O CRENTE E AS FESTAS CULTURAIS


Por: Rev. Paulo Sergio da Silva

"Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam." 1 Coríntios 10:23. 

No contexto barretense todos os anos, no mês de agosto, acontece a Festa do Peão de Boiadeiro, que atrai turistas e gera empregos para o povo barretense. Porém como vivemos numa sociedade não cristã, onde os valores e costumes são muitas vezes contrários à Palavra de Deus, precisamos tomar certos cuidados.


Não há nada de errado em ir à Festa desde que:

1) O que você fizer lá não contrarie a Palavra de Deus. Ir a um parque de diversões, camelódromo, assistir rodeio ou ver exposição de gado não é pecado. Quanto aos rodeios existem ressalvas devido aos maus tratos aos animais. Porém a questão é muito polêmica e cai no “foro íntimo”, ou seja, cada um com a sua consciência. Cuidado com os horários!
Tenha limites, o crente verdadeiro não tem “vida noturna”.
 
2) Não falte dos trabalhos da Igreja para ir na Festa. Como em todos os setores da nossa vida, Deus tem que estar em primeiro lugar. Deixar de ir à Igreja para passear sempre foi pecado. 

 
3) Não participe de shows e bailes, esse ambiente degradante de bagunça, bebidas e pecado, não é para o crente. Saiba bem onde você coloca a planta de seus pés. Jesus jamais participaria disso. 

 
Libertinagem, prostituição, drogas e bebedice predominam na Festa do Peão. Um ambiente totalmente hostil à família e aos valores morais. Até durante o dia a bebedice, as drogas e a libertinagem invadem a cidade de Barretos, nessa festa que é um brinde ao pecado, à imoralidade e à destruição. As autoridades locais alegam que não podem fazer nada para impedir essa agressão aos bons costumes, por causa do turismo local. Quanto vale a honra, a moral, a família e a bênção de Deus?
“Saia dela, meu povo! Cada um salve a sua própria vida, da ardente ira do Senhor.” Jeremias 51:45.

4) Jamais consuma bebidas alcoólicas. O crente é sal da Terra e luz do mundo e prestará contas a Deus um dia. A festa do peão é movida a álcool e promovida por fabricantes de bebidas, interessados somente em arrecadar milhões às custas do mal que isso causa às pessoas e famílias.
 
5) Não seja seduzido pelo clima de imoralidade e “vale tudo” que predomina nessa festa. Muitos se desviaram da verdade e estão indo para o inferno, por darem espaço em seus corações para o pecado. 


Muitos nessa busca de prazer e alegria mundanos, terminaram por se envolver em muitas situações difíceis, onde o próprio satanás os iludiu, causando-lhes muitos males, e até destruindo-os. Assim disse Jesus: “O ladrão vem apenas para roubar, matar e destruir; Eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente.” João 10:10.

6) Saiba onde e com quem você anda, pois nessa época
até durante o dia a baderna domina certos locais da cidade. Diz um antigo ditado: "Me diga com quem tu andas, e eu direi quem tu és". O crente verdadeiro pratica o Salmo primeiro.

7) Onde quer que você vá dê um bom testemunho de sua fé. Não seja jamais uma pedra de tropeço e escândalo, mas seja um edificador do Reino de Deus, um pescador de almas, um atalaia da verdade. 

Creio que esses são alguns cuidados, talvez os mais contundentes, em se tratando do procedimento do crente no mundo.


Recentemente os organizadores começaram a dedicar um dia de shows gospel, o que é visto por muitos como uma oportunidade de pregar a Palavra de Deus naquele local. Apesar disso, pode representar também um meio de aproximar os crentes daquele ambiente como um todo, com todas as suas perversões. Todo cuidado é pouco. No entanto, muitos crentes tem se dedicado ao trabalho de evangelização e missões durante a festa. O preparo na Palavra de Deus, e a espiritualidade de cada um é o que conta nos momentos de enfrentamento com as trevas. A oração é a nossa arma de defesa contras as investidas de satanás.

Alguns irmãos estão trabalhando na festa, o que também não tem nada de errado, desde que eles dêem um bom testemunho enquanto trabalham. Se é pecado dominar-se pelo álcool, que é uma droga lícita, vendê-lo e ganhar dinheiro com a desgraça alheia é pecado ainda maior.

Jesus foi em ambientes assim, mas somente para levar a salvação aos perdidos. Muitos crentes estão evangelizando nesses locais, o que os torna semelhantes a Jesus, e não semelhantes aos perdidos. Mas atenção: nem todos estão preparados para evangelizar num ambiente desses, onde os principados e potestades cegaram o entendimento dos incrédulos para que lhes não resplandeça a luz do Evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus (2 Co 4:4).

