Deus fala com Moisés do meio da sarça ardente




Êxodo 3:1-9

"1 Apascentava Moisés o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote de Midiã; e, levando o rebanho para o lado ocidental do deserto, chegou ao monte de Deus, a Horebe. 2 Apareceu-lhe o Anjo do Senhor numa chama de fogo, no meio de uma sarça; Moisés olhou, e eis que a sarça ardia no fogo e a sarça não se consumia. 3 Então, disse consigo mesmo: Irei para lá e verei essa grande maravilha; por que a sarça não se queima? 4 Vendo o Senhor que ele se voltava para ver, Deus, do meio da sarça, o chamou e disse: Moisés! Moisés! Ele respondeu: Eis-me aqui! 5 Deus continuou: Não te chegues para cá; tira as sandálias dos pés, porque o lugar em que estás é terra santa. 6 Disse mais: Eu Sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó. Moisés escondeu o rosto, porque temeu olhar para Deus. 7 Disse ainda o Senhor: Certamente, vi a aflição do Meu povo, que está no Egito, e ouvi o seu clamor por causa dos seus exatores. Conheço-lhe o sofrimento; 8 por isso, desci a fim de livrá-lo da mão dos egípcios e para fazê-lo subir daquela terra a uma terra boa e ampla, terra que mana leite e mel; o lugar do cananeu, do heteu, do amorreu, do ferezeu, do heveu e do jebuseu. 9 Pois o clamor dos filhos de Israel chegou até Mim, e também vejo a opressão com que os egípcios os estão oprimindo."

O encontro de Moisés com Deus no Monte Horebe foi crucial, pois foi ali que Deus deu a Moisés as ordens e instruções para que ele tirasse o povo de Deus da escravidão do Egito.

Explicação teofanias

"Teofania (do grego antigo (ἡ) θεοφάνεια theophaneia, que significa "aparência de uma divindade") é um encontro pessoal com uma divindade, no qual a manifestação da divindade ocorre de uma forma observável. Especificamente, "se refere à manifestação temporal e espacial de Deus de alguma forma tangível". Google / Wikipédia.

1- Deus é um fogo consumidor (1-3)

Esse tipo de afirmação pode ser estranha para os nossos ouvidos ocidentais, tecnológicos e humanistas. Mas é o que a Bíblia nos diz em Hebreus 12 28-29.

"Por isso, recebendo nós um reino inabalável, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus de modo agradável, com reverência e santo temor; porque o nosso Deus é fogo consumidor." Hebreus 12 28-29.

E aqui mesmo em Êxodo falando da glória do Senhor:

"O aspecto da glória do Senhor era como um fogo consumidor no cimo do monte, aos olhos dos filhos de Israel." Êxodo 24 17.

Essa expressão traz consigo uma quantidade enorme de mistério e revelação. Mistério porque Deus quis Se revelar assim. Porém Ele guardou-Se em mistérios da divindade que nós não temos como alcançar.

2 - Deus é santo

A sarça ardente é uma figura da santidade de Deus. Assim como o nosso fogo, o fogo terreno, o fogo que conhecemos serve para purificar, o fogo de Deus consome o pecado, santifica, aumenta a nossa fé, nos aquece e nos aproxima do Senhor. Naquele contexto, diante da manifestação da glória de Deus através de um fogo maravilhoso que era lindo e não consumia as sarça, Deus ali no meio daquele fogo disse para Moisés tirar a sandália de seus pés porque aquele lugar era Santo. O lugar onde Deus está é santo deve ser honrado deve ser respeitado. Eu fico indignado e triste quando vejo pessoas por exemplo colocar os pés nos Bancos na igreja não somente pela higiene porque alguém vai sentar ali nome mesmo mas principalmente por ser um utensílio da casa de Deus o mesmo ocorre com a Bíblia quando pessoas colocam a Bíblia no chão como se o chão fosse lugar de colocar o livro santo. Certa vez eu estava pregando e alguém colocou a Bíblia no chão para escorar uma porta que não parava aberta. Eu fiquei horrorizado com aquilo, saí do meu lugar, peguei a Bíblia do chão e a coloquei numa mesa. E disse: "não faça isso com a Palavra de Deus, pois Deus pedirá contas". Numa outra ocasião estava no acampamento e na hora da Santa Ceia mais da metade dos presentes estavam com trajes de banho, bermudas, camisetas regata, chinelo e pé no chão. Então eu disse: "não posso servir a Santa Ceia desse jeito, peço que os irmãos se encaminham aos seus alojamentos e coloquem uma roupa digna de culto e da Santa Ceia". Não sei se eles gostaram da minha atitude, mas o que vale mais, agradar a Deus ou aos homens? A Bíblia ensina que "antes importa agradar a Deus do que homens" (Atos 5 29).

"Acaso busco eu agora a aprovação dos homens ou a de Deus? Ou estou tentando agradar a homens? Se eu ainda estivesse procurando agradar a homens, não seria servo de Cristo." Gálatas 1 10.

Fogo e santificação

Ainda sobre o fogo e a santificação, em Atos ocorreu o batismo do Espírito Santo, previsto por João Batista em Lucas 3 16, onde ele diz que Jesus batizaria seus discípulos com fogo. Lá no Pentecostes eles viram esse fogo sobre as cabeças dos servos de Deus, como línguas de fogo (Atos 2 3). Esse fogo que arde no coração do crente é o fogo do Espírito Santo que está dentro de nós e nunca se apagará. Através da vivência cristã que o Espírito Santo no santifica tirando de nós todo erro e todo pecado.

3 - Deus é eterno
De algum modo a glória e a eternidade do Senhor se manifestaram na sarça, pois a mesma ardia e não se consumia. Esse fogo representa a eternidade de Deus, Ele é a chama que nunca se apaga. Essa figura de uma chama inextinguível aparece em Levítico:

"O fogo arderá continuamente sobre o altar; não se apagará." Levítico 6 13.

"Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre." Hebreus 13 8.

4 - Deus é justo e libertador

Deus não faz nada por acaso. O fato dEle ter se revelado a Moisés e especialmente de um modo tão grandioso, era porque Moisés iria receber uma missão extrema, algo de muito importante para história de Israel. Estava em jogo o futuro da nação, o cumprimento da promessa de Deus, e assim a própria vinda do Messias. Aquele povo tinha que entrar na Terra Prometida, pois era uma promessa de Deus. Deus não havia levantado um povo na Terra para serem escravos no Egito. Não foi um acidente de percurso que aconteceu, mas algo totalmente programado por Deus. Foi ali que Israel prosperou e cresceu sobremodo. Mas era hora de sair para sua própria terra,e isso não seria tão simples. Por isso Deus chamou e designou Moisés. Aqui fica clara a justiça de Deus. Deus não deixa Seu povo ser escravo de ninguém porque o povo de Deus é de Deus, e Deus é o nosso Libertador.

Conclusão

Esse encontro de Moisés com a glória de Deus nos ensina muitas lições, levando-se em consideração que Deus é o mesmo ontem hoje e eternamente.

1 - Qual é a nossa atitude diante da santidade de Deus? A Bíblia nos assegura em Hebreus 12 14 que "sem a santificação ninguém verá o Senhor".

Santifiquemo-nos e busquemos ser cheios do Espírito Santo, e assim cumpriremos a ordenança do Mestre amado: "enchei-vos do Espírito".

2 - Deus é libertador, e eu sou livre? O crente não pôde se aprisionar por nada, pois ele é livre em Cristo. Livre para não viver uma vida de pecado. Livre para servir a Deus. Livre para cantar e louvar ão Senhor. Livre para cumprir os mandamentos de Deus.

3 - Moisés cumpriu o que o Senhor lhe ordenou. E nós, temos feito a nossa parte? Vc membro da igreja está cumprindo o que Deus te ordenou? Ora, Moisés estava bem distante de ser um homem perfeito, esqueça isso, ele cometeu vários erros. Mas ali havia um homem temente a Deus, disposto a obedecer e melhorar em Sua vida com Deus, se aperfeiçoando em sua caminhada.

Por: S.D.G.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Assumir Uma Posição Diante de Deus

Coragem de camundongo