Jesus no jardim da oração

Mateus 26 36-46Lucas 22 39-46.

"36 Em seguida, foi Jesus com eles a um lugar chamado Getsêmani e disse a Seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto Eu vou ali orar; 37 e, levando consigo a Pedro e aos dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-Se e a angustiar-Se. 38 Então, lhes disse: A Minha alma está profundamente triste até à morte; ficai aqui e vigiai comigo. 39 Adiantando-Se um pouco, prostrou-Se sobre o Seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se possível, passe de Mim este cálice! Todavia, não seja como Eu quero, e sim como Tu queres. 40 E, voltando para os discípulos, achou-os dormindo; e disse a Pedro: Então, nem uma hora pudestes vós vigiar comigo? 41 Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca. 42 Tornando a retirar-Se, orou de novo, dizendo: Meu Pai, se não é possível passar de Mim este cálice sem que Eu o beba, faça-se a Tua vontade. 43 E, voltando, achou-os outra vez dormindo; porque os seus olhos estavam pesados. 44 Deixando-os novamente, foi orar pela terceira vez, repetindo as mesmas palavras. 45 Então, voltou para os discípulos e lhes disse: Ainda dormis e repousais! Eis que é chegada a hora, e o Filho do Homem está sendo entregue nas mãos de pecadores. 46 Levantai-vos, vamos! Eis que o traidor se aproxima." Mateus 26:36-46.

A oração é uma ferramenta sobrenatural que Deus concedeu aos que nEle crêem, através da qual, pela fé e pelos méritos de Cristo, o crente tem acesso ao trono da Graça de Deus. Orar faz bem para a alma, para a mente e para o coração. Mas permanecer na oração não é tão fácil porque muitas vezes somos levados por nosso próprio eu a deixar de orar. Isso pode acontecer por diversas causas, mas uma delas, talvez a mais premente, sem dúvida são as angústias da vida, os problemas e as tribulações. Nessa mensagem observaremos o exemplo de Jesus no Getsêmani em Sua perseverança na oração, e tentaremos aprender com o nosso Senhor e Mestre como devemos orar.

1 - Orar mesmo na angústia - Mt 26 38 Lc 22 44
A angústia não fez Jesus cessar Suas orações, pelo contrário, mesmo angustiado Ele buscou a presença de Deus. Certamente Deus é Quem nos ajuda a suportar as angústias da vida.

2 - Orar aceitando o fardo - Mt 26 39; Lc 22 42
É na angústia que a nossa fé é testada. Por isso que é necessário orar aceitando o fardo que nos foi confiado da parte de Deus. É nesse ponto que muitos fracassam e fraquejam, porque questionam o fardo. Não foi isso que Cristo fez, Ele aceitou o fardo. Imitemos o Senhor.

2.1 - Orar "se possível" 
Quando Jesus disse essa frase Ele não estava colocando em dúvida a soberania de Deus, mas se submetendo a ela. "Se possível" significa se está nos planos do Pai, se é possível o Pai colocar aquilo que estamos pedindo dentro de Seus planos.

2.2 - Orar abrindo mão da nossa vontade 
Jesus é perfeitamente homem e perfeitamente Deus. Quando Ele disse "não seja feito o que eu quero", nos ensinou a abrirmos mão da nossa própria vontade para podermos receber e praticar a vontade de Deus. Lembremos das duas naturezas de Cristo; a lição aqui é que nós também podemos abrir mão da nossa vontade.

2.3 - Orar aceitando a vontade de Deus
A Bíblia nos ensina que a vontade de Deus é "boa, perfeita e agradável" (Rm 12:2). Por isso ela precisa ser aceita de bom coração, ainda que num primeiro momento não entendamos completamente os Seus propósitos. E mesmo que não venhamos a entender, o que precisamos é crer em Deus e em Seus atributos: bondade, justiça, santidade e soberania.

3 - Oração e vigilância - Lc 22 40,46; Mt 26 41
Jesus sempre orou e vigiou, e quando Ele exortou aos discípulos para que eles vigiassem para que não entrassem em tentação, Ele estava nos dizendo que orar somente não resolve tudo, pois também é preciso agir; oração é orar e agir, ora + ação. Nesse caso, a ação requerida é a vigilância. Os discípulos não vigiaram e por isso dormiram, i, duvidaram, traíram e abandonaram o Senhor fugindo vergonhosamente. E depois, na Sua ressurreição, eles ainda não estavam preparados, somente depois vindo a reconhecê-Lo.

Conclusão

Orar é um aprendizado, e ninguém sabe tudo acerca da oração, muito menos quem não ora. Mas mesmo orando nós seremos provados. A grande diferença é que ao sermos provados, venceremos as provações, com toda certeza, se formos homens e mulheres de oração.

Jesus foi traído (Mt 26 45-46), preso, humilhado, ferido, maltratado e morto em sacrifício por nós. Mesmo assim Ele orou até o fim. Sigamos Seu exemplo.

"Orai sem cessar!" 1 Ts 5:17.


S.D.G.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Assumir Uma Posição Diante de Deus

Coragem de camundongo