As Grandes Contribuições da Reforma Protestante
“Estou plenamente certo de que aquEle que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus.” Filipenses 1:6.
Segundo o teólogo Timóteo Carriker, o período medieval foi encerrado por dois movimentos interligados e consecutivos: o movimento da Renascença (Séc. XV) e a Reforma Protestante (Séc. XVI). Ambos procuraram inspiração na Antiguidade: (a) os artistas da Renascença procuravam imitar e renovar as artes e literatura clássicas; (b) os reformadores buscaram inspiração na Igreja Primitiva e nos pais da Igreja, antes do desenvolvimento de uma autoridade clerical com respaldo de um Estado. Esses movimentos influenciaram de maneira abrangente o desenvolvimento do mundo moderno, com introdução de conceitos como a liberdade, o individualismo, a igualdade, o nacionalismo e a democracia, com mudanças drásticas nas áreas da economia, da educação, da ciência e da tecnologia e na transformação de valores da estratificação social, na sexualidade e na família. Na política, (a) o estado moderno, ao encontrar parceria contra a Igreja Católica, a Reforma fortaleceu o estado secular e centralizado, a liberdade política e regional, em contraposição a governos tirânicos; (b) a democracia representativa, baseada no sistema presbiteriano de governo. Na cultura, as ideias de igualdade e de liberdade de escolha, provindas do discurso de Lutero de que não existe distinção entre o clero e o leigo, mas que todos os crentes são iguais. No direito e responsabilidade de livre exame das Escrituras segundo a consciência individual. No salto da ciência e da tecnologia, embasado na universidade. Denota-se que todas as línguas do mundo foram codificadas por missionários, com ênfase na Reforma por conta da defesa da autoridade das Escrituras e a sua necessidade de ser lida e entendida por todas as pessoas nos seus próprios idiomas.
Ressalte-se que a elevação do status das mulheres e a libertação de raças escravizadas foram fundamentadas em princípios da Reforma, que combatia o tráfico negreiro, a prostituição, o canibalismo, o sacrifício de crianças e a queima de viúvas. Dessa forma, a Reforma Protestante contribuiu e muito, foi essencial para a construção da mentalidade ocidental e da sua influência no mundo inteiro, sendo incalculável os seus benefícios para a humanidade.
Por: Pb. Elias Bispo - Igreja Presbiteriana da Madalena, Recife, PE
IPNA pastoral boletim 05/11/17
Igreja Presbiteriana Nova Aliança
Rua Álvares Fagundes, 102, Americanópolis, São Paulo.
IPNA pastoral boletim 05/11/17
Igreja Presbiteriana Nova Aliança
Rua Álvares Fagundes, 102, Americanópolis, São Paulo.
Comentários
Postar um comentário
FIQUE A VONTADE, DEIXE SEUS COMENTÁRIOS!!!
Obs: comentários serão bem-vindos se forem educados e não usarem termos ofensivos. Podemos discordar, mas vamos procurar manter o nível da educação e do respeito. Obs.: ao comentar identifique-se, pois não publicamos comentários anônimos.
Best regards in Christ, God bless you!!!