A OBRA DE CRISTO E A VIDA CRISTÃ
Por: Rev. Paulo Sergio da Silva
IPB de Vila Gerti - S.C.Sul / SP
IPB de Vila Gerti - S.C.Sul / SP
Culto Vespertino 12.06.11
Anteriormente:
3ª IPB de Barretos / SP - Culto Vespertino 04.04.10
IPB de Porecatu / PR - Culto Vespertino 12.04.09
Anteriormente:
3ª IPB de Barretos / SP - Culto Vespertino 04.04.10
IPB de Porecatu / PR - Culto Vespertino 12.04.09
TEXTO BÍBLICO
ROMANOS 6:1-14
“De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.” Romanos 6:4.
INTRODUÇÃO / EXÓRDIO
A ressurreição de Jesus é um dos eventos mais importantes do Cristianismo. Ela nos traz paz, alegria, ânimo e esperança. Mas a revelação de Deus (Bíblia) quanto à ressurreição vai mais além. Estudando a teologia do Apóstolo Paulo na carta aos Romanos, especialmente neste capítulo 6, encontramos vários paralelos entre a obra de Cristo e a nossa carreira cristã, pontos de fé que são essenciais para a compreensão da obra de Deus em nós e da Sua bendita vontade para as nossas vidas.
EXPLICAÇÃO
“Romanos é a maior, mais rica e mais abrangente declaração de Paulo sobre o Evangelho. Suas declarações condensadas sobre verdades imensas são como molas retraídas – quando liberadas elas voam pela mente e coração até encherem o horizonte do indivíduo e moldarem a sua vida. João Crisóstomo, o maior pregador do século V, pedia que Romanos lhe fosse lida em voz alta uma vez por semana. Agostinho, Lutero e Wesley, três figuras extremamente importantes para a nossa herança cristã, todos vieram à firmeza da fé através do impacto de Romanos em suas vidas. Todos os reformadores viam romanos como sendo a chave divina para o entendimento de todas as Escrituras, já que aqui Paulo une todos os grandes temas da Bíblia – pecado, lei, julgamento, destino humano, fé, obras, graça, justificação, santificação, eleição, o plano da salvação, e vários outros. O estudo de Romanos é vitalmente necessário para a saúde e entendimento espiritual do cristão.” (BEG).
ARGUMENTAÇÃO / DIVISÕES
O texto lido nos apresenta alguns paralelos entre a obra de Cristo e a vida cristã. Quais são esses paralelos?
1 - CONVERSÃO - Jesus morreu na cruz, nós morremos para o pecado (vs. 2,6,10).
O ponto máximo da obra de Cristo foi a cruz, ali Ele se entregou como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, o sacrifício eterno e perfeito através do qual os pecados do povo de Deus foram perdoados. Paulo usa a figura da cruz para ensinar que a natureza carnal do crente verdadeiro está crucificada na cruz de Cristo. Essa natureza pecaminosa que tem prazer no pecado e que não teme a Deus é chamada aqui de “velho homem” e “corpo do pecado”. A explicação é que agora não servimos mais ao pecado como escravos e assim somos justificados, na cruz. Por isso que a vida cristã é uma vida de sacrifício, mas não é o que vemos hoje em muitas igrejas e na vida de muitos crentes. Para muitos a vida cristã seria algo como uma “religião da vida mansa”; mas a mensagem do Evangelho é que a vida cristã é uma vida de sacrifício, um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus.
Em João 3 a experiência da conversão é chamada pelo Senhor Jesus como o novo nascimento. Para nascer de novo primeiro é necessário morrer para o pecado. E isso é o esboço da conversão: morre-se para o pecado e se renasce para Deus.
Paulo é firme em sua afirmação ao dizer que o crente morreu para o pecado (2). Quando o homem se encontra com Jesus na conversão, ele está assinando uma carta de desistência ao pecado e de entrega da sua vida ao Senhor Jesus. E Jesus encrava o seu escrito de dívida do pecado na cruz (Cl 2:14). Quando o crente comete pecado, ele está agindo ao contrário de sua nova natureza, seu novo nascimento. Essa é a experiência da conversão, e conversão significa mudança, transformação de vida, que acontece na vida do crente através do arrependimento do pecado.
Segundo a Palavra de Deus, estes são os elementos essenciais da conversão verdadeira (eleição):
- reconhecer que é pecador;
- reconhecer que precisa do perdão de Deus;
- arrepender-se de seus pecados;
- confessar seus pecados a Deus com sinceridade de coração;
- ser transformado pelo Espírito Santo numa vida de santificação.
Se alguém deseja a vida eterna precisa primeiramente se converter a Cristo. Na igreja sempre existiram muitos que queriam ir para o Céu, mas nem todos estavam dispostos a morrer para a sua velha natureza de pecado. Hoje não é diferente, mais que nunca precisamos resgatar a mensagem evangelística. Muitos pensam que conversão é levantar a mão em um apelo. Não, conversão é muito mais que isso, conversão é morrer para o pecado e nascer de novo.
2 - Batismo - Jesus foi sepultado, nós fomos sepultados no batismo (4a).
Após a morte do Senhor Jesus na cruz, o Seu corpo foi sepultado por José de Arimatéia, um ilustre membro do sinédrio, porém convertido, em um túmulo que tinha sido aberto em uma rocha, a foi rolada uma grande pedra para a entrada do túmulo. Paulo usa a figura do sepultamento de Cristo para falar de nosso batismo e a sua importância.
Segundo a teologia de Paulo o batismo é um ato de fé onde nosso velho homem de pecado é sepultado. “O batismo com água é o sinal e o selo da união inicial com Cristo, é o cerimonial de sepultamento do velho homem” (BEG). O batismo isolado da conversão não tem o poder de salvar. Ninguém é salvo através de uma cerimônia religiosa, ainda que seja envolta em fortes emoções, porque a salvação se dá no momento da conversão. O batismo é o sacramento onde a água é um símbolo do Espírito Santo, que é quem de fato lava o coração e a alma de todo o pecado. O batismo é ministrado somente por pastores, e conforme Mt 28:19 somente em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo:
“Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.”
O batismo não é opcional, é uma ordem do próprio Senhor Jesus em Mc 16:16 e uma confirmação da conversão através de sua submissão.
“Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.”
Ao lermos os Evangelhos aprendemos que João Batista batizava com água o batismo de arrependimento. O Senhor Jesus não negou este batismo, pelo contrário ele mesmo sendo santo, puro e perfeito, foi até João em Mt 3:13-17 para ser batizado:
“13 Então veio Jesus da Galiléia ter com João, junto do Jordão, para ser batizado por ele. 14 Mas João opunha-se-lhe, dizendo: Eu careço de ser batizado por Ti, e vens Tu a mim? 15 Jesus, porém, respondendo, disse-lhe: Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então ele o permitiu. 16 E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os Céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre Ele. 17 E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o Meu Filho amado, em quem me comprazo.”
Em Atos 2:37-39 também temos o relato do batismo de quase 3000 pessoas após a pregação de Pedro:
“37 E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, homens irmãos? 38 E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo; 39 Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar.”
3 - Santificação - Jesus ressuscitou, nós vivemos em novidade de vida (4b,10-14).
Todos nós sabemos que naquele domingo pela manhã o Senhor Jesus ressuscitou, vencendo assim a morte e todo mal. Notamos que Paulo aborda ostensivamente o tema da santificação aqui, já que ele é o mais prático e envolve a maior dificuldade de todos os que querem seguir a Cristo. Dizer-se convertido e até batizar é relativamente fácil, mas é na santificação que se confirma a obra de Cristo no coração do crente. É aí que se distingue o verdadeiro do falso, o humilde do arrogante, o justo do ímpio, o salvo do não salvo. Não é porque é convertido e batizado que não tem batalha, pelo contrário, quando assumimos um compromisso real com Deus, aí é que começa a verdadeira guerra. (Ilustração - a foto 3x4 e o outdoor no inferno).
Santificação é a nossa vitória sobre o pecado, e o pecado é o que produz morte:
“Porque o salário do pecado é a morte.” Rm 6:23.
Santificação é a nossa vitória sobre todo o mal, pois o Senhor Jesus venceu todo o mal na cruz, ali Ele despojou os principados e potestades:
“E, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz.” Cl 2:15.
Santificação é ser separado de todo o mal e viver para Deus (vs. 10) porque Ele diz: “Sede santos porque Eu Sou santo.” Lv 20:7.
Santificação é uma vida no altar de Deus onde o pecado passa a ser um acidente e não mais uma entrega total e consciente (Rm 6:12,13):
“12 Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências; 13 Nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado por instrumentos de iniqüidade; mas apresentai-vos a Deus, como vivos dentre mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça.” Santificação é ter consciência do que Cristo conquistou por nós em sua morte e ressurreição. Ali Ele nos libertou de todo o jugo do pecado. Agora temos liberdade para dizermos NÃO ao pecado e SIM para uma vida de entrega a Deus (Rm 6:10,14):
“10 Pois, quanto a ter morrido, de uma vez morreu para o pecado; mas, quanto a viver, vive para Deus. 14 Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça.”
