Controle emocional

Ter controle emocional é saber lidar com as suas emoções e as dos outros, na vida isso é quase uma regra de sobrevivência. Esse texto foca mais a questão das emoções nos relacionamentos humanos, voltado para a parte do estresse e como lidar com pessoas e situações estressantes. Mas o tema abre um espectro muito amplo do qual falaremos em outros posts.

"Melhor é o homem paciente do que o guerreiro, mais vale controlar o seu espírito do que conquistar uma cidade." Provérbios 16:32.

Na convivência humana encontramos pessoas de todos os tipos e situações das mais variadas. Há dias em que as pessoas estão alegres e tranquilas, mas há dias em que elas estão nervosas e estressadas, ou abatidas e tristes. Há pessoas que tem uma temperamento moderado e outras tem um temperamento mais intempestivo. Hoje vamos refletir sobre como lidar com essa diversidade de personalidades, emoções, temperamentos e situações.

Nunca é bom reagir no mesmo tom de alguém que está abalado emocionalmente; manter o controle requer disposição, força e exercício, até se chegar a um nível de maturidade e controle emocional. 

Há quem pense que a gente tem mais é que extravasar e "chutar o balde" para se impor; mas a vida é feita de escolhas, tudo o que fazemos gera consequências, e os que não sabem conter suas reações além de pagar um preço amargo, tornam-se manipuláveis, previsíveis e nem percebem isso. Nem sempre "falar tudo" resolve, muitas vezes ocorre um efeito paradoxal onde ao invés de aliviar a tensão interior, essa aumenta podendo levar a níveis incontroláveis de stress, causando muitos males, inclusive surtos emocionais. Você já se perguntou por quê as pessoas estão tão descontroladas?

Quer dizer que eu não posso falar nada?

Depende do momento. Se você não está no controle do que vai dizer, ou do modo que vai dizer, então seria melhor não falar, mas manter-se em silêncio para não errar, o que poderia piorar as coisas ainda mais. Se você conseguir ficar calado é ponto para você. Em certas circunstâncias ficar calado exige muito esforço, determinação e auto controle.

Eu sei que tem horas que ficar calado não é fácil, mas num mundo tão controverso e mergulhado em stress, controlar as emoções também significa ficar calado. Eis aí uma tarefa deveras difícil e que exige força de vontade e resiliência para aguentar a pressão e não tomar para si a ira alheia.

Você pode falar tudo que quiser, desde que saiba o que está dizendo e esteja no controle do que está dizendo, que não sejam palavras ofensivas e que fale do modo correto, isto é, num tom de voz adequado e sem ofender as pessoas. 

Feira de emoções  

No relacionamento humano há uma troca constante de emoções. Não só em se tratando de casais, pais e filhos, parentes, amigos, vizinhos, colegas de trabalho e universidades. Pessoas conhecidas e até pessoas desconhecidas estão constantemente demonstrando e assim oferecendo, entregando e recebendo suas emoções e sentimentos. Quem nunca viu alguém irritado no trânsito, ou um conhecido cheio de alegria numa festa? Há emoções boas e ruins, e todas elas podem nos influenciar, positiva ou negativamente. Nós também influenciamos pessoas em nosso derredor com as nossas emoções, e portanto precisamos saber se o que estamos causando nas pessoas é bom ou ruim, e optarmos por não transmitir nada de ruim, mas só coisas boas. 

"Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida." Provérbios 4:23.

Absorção e interiorização

Ocorre que temos a tendência, como numa programação mental inconsciente, de absorvermos, "pegarmos" para nós tudo aquilo que as pessoas transmitem, em especial sentimentos ruins como raiva, mágoa e tristeza. Sem perceber a pessoa absorve e interioriza traços de emoções e sentimentos alheios, de pessoas que estão em seu derredor, especialmente do convívio diário, seja social ou profissional. Mas essa transmissão pode vir também de gente de fora, pessoas desconhecidas e muitas vezes até da mídia, filmes, músicas e livros.

A interiorização extrema denota fragilidade emocional, e isso não é bom. Melhor é filtrar as emoções que vem de fora e escolher racionalmente o que será interiorizado, guardado na mente e no coração. O que se faz com o lixo? Descarte! Assim também deve ser feito na vida emocional. Pode não ser muito simples, mas é possível, amadurecendo e sendo mais responsável no trato de si mesmo. Afinal lixo cheira mal, é criadouro e alimento de ratos, baratas e milhões de bactérias. Interiorizar sentimentos ruins é pior do que acumular lixo na sala da casa. Depois quando resolver limpar, vai ficar cheiro no chão, móveis e paredes, e é difícil até de tirar esse cheiro. O chorume anda, pode manchar e há manchas que demoram muito tempo para sair. 

Como o lixo que cheira mal, emoções ruins guardadas no escondido do coração exalam e as pessoas percebem. Isso não só é desagradável como contamina,o  razão pela qual muitas pessoas ficam isoladas quando exalam esse essa amargura e tristeza que vieram através de mágoas e foram interiorizadas.

Diante disso tudo, o que fazer para ter controle emocional?

Primeiramente uma limpeza da alma da mente e do coração. Se você tem mágoas interiorizadas você precisa tirar isso de dentro de você para você poder ter controle emocional. Isso só é possível através do PERDÃO, você tem que perdoar perdoar! Pode não ser fácil, mas pode ser praticado se você quiser. Então encontre os pontos de dor na sua alma, eles são gerados por lembranças guardadas, escondidas, interiorizadas ligadas a eles, gerando desconforto, tristeza, mágoa e dor. Após localizar essas marcas, perdoe as pessoas que te ofenderam. Isso não é bobagem, é muito sério, porque ao perdoar você libera a sua mente daquele sentimento ruim que te acompanhava. É como se você liberasse a própria pessoa, que não está ali fisicamente, mas você carrega dentro de você, por isso há um peso extremo, gerando tanto desconforto e instabilidade emocional. Mas nem sempre é uma tarefa simples. Existem dores tão profundas e feridas que doem tanto que perdoar pode parecer impossível. Mas como uma enfermidade ou ferimento que precisa de tratamento, assim são as feridas da alma que se não tratadas podem gangrenar ou adoecer o corpo inteiro. Então diga para si próprio, e se você crê em Deus diga diante de Deus: "eu perdoo fulano de tal". Você pode falar com Deus e dizer: "Senhor Deus, eu perdoo fulano de tal pelo que me fez". E acrescente em sua oração: "tira de mim esta mágoa, por favor cura a minha alma". Não é mágica, mas é sobrenatural. Repita isso quantas vezes for necessário, especialmente quando você se lembrar aquela situação e sentir dor. Faça disso uma prática de vida. Falar com Deus muda tudo na vida da gente, falar com Deus é orar e "quando nós oramos coisas acontecem".



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Assumir Uma Posição Diante de Deus

Ego Eimi – Eu Sou