esperança de Paulo quanto à morte do corpo? R: A vida eterna, a nossa ressurreição, a redenção do nosso corpo.
- Que poder constitui a fonte dessa esperança? R: O poder de Deus através de Seu Santo Espírito.
Vs. 26,27. Quem nos auxilia em nossas fraquezas? R: O Espírito Santo.
Vs. 26. Que tipo de auxílio nos é proporcionado?
R: Ele intercede por nós sobremaneira com gemidos inexprimíveis.

Vs. 31. Que auxílio é oferecido ao crente que enfrenta dificuldades?
R: Todo auxílio necessário para a vitória, pois o próprio Deus é por nós.

Vs. 35-39. Quais são as privações e os poderes que Paulo citou e que procuram destruir-nos? R: Vs. 35: tribulação, angústia, perseguição, fome, nudez, perigo e espada. Vs. 36: a morte. Vs. 38: morte, vida, seres espirituais (anjos, principados e potestades), e o tempo (o presente e o porvir). Vs. 39: altura, profundidade ou qualquer outra criatura.
Vs. 37. Através de que poder somos mais que vencedores?
R: Através do poder de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

APLICANDO A VERDADE
(Esta parte é para reflexão silenciosa, no entanto se algum dos presentes quiser falar de sua vida pessoal, poderá fazê-lo).

Quais são as áreas de sua vida em que você sofre no momento presente?
Você é capaz de crer que a glória de Deus ofuscará todo seu sofrimento?
Você confia na vitória de Deus sobre todas as dificuldades?

O que você pensa e sente acerca da morte? (Especialmente a sua).
Tem confiança no poder da ressurreição?
É esta esperança uma realidade presente em sua vida?
Você confia plenamente na vitória de Deus sobre a morte?

Extraído e ampliado de: “Mais Que Vencedores - Estudos Bíblicos para Pequenos Grupos - Romanos” de John M.Nielson.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus