VIRTUDE

Por: Rev. Paulo Sergio da Silva
IPB de Vila Gerti, S.C.Sul / SP
Estudo Bíblico 26.12.12


“associai com a vossa fé a virtude” 2 Pedro 1:5b.


Virtude - excelência moral, probidade, retidão. (Pequena Enciclopédia Bíblica, Orlando Boyer).

 
Virtude - 1 Hábito de praticar o bem, o que é justo; excelência moral; probidade, retidão. 2 Boa qualidade moral. 3 O conjunto de todas as boas qualidades morais. 4 Austeridade no viver. 5 Força moral; valor, valentia, coragem. 6 Ação virtuosa. 7 Castidade, pudicícia. 8 Validade, força, vigor. 9 Qualidade própria para produzir certos e determinados resultados; propriedade, eficácia. Virtudes cardeais: grupo de virtudes proeminentes: a) entre os antigos e entre os escolásticos. Virtudes naturais: prudência, justiça, temperança e fortaleza; b) as sete virtudes que incluem, além das virtudes naturais, as três virtudes teologais: fé, esperança e caridade. Virtudes naturais: as quatro virtudes cardeais: prudência, justiça, temperança e fortaleza, distinguidas no escolasticismo das três virtudes teologais. Virtudes teologais: a fé, a esperança e a caridade. (Michaelis).

Não basta ter fé, é necessário unir com a fé a virtude, e isso é algo bem prático para nós, pois vivemos tempos onde jamais se viu tanta imoralidade e devassidão. Justamente para vencermos o pecado é que Deus nos orienta a viver uma vida de virtude moral e retidão. Somente assim conseguiremos vencer as paixões que há no mundo. Não podemos ser teóricos, mas práticos quanto a virtude.

Lembremos de Davi que era um homem de fé e que conhecia a Deus, mas vacilou e pecou terrivelmente. Faltou-lhe naquele momento a virtude (excelência moral, retidão). A virtude nos levará a um caminho de santidade (2 Sm 11:1-4ss).

Se compararmos a atitude de Davi com José veremos que José já havia aprendido a associar com a fé a virtude (Gn 39:7-9ss).

Essa palavra reforça tudo que já foi dito anteriormente usando as expressões: vida e piedade / vida piedosa, e quanto a sermos participantes da natureza divina. A diferença é que naquela parte a Bíblia nos fala como sendo alvos do amor de Deus, e aqui ela nos coloca na posição de servos que precisam se dedicar a isso, ou seja, devemos priorizar o andar na virtude de Deus e não apenas sermos alvo do Seu amor e bondade.

“Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.” Filipenses 4:8.

Material de apoio:
- Bíblia Anotada - Editora Mundo Cristão
- Bíblia Vida Nova - Editora Vida Nova
- Dicionários: Aurélio, Michaelis e Priberam.
- Pequena Enciclopédia Bíblica de O.S.Boyer - Editora Vida.

Estudo anterior: .

Próximo estudo: CONHECIMENTO.
Estudo completo: BUSCANDO O CRESCIMENTO ESPIRITUAL.


SOLI DEO GLORIA!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus