SALVOS PELA GRAÇA
Por: João Calvino
"Eu vos tenho amado, diz o SENHOR; mas vós dizeis: Em que nos tens amado? Não foi Esaú irmão de Jacó? — disse o SENHOR; todavia, amei a Jacó…" Malaquias 1:2.
Ao afirmar que amou os judeus, em vez lhes impor a autoridade que tem sobre toda a humanidade, Deus tinha o objetivo de convertê-los da ingratidão com que desprezavam o favor singular que lhes fora concedido com exclusividade. A origem de toda a excelência pertencente à posteridade de Abraão é atribuída aqui ao amor gratuito de Deus, conforme dissera Moisés muitas vezes: “Não vos teve o SENHOR afeição, nem vos escolheu porque fôsseis mais numerosos do que qualquer povo, (…) mas porque o SENHOR vos amava e, para guardar o juramento que fizera a vossos pais” (Dt 7:7). Vemos que não somos iguais aos animais, pois aprouve a Deus nos criar como homens. Portanto, se não O servirmos, com justiça nos acusará Ele de ingratidão, pois para servi-Lo foi que nos criou à Sua própria imagem. Aqui, porém, menciona-se um favor especial: que o Senhor tomou para si a semente de Abraão, como consta no cântico de Moisés; que todas as nações pertencem a Deus, mas Ele separou Israel para Si mesmo (Dt 32.9). Com o termo “amor”, o Senhor quer dizer favor gratuito. Não temos por que procurar qualquer outra justificativa para adoção, a não ser a vontade de Deus. O amor gracioso e a misericórdia gratuita de Deus prevalecem em prol dos indivíduos.
Oração
Concede, ó Deus onipotente, que assim como foi do Teu agrado nos adotar de uma vez para sempre como Teu povo, para que fôssemos como que enxertados no corpo do Teu Filho, e conformados dessarte ao nosso Cabeça, — ó concede que durante toda a vida nos esforcemos ao máximo para selar no coração a fé da nossa eleição; para que sejamos mais estimulados a Te obedecer em verdade e que a Tua glória se manifeste também por nosso intermédio; para que nos empenhemos em trazer aqueles a quem escolheste juntamente conosco, e assim Te exaltemos unânimes como o Autor da nossa salvação e Te glorifiquemos pela Tua bondade, de sorte que, havendo lançado fora e renunciado toda a confiança em nossa virtude, sejamos conduzidos a Cristo somente como a fonte da Tua eleição, no qual também está firmada perante nós a certeza da nossa salvação mediante o Teu evangelho, até que ao fim sejamos reunidos a Ele na glória eterna que adquiriste para nós com o Seu próprio sangue. Em nome do Senhor Jesus, amém.
Devotions and prayers of John Calvin, 52 one-page devotions with selected payers on facing pages. Org. Charles E. Edwards. Old Paths Gospel Press. S/d. Pags. 112 e 113. Tradução: Marcos Vasconcelos, junho/2010.
Extraído de Monergismo.
"Eu vos tenho amado, diz o SENHOR; mas vós dizeis: Em que nos tens amado? Não foi Esaú irmão de Jacó? — disse o SENHOR; todavia, amei a Jacó…" Malaquias 1:2.
Ao afirmar que amou os judeus, em vez lhes impor a autoridade que tem sobre toda a humanidade, Deus tinha o objetivo de convertê-los da ingratidão com que desprezavam o favor singular que lhes fora concedido com exclusividade. A origem de toda a excelência pertencente à posteridade de Abraão é atribuída aqui ao amor gratuito de Deus, conforme dissera Moisés muitas vezes: “Não vos teve o SENHOR afeição, nem vos escolheu porque fôsseis mais numerosos do que qualquer povo, (…) mas porque o SENHOR vos amava e, para guardar o juramento que fizera a vossos pais” (Dt 7:7). Vemos que não somos iguais aos animais, pois aprouve a Deus nos criar como homens. Portanto, se não O servirmos, com justiça nos acusará Ele de ingratidão, pois para servi-Lo foi que nos criou à Sua própria imagem. Aqui, porém, menciona-se um favor especial: que o Senhor tomou para si a semente de Abraão, como consta no cântico de Moisés; que todas as nações pertencem a Deus, mas Ele separou Israel para Si mesmo (Dt 32.9). Com o termo “amor”, o Senhor quer dizer favor gratuito. Não temos por que procurar qualquer outra justificativa para adoção, a não ser a vontade de Deus. O amor gracioso e a misericórdia gratuita de Deus prevalecem em prol dos indivíduos.
Oração
Concede, ó Deus onipotente, que assim como foi do Teu agrado nos adotar de uma vez para sempre como Teu povo, para que fôssemos como que enxertados no corpo do Teu Filho, e conformados dessarte ao nosso Cabeça, — ó concede que durante toda a vida nos esforcemos ao máximo para selar no coração a fé da nossa eleição; para que sejamos mais estimulados a Te obedecer em verdade e que a Tua glória se manifeste também por nosso intermédio; para que nos empenhemos em trazer aqueles a quem escolheste juntamente conosco, e assim Te exaltemos unânimes como o Autor da nossa salvação e Te glorifiquemos pela Tua bondade, de sorte que, havendo lançado fora e renunciado toda a confiança em nossa virtude, sejamos conduzidos a Cristo somente como a fonte da Tua eleição, no qual também está firmada perante nós a certeza da nossa salvação mediante o Teu evangelho, até que ao fim sejamos reunidos a Ele na glória eterna que adquiriste para nós com o Seu próprio sangue. Em nome do Senhor Jesus, amém.
Devotions and prayers of John Calvin, 52 one-page devotions with selected payers on facing pages. Org. Charles E. Edwards. Old Paths Gospel Press. S/d. Pags. 112 e 113. Tradução: Marcos Vasconcelos, junho/2010.
Extraído de Monergismo.
http://gnosesamaelaunweor.blogspot.com/
ResponderExcluirA Salvação individual exige esforços conscientes e padecimentos voluntários.
O caminho foi dito por Jesus Cristo diversas vezes. E em uma de suas frases está muito bem resumido e sinalizado o nosso trabalho de transformação íntima que temos que realizar urgentemente.
Jesus, resume os 3 fatores na seguinte frase, em Marcos, 8:34 "Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome sua cruz, e siga-me".
Esta é a doutrina síntese contida em todas as religiões.
Essa doutrina crística são os três fatores de revolução da consciência.
A fé sem obra é uma fé morta.
Cabe agora a cada um de nós sermos sérios e trabalhar intensamente com os três fatores de revolução da consciência.
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