Jesus no jardim da oração
Mateus 26 36-46 e Lucas 22 39-46.
"36 Em seguida, foi Jesus com eles a um lugar chamado Getsêmani e disse a Seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto Eu vou ali orar; 37 e, levando consigo a Pedro e aos dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-Se e a angustiar-Se. 38 Então, lhes disse: A Minha alma está profundamente triste até à morte; ficai aqui e vigiai comigo. 39 Adiantando-Se um pouco, prostrou-Se sobre o Seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se possível, passe de Mim este cálice! Todavia, não seja como Eu quero, e sim como Tu queres. 40 E, voltando para os discípulos, achou-os dormindo; e disse a Pedro: Então, nem uma hora pudestes vós vigiar comigo? 41 Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca. 42 Tornando a retirar-Se, orou de novo, dizendo: Meu Pai, se não é possível passar de Mim este cálice sem que Eu o beba, faça-se a Tua vontade. 43 E, voltando, achou-os outra vez dormindo; porque os seus olhos estavam pesados. 44 Deixando-os novamente, foi orar pela terceira vez, repetindo as mesmas palavras. 45 Então, voltou para os discípulos e lhes disse: Ainda dormis e repousais! Eis que é chegada a hora, e o Filho do Homem está sendo entregue nas mãos de pecadores. 46 Levantai-vos, vamos! Eis que o traidor se aproxima." Mateus 26:36-46.
1 - Orar mesmo na angústia - Mt 26 38 Lc 22 44
2 - Orar aceitando o fardo - Mt 26 39; Lc 22 42
2.1 - Orar "se possível"
2.2 - Orar abrindo mão da nossa vontade
2.3 - Orar aceitando a vontade de Deus
3 - Oração e vigilância - Lc 22 40,46; Mt 26 41
Jesus sempre orou e vigiou, e quando Ele exortou aos discípulos para que eles vigiassem para que não entrassem em tentação, Ele estava nos dizendo que orar somente não resolve tudo, pois também é preciso agir; oração é orar e agir, ora + ação. Nesse caso, a ação requerida é a vigilância. Os discípulos não vigiaram e por isso dormiram, i, duvidaram, traíram e abandonaram o Senhor fugindo vergonhosamente. E depois, na Sua ressurreição, eles ainda não estavam preparados, somente depois vindo a reconhecê-Lo.
Conclusão
Orar é um aprendizado, e ninguém sabe tudo acerca da oração, muito menos quem não ora. Mas mesmo orando nós seremos provados. A grande diferença é que ao sermos provados, venceremos as provações, com toda certeza, se formos homens e mulheres de oração.
"Orai sem cessar!" 1 Ts 5:17.
Comentários
Postar um comentário
FIQUE A VONTADE, DEIXE SEUS COMENTÁRIOS!!!
Obs: comentários serão bem-vindos se forem educados e não usarem termos ofensivos. Podemos discordar, mas vamos procurar manter o nível da educação e do respeito. Obs.: ao comentar identifique-se, pois não publicamos comentários anônimos.
Best regards in Christ, God bless you!!!