O “problema” da santificação para muitos é que o diabo plantou uma grande mentira na mente das pessoas do mundo, que uma vida boa e feliz é a vida de pecado com ele, e que a vida com Jesus não tem graça, e que vida com Jesus é escravidão e vida com ele é liberdade. Mas a verdade é que só Cristo pode libertar da escravidão do pecado, que o diabo é mentiroso e pai da mentira, e que vida feliz é a vida ao lado de Cristo e seguindo os Seus mandamentos. Por isso que o pecado tem uma força tão grande porque está enraizado em nossos conceitos de certo e errado, verdadeiro e falso, bom e mau. O que quebra a mentira e o jugo do pecado? A palavra de Deus que é a espada do Espírito Santo, através da qual recebemos a fé que transforma e liberta. O ponto central é a fé, se você crer na Palavra de Deus você será liberto do pecado e do diabo. Se você duvidar não há possibilidade de libertação.
4 - Ascenção - Jesus foi subiu para o Céu, nós também subiremos (5,8,9).
Após a sua ressurreição o Senhor Jesus foi elevado aos Céus conforme lemos em Atos 1:9-11 lemos:
“9 E, quando dizia isto, vendo-O eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem O recebeu, ocultando-O a seus olhos. 10 E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto Ele subia, eis que junto deles se puseram dois homens vestidos de branco. 11 Os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir.”
Não temos condições de imaginar a festa celestial que aconteceu quando Ele ali chegou. E Ele está assentado à direita do Pai eterno governando a Terra e o universo. E assim como Ele está eternamente nos Céus, nós também aguardamos o glorioso dia da sua vinda, conforme At 1:11, em que Ele virá buscar o Seu povo, que é a Sua igreja. É isso que lemos em Rm 6:8,9
“8 Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com Ele viveremos; 9 Sabendo que, tendo sido Cristo ressuscitado dentre os mortos, já não morre; a morte não mais tem domínio sobre Ele.”
E nós, aguardamos o dia glorioso em que subiremos para o Céu e habitaremos para sempre com o Senhor. Em Apocalipse 21:3-8 está-nos revelado mais detalhes de como será a vida no Céu:
“3 E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o Seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o Seu Deus. 4 E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas. 5 E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis. 6 E disse-me mais: Está cumprido. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida. 7 Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho. 8 Mas, quanto aos covardes, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores (impuros), e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.”
Apocalipse 22:3-5;11-15
“3 E ali nunca mais haverá maldição contra alguém; e nela estará o trono de Deus e do Cordeiro, e os seus servos o servirão. 4 E verão o seu rosto, e nas suas testas estará o seu nome. 5 E ali não haverá mais noite, e não necessitarão de lâmpada nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os ilumina; e reinarão para todo o sempre. 11 Quem é injusto, faça injustiça ainda; e quem está sujo, suje-se ainda; e quem é justo, faça justiça ainda; e quem é santo, seja santificado ainda. 12 E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. 13 Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, o primeiro e o derradeiro. 14 Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas. 15 Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira.”
De qual dos dois grupos você faz parte?
CONCLUSÃO
Será que você já tem essa esperança? Para onde você vai quando partir desse mundo? O Senhor Jesus trabalhou duro para nos garantir essas bênçãos todas. Não despreze a grande chance que você tem nessa noite, entregue-se a Jesus Cristo, receba a Sua salvação, cumpra tudo que Ele manda em Sua Palavra, viva uma vida verdadeiramente feliz, e aguarde cheio de paz e alegria a vida eterna. O que é necessário?
- Morrer para o pecado, e nascer de novo para Deus – CONVERSÃO;
- Sepultar o corpo do pecado – BATISMO;
- Viver em novidade de vida – SANTIFICAÇÃO;
- Esperar com fé o cumprimento de Sua promessa – VIDA ETERNA NO CÉU.
Que o Senhor Deus te abençoe e te dirija para que você dê todos os passos necessários em sua carreira cristã. O Senhor já deu todos os passos em nossa direção, cabe a nós fazermos a nossa parte também.
S.D.G.
Sermão pregado anteriormente:
IPB de Porecatu / PR - Culto Vespertino 12.04.09
3ª IPB de Barretos / SP - Culto Vespertino 04.04.10.
Material de apoio:
ABA – A Bíblia Anotada;
BEG – Bíblia de Estudo de Genebra;
PEB – Pequena Enciclopédia Bíblica.
2 - Batismo - Jesus foi sepultado, nós fomos sepultados no batismo (4a).
Após a morte do Senhor Jesus na cruz, o Seu corpo foi sepultado por José de Arimatéia, um ilustre membro do sinédrio, porém convertido, em um túmulo que tinha sido aberto em uma rocha, a foi rolada uma grande pedra para a entrada do túmulo. Paulo usa a figura do sepultamento de Cristo para falar de nosso batismo e a sua importância.
Segundo a teologia de Paulo o batismo é um ato de fé onde nosso velho homem de pecado é sepultado. “O batismo com água é o sinal e o selo da união inicial com Cristo, é o cerimonial de sepultamento do velho homem” (BEG). O batismo isolado da conversão não tem o poder de salvar. Ninguém é salvo através de uma cerimônia religiosa, ainda que seja envolta em fortes emoções, porque a salvação se dá no momento da conversão. O batismo é o sacramento onde a água é um símbolo do Espírito Santo, que é quem de fato lava o coração e a alma de todo o pecado. O batismo é ministrado somente por pastores, e conforme Mt 28:19 somente em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo:
“Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.”
O batismo não é opcional, é uma ordem do próprio Senhor Jesus em Mc 16:16 e uma confirmação da conversão através de sua submissão.
“Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.”
Ao lermos os Evangelhos aprendemos que João Batista batizava com água o batismo de arrependimento. O Senhor Jesus não negou este batismo, pelo contrário ele mesmo sendo santo, puro e perfeito, foi até João em Mt 3:13-17 para ser batizado:
“13 Então veio Jesus da Galiléia ter com João, junto do Jordão, para ser batizado por ele. 14 Mas João opunha-se-lhe, dizendo: Eu careço de ser batizado por Ti, e vens Tu a mim? 15 Jesus, porém, respondendo, disse-lhe: Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então ele o permitiu. 16 E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os Céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre Ele. 17 E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o Meu Filho amado, em quem me comprazo.”
Em Atos 2:37-39 também temos o relato do batismo de quase 3000 pessoas após a pregação de Pedro:
“37 E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, homens irmãos? 38 E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo; 39 Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar.”
3 - Santificação - Jesus ressuscitou, nós vivemos em novidade de vida (4b,10-14).
Todos nós sabemos que naquele domingo pela manhã o Senhor Jesus ressuscitou, vencendo assim a morte e todo mal. Notamos que Paulo aborda ostensivamente o tema da santificação aqui, já que ele é o mais prático e envolve a maior dificuldade de todos os que querem seguir a Cristo. Dizer-se convertido e até batizar é relativamente fácil, mas é na santificação que se confirma a obra de Cristo no coração do crente. É aí que se distingue o verdadeiro do falso, o humilde do arrogante, o justo do ímpio, o salvo do não salvo. Não é porque é convertido e batizado que não tem batalha, pelo contrário, quando assumimos um compromisso real com Deus, aí é que começa a verdadeira guerra. (Ilustração - a foto 3x4 e o outdoor no inferno).
Santificação é a nossa vitória sobre o pecado, e o pecado é o que produz morte:
“Porque o salário do pecado é a morte.” Rm 6:23.
Santificação é a nossa vitória sobre todo o mal, pois o Senhor Jesus venceu todo o mal na cruz, ali Ele despojou os principados e potestades:
“E, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz.” Cl 2:15.
Santificação é ser separado de todo o mal e viver para Deus (vs. 10) porque Ele diz: “Sede santos porque Eu Sou santo.” Lv 20:7.
Santificação é uma vida no altar de Deus onde o pecado passa a ser um acidente e não mais uma entrega total e consciente (Rm 6:12,13):
“12 Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências; 13 Nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado por instrumentos de iniqüidade; mas apresentai-vos a Deus, como vivos dentre mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça.” Santificação é ter consciência do que Cristo conquistou por nós em sua morte e ressurreição. Ali Ele nos libertou de todo o jugo do pecado. Agora temos liberdade para dizermos NÃO ao pecado e SIM para uma vida de entrega a Deus (Rm 6:10,14):
“10 Pois, quanto a ter morrido, de uma vez morreu para o pecado; mas, quanto a viver, vive para Deus. 14 Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça.”
O “problema” da santificação para muitos é que o diabo plantou uma grande mentira na mente das pessoas do mundo, que uma vida boa e feliz é a vida de pecado com ele, e que a vida com Jesus não tem graça, e que vida com Jesus é escravidão e vida com ele é liberdade. Mas a verdade é que só Cristo pode libertar da escravidão do pecado, que o diabo é mentiroso e pai da mentira, e que vida feliz é a vida ao lado de Cristo e seguindo os Seus mandamentos. Por isso que o pecado tem uma força tão grande porque está enraizado em nossos conceitos de certo e errado, verdadeiro e falso, bom e mau. O que quebra a mentira e o jugo do pecado? A palavra de Deus que é a espada do Espírito Santo, através da qual recebemos a fé que transforma e liberta. O ponto central é a fé, se você crer na Palavra de Deus você será liberto do pecado e do diabo. Se você duvidar não há possibilidade de libertação.
4 - Ascenção - Jesus foi subiu para o Céu, nós também subiremos (5,8,9).
Após a sua ressurreição o Senhor Jesus foi elevado aos Céus conforme lemos em Atos 1:9-11 lemos:
“9 E, quando dizia isto, vendo-O eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem O recebeu, ocultando-O a seus olhos. 10 E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto Ele subia, eis que junto deles se puseram dois homens vestidos de branco. 11 Os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir.”
Não temos condições de imaginar a festa celestial que aconteceu quando Ele ali chegou. E Ele está assentado à direita do Pai eterno governando a Terra e o universo. E assim como Ele está eternamente nos Céus, nós também aguardamos o glorioso dia da sua vinda, conforme At 1:11, em que Ele virá buscar o Seu povo, que é a Sua igreja. É isso que lemos em Rm 6:8,9
“8 Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com Ele viveremos; 9 Sabendo que, tendo sido Cristo ressuscitado dentre os mortos, já não morre; a morte não mais tem domínio sobre Ele.”
E nós, aguardamos o dia glorioso em que subiremos para o Céu e habitaremos para sempre com o Senhor. Em Apocalipse 21:3-8 está-nos revelado mais detalhes de como será a vida no Céu:
“3 E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o Seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o Seu Deus. 4 E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas. 5 E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis. 6 E disse-me mais: Está cumprido. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida. 7 Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho. 8 Mas, quanto aos covardes, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores (impuros), e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.”
Apocalipse 22:3-5;11-15
“3 E ali nunca mais haverá maldição contra alguém; e nela estará o trono de Deus e do Cordeiro, e os seus servos o servirão. 4 E verão o seu rosto, e nas suas testas estará o seu nome. 5 E ali não haverá mais noite, e não necessitarão de lâmpada nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os ilumina; e reinarão para todo o sempre. 11 Quem é injusto, faça injustiça ainda; e quem está sujo, suje-se ainda; e quem é justo, faça justiça ainda; e quem é santo, seja santificado ainda. 12 E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. 13 Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, o primeiro e o derradeiro. 14 Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas. 15 Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira.”
De qual dos dois grupos você faz parte?
CONCLUSÃO
Será que você já tem essa esperança? Para onde você vai quando partir desse mundo? O Senhor Jesus trabalhou duro para nos garantir essas bênçãos todas. Não despreze a grande chance que você tem nessa noite, entregue-se a Jesus Cristo, receba a Sua salvação, cumpra tudo que Ele manda em Sua Palavra, viva uma vida verdadeiramente feliz, e aguarde cheio de paz e alegria a vida eterna. O que é necessário?
- Morrer para o pecado, e nascer de novo para Deus – CONVERSÃO;
- Sepultar o corpo do pecado – BATISMO;
- Viver em novidade de vida – SANTIFICAÇÃO;
- Esperar com fé o cumprimento de Sua promessa – VIDA ETERNA NO CÉU.
Que o Senhor Deus te abençoe e te dirija para que você dê todos os passos necessários em sua carreira cristã. O Senhor já deu todos os passos em nossa direção, cabe a nós fazermos a nossa parte também.
S.D.G.
Sermão pregado anteriormente:
IPB de Porecatu / PR - Culto Vespertino 12.04.09
3ª IPB de Barretos / SP - Culto Vespertino 04.04.10.
Material de apoio:
ABA – A Bíblia Anotada;
BEG – Bíblia de Estudo de Genebra;
PEB – Pequena Enciclopédia Bíblica.
Estou aproveitando este espaço para divulgar o blog "Salvos Pelo Amor!"
ResponderExcluirNão deixem de conferir!
Abraços.
http://salvospeloamor.blogspot.com/
Que o senhor Jesus continuem abençoando seu ministerio.obrigado pelas exposiçoes sobre as sete palavras de Cristo na Cruz.
ResponderExcluirObrigado pelos comentários irmãos, que Deus os abençoe grandemente!
ResponderExcluir