Oração e humildade

26 Então, Ele, respondendo, disse: Não é bom tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos. 27 Ela, contudo, replicou: Sim, Senhor, porém os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos.

A humildade da mulher cananéia é algo impressionante. Essa passagem, se não for bem explicada pode gerar alguns conflitos de interpretação. Por que Jesus comparou aquela mulher com simples animais? Por que ele usou a figura dos cachorrinhos? Primeiro partimos do princípio que Jesus é amor, Ele não estava ofendendo aquela pobre mãe. Quando Ele fala dos cachorrinhos, ele está fazendo uma separação entre os filhos de Deus e os que não são filhos de Deus. Todos que tem um bom coração, certamente vêem seus animais de estimação como se fossem filhos. Cuidamos deles e os amamos de verdade. Mas não igual aos nossos filhos, esses são especiais. Naquele contexto, os filhos de Deus eram os judeus, então o que Jesus estava falando era que aquela mulher não judia não tinha a prioridade em Seu ministério. 

Mas havia algo naquela mulher que a tornara diferente. Como já lemos no texto, ela não enterrou a sua fé, mas a praticou clamando ao Senhor. Mas os discípulos não sabiam o que Jesus sabia porque Ele é onisciente e sabe todas as coisas. Quando eles foram por aquele caminho nas cercanias de Tiro e Sidom, Jesus já sabia daquele encontro. Na eternidade, antes que o mundo fosse formado, Jesus já sabia que iria ter esse encontro, e que seria extremamente importante para o ensino dos apóstolos e para todos nós que fomos chamados. Ele estava aqui formando o “colégio apostólico”, ou seja, os primeiros mestres que iriam formar a Sua Igreja, uma Igreja que iria evangelizar não somente judeus, mas que teria uma grande expansão entre os gentios. Havia muito preconceito dos judeus para com os gentios, e vice-versa. Portanto, este encontro é pedagógico. Jesus estava ensinando o valor da humildade. 

E ali, naquele contexto gentílico, entre judeus tão preconceituosos por causa da tradição, surge essa mulher eleita de Deus e que possuía uma grande fé, provinda do próprio Deus, e que demonstrou extrema humildade. Quando Jesus disse a ela essas palavras, eu a imagino prostrada aos pés de Jesus respondendo: 

“Sim, SENHOR, mas também os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus senhores.” (Mt 15 27). 

Ainda hoje precisamos entender que não é porque somos os povo de Deus que somos melhores do que os outros. A humildade é a nossa coroa, o nosso cartão de visitas, o que nos autentica como filhos de Deus. Assim como a mulher cananéia se humilhou perante Jesus e os apóstolos, a nossa humildade deve ser demonstrada diante de Deus e diante dos homens. 

“A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda.”  Pv 16:18.

"Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes."  Tiago 4:6. 

Humilhemo-nos perante a face do Senhor para que Ele em tempo oportuno nos exalte (1 Pe 5:6).

Mensagem completa, link abaixo...

Seis elementos essenciais da oração 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Assumir Uma Posição Diante de Deus

Coragem de camundongo