Eu te ajudo



Isaías 41:10 não temas, porque Eu Sou contigo; não te assombres, porque Eu Sou o teu Deus; Eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a Minha destra fiel. 13 Porque Eu, o Senhor, teu Deus, te tomo pela tua mão direita e te digo: Não temas, que Eu te ajudo. 14 Não temas, ó vermezinho de Jacó, povozinho de Israel; Eu te ajudo, diz o Senhor, e o teu Redentor é o Santo de Israel.

O texto sacro em sua riqueza já diz tudo não há muito a acrescentar apenas gostaria de fazer algumas observações e aplicações práticas.

Como sempre ressalto o que Deus disse ao povo do Antigo Testamento nem sempre se aplica a nós, porém nós somos o povo de Deus e portanto muito do que Ele disse no Antigo Testamento se aplica a nós sim. Como por exemplo as Suas promessas de provisão, proteção e cuidado.

1- Versículo 10

1a - Não temas, Eu Sou contigo (10a)
Deus diz claramente que não devemos ter medo porque Ele é conosco. O verbo ser e estar são muito próximos, então quando Ele diz "Eu Sou contigo" está usando a expressão dada a Moisés quando se revelou na sarça ardente, dizendo que o Seu nome é "Eu Sou", mas também significa que Ele está conosco. Confere com as palavras de Jesus: "Eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século". Então não devemos ter medo de nada que possa nos acontecer, porque Deus é conosco, Deus está conosco.

1b - Não te assombres, Eu Sou o teu Deus (10b)
Aqui há uma expansão do que já foi falado "não temas" com o verbo "não te assombres". Assombrar-se é temer muito, e ter muito medo, é ficar espantado e horrorizado. Isso poderia acontecer diante dos inimigos de Israel que eram nuitos cruéis e sanguinários. Mas Deus estava dizendo que eles não deveriam ficar assim porque Ele era o Deus deles.

1c - Te fortaleço, te ajudo e te sustento com Minha destra fiel (10c)
Destra é a mão direita de Deus. Aqui são usados três verbos que servem amplamente para definir o modo como o Senhor age na nossa vida. 

- Deus nos fortalece quando estamos cansados e desanimados.

- Nos ajuda quando não conseguimos fazer alguma coisa, especialmente cumprir a Sua Lei.

- Nos sustenta, Ele é Jeovah Jireh, o Deus da provisão, e "nada nos faltará" como diz o Salmo 23:1, e "nunca vi o justo desamparado nem a sua descendência a mendigar o pão" Salmos 37:25.

2 - Versículo 13

Te tomo pela tua mão direita e te digo: não temas que Eu te ajudo (13)

Mais uma vez o Senhor repete a promessa de que vai nos ajudar. Mas aqui Ele acrescenta algo que nos faz pensar e entender que Ele tem intimidade com o Seu servos, conhece os nossos sofrimentos, fraquezas e dores, e tem autoridade sobre nós. Intimidade, conhecimento e autoridade. Você pode estar até triste e desanimado, mas nunca estará desamparado; e nesmo que você não consiga dar um passo, Deus tomará você por sua mão e te ajudará.

Salmos 37:23 O Senhor firma os passos do homem bom e no seu caminho se compraz; 24 se cair, não ficará prostrado, porque o Senhor o segura pela mão.

3 - Versículo 14

Vermezinho, povozinho (14)

Diminutivo revela que Israel era um povo pequeno e fraco. Sim Israel não configurava entre os maiores exércitos e guerreiros, todas as vitórias de Israel se deram de um modo sobrenatural, não pela força deles próprios, mas pelo poder de Deus. Assim também somos nós não somos grandes, não somos fortes e nem poderosos, mas a nossa força vem do Senhor. Certamente somos um povozinho e diante de Deus somos pequenos como vermezinhos, mas Deus demonstra tamanha misericórdia e graça ao ponto de nos amar e nos ajudar.

"Eu te ajudo, diz o SENHOR, e o teu Redentor é o Santo de Israel."

O vs 14 é finalizado com três nomes / atributos de Deus: SENHOR, Redentor e Santo. Note que...

- SENHOR está em caixa alta,  ou seja, é  o nome indisível de Deus que consta no original em hebraico / aramaico. 

- Redentor significa que ele é o salvador e libertador de Seu povo.

- Santo remonta à visão de Isaías quando Ele viu o Senhor em Seu alto e sublime trono, e serafins que diziam "Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos, toda a Terra está cheia da Sua glória!"

É necessário, portanto, que o Senhor seja isso tudo para nós: o nosso Senhor absoluto, o Redentor de nossas almas, e o Santo Deus em nossos corações e em nossos lares.

Conclusão

Como temos vivido diante de Deus? Como foi o nosso ano de 2022? Como tem sido nossa vida até aqui?

Como temos vivido espiritualmente diante de Deus? E como tem sido o nosso compromisso com a Sua igreja? Diante do texto sagrado que foi lido e exposto nós jamais poderemos dizer que temos falhado porque Deus não nos ajuda. Isso é mentira porque Ele sempre ajuda o Seu povo, mas...


- É necessário que o Seu povo queira ser ajudado por Ele, e isso requer de nós obediência. Não fazermos as coisas do nosso jeito, mas do jeito dEle, do jeito que Ele quer e não como nós queremos. É preciso que queiramos o que Ele quer, porque Ele é o Deus eterno e nós Seus servos.

- É necessário que o Seu povo, que somos nós, clame a Ele e O obedeça. E aqui vem uma pergunta: como vai a nossa vida de oração? Porque é através da oração que nós temos contato direto com o Senhor em nossas demandas,  em nossas mazelas, em nossas lutas e sofrimentos. É através da oração que nós encontramos a Sua presença dia após dia.

- É necessário que nós O amemos de todo o nosso coração, mais do que a nós mesmos, mais do que aos nossos prazeres. Somente assim ouviremos a Sua voz dizendo aos nossos corações "não temas que Eu te ajudo". E somente assim, através do amor é que nós cumpriremos a Sua vontade. Não digo de modo perfeito, porque só Ele é perfeito; mas do modo que Lhe agrada. Deus não quer que façamos as coisas com o coração amarrado, chateados, forçosamente, mas que nós O obedeçamos, O sirvamos e O louvemos com alegria em nossos corações.

Que seja isso o nosso objetivo nesse ano que se inicia. Feliz Ano Novo, que Deus abençoe!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Assumir Uma Posição Diante de Deus

Coragem de camundongo