JÓ – EXEMPLO DE RETIDÃO E FÉ


"Então Jó se levantou, e rasgou o seu manto, e rapou a sua cabeça, e se lançou em terra, e adorou. E disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o SENHOR o deu, e o SENHOR o tomou: bendito seja o nome do SENHOR.” Jó 1:20-21.

A atitude de Jó diante da tragédia e da crise é no mínimo inusitada. Muitos em nossos dias o teriam por louco, insensível ou fanático, pois tudo de ruim havia acontecido para ele, naquele mesmo dia:
- os sabeus roubaram seus bois e jumentas e mataram seus servos (vs. 14,15);
- caiu fogo do céu e matou as suas ovelhas e servos (vs. 16);
- os caldeus roubaram seus camelos e mataram seus servos (vs. 17).

E então veio a pior notícia de todas, a maior tragédia que poderia acontecer:
- neste mesmo dia todos os filhos de Jó se reuniram na casa do irmão mais velho, quando um vento muito forte veio sobre a casa onde estavam, que caiu e matou a todos os seus sete filhos e suas três filhas que estavam ali juntos (vs. 18,19).

Como era costume dos judeus diante de tragédias, Jó rasgou seu manto e raspou sua cabeça em atitude de angústia e tristeza. Em seguida ele se lançou em terra e ADOROU a Deus dizendo: “Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o Senhor o deu, e o Senhor o tomou: bendito seja o nome do Senhor.” vs. 21.

Que retidão e fé em Deus possuía Jó. Observamos através de sua segurança e convicção. O sofrimento e a dor que ele sentia são inimagináveis, mas isso não o impediu de adorar a Deus e reconhecer a Sua soberania e bondade.

Quantos por muito menos questionam o amor e a fidelidade de Deus e se desanimam do santo caminho do Senhor porque algo não “saiu” do modo que desejavam. Se agirmos assim, seremos semelhantes a crianças mimadas que nunca estão satisfeitas, não sabem se conter, e sempre reclamam e desobedecem a seus pais.

Que possamos aprender com Jó, o valor da fé e da retidão, demonstradas em atitudes seguras, e na convicção em Deus, pois Ele nunca falha em todas as Suas promessas.

Do servo,
Rev. Paulo Sergio da Silva.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os degraus do crescimento espiritual

A síndrome de Aitofel

Ego Eimi – Eu Sou