Leia esses textos com bastante cuidado, atenção e oração: Js 3:5; Sl 1:1,2; 51:11; Pv 23:29; Mt 5:13; 6:23; 7:13,14; Mc 9:42; 1 Co 5:11; 6:9,10; 2 Co 4:4; Gl 5:19-21; Ef 4:30; Cl 1:18; 1 Ts 5:1-10,19; Hb 10:25;12:14; Tg 4:4; 1 Pe 2:8; 1 Jo 2:15; Ap 17:5.


A melhor das festas é a FESTA SANTA que acontece na presença de Deus, quando a Igreja se reúne para adorá-Lo!!!

COMO PASTOR, GOSTARIA DE DIZER QUE...
Depois de tantos textos sagrados que nos fazem pensar e nos incomodam tanto, e diante de tantas dificuldades que o mundo nos apresenta, talvez o mais correto seja nos afastarmos totalmente desse ambiente. Sem querer ser muito radical (mas sendo) por que não vemos tanto empenho dos crentes em participar dos trabalhos semanais das Igrejas? Por que não vemos os jovens evangelizando? Por que as reuniões de oração são tão mal frequentadas? Se a oração é o termômetro de uma Igreja, por que existem Igrejas tão frias espiritualmente? Por que tantos crentes insistem em se misturar e se enlamear com os ímpios? Por que tanta euforia quando se trata de um artista mundano e tanta falta de vontade de louvar a Deus, ler a Bíblia, fazer cultos domésticos, etc.?

O fato é que os sinais estão aí para comprovar a volta iminente do Senhor Jesus, e existem tantos que não estão se preparando para esse dia. O inimigo tem conseguido afastar o povo de Deus dessa premissa básica da fé cristã: Cristo vai voltar, e achará Ele fé na Terra quando voltar? No final o amor se esfriará de quase todos, diz a Palavra de Deus. E o que temos visto? Crentes, e até líderes, frequentando essa festa que é consagrada à padroeira do Brasil, uma festa regada a cerveja, onde habita a prostituição, as drogas, enfim, todo tipo de permissividade. Conforme o Salmo 1, esse não é o lugar do crente...

O que percebo é que há um esfriamento generalizado na comunidade evangélica local, que o pecado e o mundaninsmo não são vistos mais por muitos como algo detestável aos olhos de Deus, que muito do que se prega não é o que se vive, que como Igreja Reformada deixamos muito a desejar. Penso que se João Calvino, John Wesley, Jonathan Edwards, Moody, Spurgeon e tantos outros reformadores e heróis da fé vissem o que estamos vendo e vivessem em nossa época, certamente iriam evangelizar os "crentes".

Que Deus nos livre desses laços de pecado e destruição que estão arrastando milhares de "crentes". Que Deus nos liberte, quebrante, nos tire da nossa frieza espiritual e tenha misericórdia de nós!

Estudo usado na 3ª IPB de Barretos / SP, EBD Classe Heróis da Fé 22 e 29/08/10.

SDG - A DEUS TODA GLÓRIA!!!

Comentários

  1. Olá, Passando para prestigiar as abençoadas postagens,
    Sou Lauriete, Além de cantar, ser mãe, ser esposa, administro, junto com meu esposo, a nossa produtora fonográfica Praise Records, com sede em Vila Velha-ES, que também produz alguns CDs de outros grandes cantores. Além disso, Eu e Reginaldo também atendemos o povo capixaba em nossa loja Lauriete Music, localizada na capital do estado, com todo artigo evangélico.
    Agora sou candidata a Deputada Federal, e venho em 1º lugar pedir sua oração e em seguida seu apoio e seu Voto, o meu número é 2010.
    Visite o meu blog e siga minhas postagens.
    www.lauriete2010.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Obrigada me tirou a duvida sobre a festa em sim, pois sei que há lugares que não agrada a Deus como shows, boates que eu não frequento, mais essa festa eu gostaria de ir não pra festejar e beber mais somente por dar ma voltar estar com os amigos, obrigada pelo esclarecimento.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado, Esta mensagem me ajuda a esclarecer isso aos jovens de minha igreja.
    O contraditório é quando os pais levam os filhos a estas festas mundanas/pagãs.
    Vejo que Deus não precisa ter misericórdia destas pessoas, pois não são mais inocentes, foram alertadas e ensinadas da verdade; mas nosso Deus é misericordioso.

    Que a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo, seja com todos os seus SERVOS espalhados pela face da terra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz irmão "anônimo".

      Infelizmente noto a mesma coisa em meu ministério: pregamos contra tais costumes, mas há muitos pais que notoriamente discordam da Palavra e perseveram nessas práticas, conduzindo seus próprios filhos. O mesmo ocorre quando o assunto é bebidas, baladas, namoro misto, etc.

      Isso certamente ocasiona o nosso sofrimento, como pastores de almas... Para vencer esse sofrimento da alma tenho buscado praticar 3 coisas básicas:

      1 - não me deixar abater diante dessa tragédia;
      2 - descansar o coração na soberana eleição de Deus;
      3 - buscar um avivamento pessoal e eclesiástico, onde haja uma renovação de mentes e corações.

      Sem querer ser perfeccionista, porque todos somos pecadores, mas buscando a perfeição em Cristo Jesus.

      Grande abraço, fique na paz do Senhor Jesus!

      Excluir
  4. Esta festa só tem uma coisa boa.(ajuda o hospital de câncer de barretos)
    Mas não devemos esquecer que esta festa tem como base a devoção a nossa senhora aparecida.
    Sei que não é fácil pregar a palavra de DEUS em um ambiente degradante de bagunça,de bebidas e pecados,e isto não é pra qualquer um.Para isso o espirito santo nos dá a direção.
    Como foi dito no começo "Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam."
    Esta festa irá nos edificar em alguma coisa? Será que nos convém frequentá-la?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alexandre, muito obrigado pelo comentário, peço que me ajude a divulgar o SDG. Quanto ao assunto em questão, te digo que já sofri muito, quando fui Pastor em Barretos, pois era grande o número de crentes que iam na festa do peão. Alguns chegavam a passar a noite em shows, deleitando-se naquele ambiente. Até oficiais deixaram de participar de Santa Ceia para ir na festa. Soube até de um pastor que vem do Rio de Janeiro todos os anos para ir nessa festa, e não é para evangelizar, mas para "curtir" aquilo tudo. Meu irmão, que triste esse quadro é. Então, todos os anos, quando chega essa época, a cidade se transforma, e algumas Igrejas também... Só por Jesus! Oremos pelos fiéis que não se deixam abater diante desse bezerro de ouro que satanás colocou na vida desses irmãos. E oremos pela libertação dos que se deixam enganar. Grande abraço, fique na paz do Senhr!

      Excluir
  5. Olá gostei muito da pastagem, mas eu tenho uma dúvida que está me incomodando. Eu estou no último ano do colégio e tem as festas que os meus amigos fazem, já falei milhões de vezes que não gosto de festas mas agora o meu prof. tá organizando uma festa pra arrecadar dinheiro pra formatura e ele quer que eu vá para ajudar na festa. Será que há algum problema de eu ir nesta festa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi João, graça e paz! Meu irmão, tem que ver que tipo de festa será, porque tem "festa" e "festa". Eu já vi jovens fazerem qualquer coisa para arrecadar dinheiro para a "formatura", mas na verdade era para bancar a "festa" da formatura, tudo regado a muita bebida e lógico, sempre rola uma "droguinha" aqui e ali, e o sexo livre. Já presenciei diversas vezes universitários (morei perto de uma faculdade) virando a noite na balada, outros amanhecendo o dia em super-mercados, com aquelas caras e roupas de quem passou a noite na bagunça, comprando mais bebidas às 8 da manhã... Então quando vc fala de festa, precisa ver que tipo de festa é, para que vc possa definir se deve ou não ir, uma vez que Deus não quer que estejamos na "roda dos escarnecedores" (Sl 1). O convívio social é importante, então como pastor e amigo (virtual) eu aconselho que se observe os horários. Festa que começa às 22 ou 23hs não é para crente, porque é daquelas que vai virar a noite. Já viu como é difícil ver pessoas virando a noite em oração nas igrejas? E as vigílias pessoais, daquelas que a pessoa resolve ficar lendo a Bíblia e orando até 2 ou 3 da manhã, sozinho com Jesus... Mas parece que esse tipo de crente está em extinção, não é mesmo? Agora eu te pergunto: vc conhece algum "crente" que já passou (ou passa com frequência) a noite em festas como essa? Eu já tive o desprazer de ver presbíteros que passavam a noite em festas semelhantes, não é um absurdo? Mas é o secularismo tomando conta das mentes e corações de muitos filhos de Deus. Então meu amado irmão, fique atento, ore, e leve em consideração esses conselhos. Lembro de uma situação em que eu ia participar de uma festa junina, e a minha classe tinha o compromisso de ajudar na organização. Eu fui meio a contragosto, vi minha mãe entristecida, afinal eu sabia que aquilo era festa a ídolos, mas fui assim mesmo. Porém, quando cheguei perto da escola, o Senhor tocou meu coração e eu pensei: "O que eu estou fazendo aqui? Eu sou um filho de Deus e isso não é lugar de crente, isso é uma festa a ídolos!" Graças a Deus, retornei para casa e depois enfrentei algumas críticas, mas me senti muito bem com Deus e comigo mesmo. Espero ter te ajudado João, fique na paz de Cristo, e que Deus te abençoe e te guarde de todo mal.

      Excluir

Postar um comentário

FIQUE A VONTADE, DEIXE SEUS COMENTÁRIOS!!!

Obs: comentários serão bem-vindos se forem educados e não usarem termos ofensivos. Podemos discordar, mas vamos procurar manter o nível da educação e do respeito. Obs.: ao comentar identifique-se, pois não publicamos comentários anônimos.

Best regards in Christ, God bless you!!!

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus