PIEDADE

Por: Rev. Paulo Sergio da Silva
IPB de Vila Gerti, S.C.Sul /SP
Estudo Bíblico 13.03.13 

“com a perseverança, a piedade” 2 Pedro 1:7c.

Mais uma vez somos desafiados a viver uma vida piedosa. Você ainda se lembra o que significa PIEDADE? Então vamos lá:

 “Piedade” significa: pena dos males alheios; compaixão; devoção; religiosidade. O tipo de vida da qual estamos tratando, uma vida piedosa, é uma vida de amor e respeito pelas coisas religiosas e de compaixão pelos sofrimentos alheios. (PEB).

A repetição de termos se dá para reforçar algumas verdades:

Importância. Se não fosse tão importante Deus não ficaria repetindo tantas vezes. Vamos então dar o valor necessário a isso, não é brincadeira, é questão de vida ou morte!

Constância. Não é algo que se aprende uma vez na vida, mas algo que devemos vivenciar constantemente. Um descuido e já não estamos perseverando na piedade, um minuto de bobeira e já estamos na carne. É um aprendizado para a vida toda.

Alguns cuidados com respeito à piedade:

Orgulho espiritual. Alguns, após um tempo de caminhada e vida piedosa, pensaram que já estavam bem amadurecidos, que eram bons, bastante fortes na fé, e acabaram caindo no pecado do orgulho. Ninguém é melhor do que ninguém, SÓ JESUS É BOM, o resto (inclusive nós) somos todos pecadores. O que nos diferencia do mundo é a graça de Deus, é mérito exclusivo de Deus, e portanto, NUNCA DEVEMOS PENSAR QUE ESTAMOS BEM ESPIRITUALMENTE, isso pode ser um laço do inimigo. Pelo contrário, até quando tudo estiver bem, devemos nos humilhar na presença de Deus e suplicar por Sua misericórdia, para que não venhamos a tropeçar. Ver: 1 Co 9:27; Tg 4:6; 1 Pe 5:5).

Perseguições. A Bíblia nos alerta em 2 Tm 3:12 que os que vivem piedosamente sofrerão perseguições. Mas Deus nos ajudará, não desanimemos, mas perseveremos na piedade, pois virão muitas lutas e tribulações. Lembre-se de tudo que foi dito até aqui, e saiba que a piedade é tão importante na vida cristã que o diabo é o maior interessado em que deixemos de lado essa grandiosa virtude. Assim vamos parar de buscar o crescimento espiritual e seremos vítimas de seus ataques. A piedade é como uma proteção aos ataques do inimigo.

Material de apoio:
- Bíblia Anotada - Editora Mundo Cristão
- Bíblia Vida Nova - Editora Vida Nova
- Dicionários: Aurélio, Michaelis e Priberam.
- Pequena Enciclopédia Bíblica de O.S.Boyer - Editora Vida.

Leia o estudo anterior: PERSEVERANÇA.
Leia o estudo completo: BUSCANDO O CRESCIMENTO ESPIRITUAL.
 


SOLI DEO GLORIA!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus