A GLORIFICAÇÃO DE CRISTO E A NOSSA REDENÇÃO

Por: Rev. Paulo Sergio da Silva 
IPB de Vila Gerti – S.C.Sul / SP
Culto Vespertino 02.09.12 

TEXTO BÁSICO
SALMOS 68
“Subiste às alturas, levaste cativo o cativeiro; recebeste homens por dádivas, até mesmo rebeldes, para que o SENHOR Deus habite no meio deles.” Salmos 68:18.


INTRODUÇÃO
Qual é o significado da palavra ascensão? Segundo o Dicionário Michaelis: ação de ascender; direção ou movimento para cima; elevação, subida. A palavra ascensão é usada no meio profissional para falar de alguém que venceu na vida, subiu na carreira profissional, foi promovido de cargo na empresa, ganhou muito dinheiro, etc. Mas, para nós essa palavra tem um significado muito especial, pois nos fala da elevação de Jesus ao Céu, quarenta dias depois de haver ressuscitado. É isso que significa a expressão “Subiste às alturas”. É necessário destacarmos já de início que somente Cristo ascendeu aos Céus. Ele subiu, não foi arrebatado em um carro de fogo, como Elias; também não foi arrebatado como foi Enoque. Diferentemente de qualquer ser humano, Jesus subiu aos Céus, Ele mesmo, com o Seu próprio poder. Nem Maria, nem os apóstolos, nem os profetas, ninguém jamais subiu aos Céus, somente o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Ele fez isso por ser o próprio Deus encarnado.

EXPLICAÇÃO
O Salmo 68 é um dos 16 Salmos Messiânicos: Salmos 2, 8, 16, 22, 34, 35, 40, 41, 45, 68, 69, 89, 102, 109, 110 e 118. Existem outros salmos que referem-se ao nosso Senhor Jesus e Sua Igreja, Seu Reino e Seu Senhorio, mas estes Salmos são os considerados diretamente messiânicos. São chamados “Salmos Messiânicos” porque trazem em seu contexto revelações acerca da vinda e ministério do Messias. Os judeus não crêem em Jesus, e por isso aguardam até hoje a vinda do messias. Nós, os que cremos nEle, sabemos que ELE É O MESSIAS prometido, e que essas palavras referem-se a Ele, o Senhor Jesus Cristo. (A Bíblia e Você).

Após a realização de Seu ministério terreno o Senhor Jesus subiu aos Céus, lá foi recebido com poder e grande glória por Deus Pai, pelos anjos, querubins e serafins, e todos os eleitos que ali se encontram. Aprouve a Deus nos revelar alguns dos mistérios acerca da vinda do Senhor Jesus. Este versículo (Sl 68:18) é de uma riqueza maravilhosa, porque sintetiza de modo muito claro alguns destes mistérios. Obs.: uso aqui o termo “mistério” porque é assim que compreendo os segredos que Deus quis nos revelar. Sem o Seu querer estaríamos inertes, perdidos e sem esperança como estão aqueles que não creem. Mas a revelação dos mistérios contidos na Palavra de Deus é o que nos aproxima dEle, e é por causa disso que aqui estamos: porque cremos que a Palavra de Deus é a verdade absoluta!

Quando Jesus subiu às alturas, Ele foi recebido nos Céus e glorificado à destra de Deus. Algumas bênçãos se concretizaram efetivamente, isto é, se Ele não houvesse ressuscitado não poderia fazê-lo. Mesmo após a sua ressurreição, muitos ainda não criam (e não creem) nEle. Alguns pensam que tudo não passou de um embuste, que Jesus não havia morrido de fato, enfim, muitos questionam a divindade de Cristo e a validade de Sua obra. Mas foi em Seu corpo ressurreto que Ele subiu, à vista dos apóstolos, confirmando mais uma vez a Sua divindade e a validade de Sua obra.

“Ditas estas palavras, foi Jesus elevado às alturas, à vista deles, e uma nuvem o encobriu dos seus olhos.” Atos 1:9.  


ARGUMENTAÇÃO

Notemos que ao subir aos Céus e ser recebido em glória, o Salmo destaca a obra que Ele fez, como sendo agora ratificada e consumada nos Céus. Vejamos então o que a Bíblia diz a respeito da obra maravilhosa que Cristo fez.

1 – LEVOU CATIVO O CATIVEIRO
“levaste cativo o cativeiro”

Jesus nos libertou do pecado e do império das trevas, Ele quebrou o jugo que nos prendia. Agora, em Cristo, já não somos mais escravos do pecado, somos servos de Deus, reino de sacerdotes. Para nós não existe mais cativeiro, Jesus o subjugou. A ascenção de Jesus e a sua glorificação confirmam a autenticidade da libertação que ele nos oferece através da salvação.

 
“Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquEle que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; vós, sim, que, antes, não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus, que não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes misericórdia.” 1 Pedro 2:9-10.

Os filhos de Deus não vivem debaixo do cativeiro do pecado. Existe muita gente confusa hoje em dia, vivendo em uma situação de pecado e rebeldia perante o Senhor, e usando o seguinte argumento para se auto-justificar: “eu sou imperfeito igual a todo mundo”. Quando a Palavra de Deus nos afirma, aqui e em outros textos, que Cristo levou cativo o cativeiro, significa que Ele domina sobre o mal, sobre as trevas, sobre o pecado e sobre o diabo. Não há mais cativeiro na vida do povo de Deus, e todo aquele que se aproxima de Cristo é liberto pelo poder que emana de Sua Palavra, a verdade eterna.

 
“e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” João 8:32.
"E a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com Ele, perdoando todos os nossos delitos; tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, encravando-o na Cruz; e, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na Cruz." Colossenses 2:14.


Trata-se de um processo natural na vida de quem nasceu de novo (João 3:3), onde nos despojamos do velho homem e progressivamente nos revestimos de uma nova natureza.

 
“(...) no sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano, e vos renoveis no espírito do vosso entendimento, e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade.” Efésios 4:22-24.

Existem prisões existenciais nas quais muitos ainda sofrem: angústia, medo, insegurança, infelicidade, falta de paz, falta de alegria, tristeza, desânimo, culpa, etc. Você está vivendo assim? Pois saiba que Cristo já destruiu todo tipo de cativeiro, agora é necessário que tomemos uma posição de fé perante Ele e assim seremos totalmente livres. Ele já fez a parte dEle, e a fez muito bem feita. E nós, temos feito a nossa parte para sermos totalmente livres?

2 – RECEBEU UM REINO DE LIBERTOS
“recebeste homens por dádivas”

Você sabia que você é uma dádiva de Deus para Jesus? Dádiva é presente, dom. Então nós somos presentes de Deus para o Seu Filho Jesus. Ele que venceu o mundo, o pecado, o diabo e a própria morte, foi presenteado pelo Pai com um Reino composto de servos que O amam e O servem de coração – NÓS e todos os filhos de Deus em todo o mundo e em todas as eras. Estes são aqueles que Ele comprou com o Seu próprio Sangue, os redimidos do pecado, os que crêem, os que foram lavados e purificados de toda iniqüidade, que nasceram de novo, que não vivem mais para si mesmos, mas vivem para Deus. Estes são aqueles que não amam este mundo, mas amam a Pátria Celestial onde Cristo habita, e onde um dia vamos todos habitar. Este povo luta contra o mal, se apega ao bem, e vence em nome de Jesus.

Que tipo de “presente” temos sido? Que tipo de servo você é? Um cordeiro lavado e limpo, ou um bode fedorento? Um presente especial que honra a Ele, ou você envergonha ao seu Senhor e Salvador? Temos trazido alegria para o nosso Senhor, ou lhe temos dado cansaço com nossos pecados? Temos Lhe servido de todo o nosso coração ou estamos sempre a reclamar e murmurar? Somos fiéis ou traidores?

ATÉ REBELDES SERÃO SALVOS
O texto diz até “mesmo rebeldes”, que fique bem claro que somente Deus sabe quais são os Seus eleitos, quem se converterá e quem negará. Há muitos ex-rebeldes aqui, gente que vivia uma vida na lama do pecado e que se recusava a obedecer ao Senhor, mas que hoje são filhos do Altíssimo. Mas é possível que haja muitos que ainda estão na lama do pecado. Se você se sente assim diante de Deus, peça perdão, arrependa-se, ainda há tempo. A Palavra de Deus nos diz que há mais festa no Céu por um pecador que se arrepende do que por 99 justos que não necessitam de arrependimento.

 
"Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento." Lucas 15:7.

Mas Deus também nos alerta que haverá um tempo em que não haverá mais perdão.

 
"Buscai o SENHOR enquanto se pode achar, invocai-O enquanto está perto." Isaías 55:6.

3 – PARA QUE O SENHOR DEUS HABITE ENTRE NÓS

“para que o SENHOR Deus habite no meio deles”

A obra de Cristo culmina nesse com a promessa de que o próprio Senhor Deus habitaria nomeio do seu povo. Que promessa maravilhosa! Através do obra de Cristo, o Senhor derramou o Espírito Santo sobre a Igreja (Atos 2). Assim, o próprio Deus habita entre nós, porque o Espírito Santo é Deus. Ele é a Terceira Pessoa da Trindade Santíssima. Ele habita entre nós e dentro de nós. Isso é maravilhoso! Não podemos ignorar ou desmerecer a obra do Espírito Santo. É através do Espírito Santo que o Senhor Jesus está conosco todos os dias.

 
"Eis que a virgem conceberá e dará à luz um Filho, e Ele será chamado pelo nome de Emanuel (que quer dizer: Deus conosco)." Mateus 1:23.
"Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em Meu nome, ali estou no meio deles." Mateus 18:20.
"E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século." Mateus 28:20b.


COMO ASSIM “NO MEIO DE NÓS”?

3.1 – NA COMUNHÃO DO POVO DE DEUS (Atos 2:42-47). Assim como lemos em Atos dos Apóstolos, a Igreja Primitiva vivenciava um tipo de amor que provém do Senhor nosso Deus. Essa comunhão existe entre nós, pois o mesmo Espírito que foi derramado ali está entre nós e sobre nós. Precisamos dar lugar ao Espírito, para que essa comunhão floresça e permaneça na Igreja. A comunhão é o óleo que lubrifica as engrenagens da vida da Igreja. Sem a comunhão do Espírito Santo a vida cristão torna-se monótona, rotineira, carnal e demoníaca (Tiago 3:13-18).

3.2 – DENTRO DE NOSSOS CORAÇÕES. Fomos selados com o Espírito Santo de Deus. Ele habita dentro daqueles que O receberam através do novo nascimento. Ele está dentro de nós! É Ele quem nos incomoda quanto ao pecado, é Ele quem nos capacita a vencer o pecado, e nos consola nos nossos momentos de fraqueza e dor. Ele nos ajuda na nossa falta de fé, concede-nos a própria fé, intercede por nós, nos capacita a amar, nos faz sentir a presença de Deus. O que seria de nós sem o Espírito Santo? É um grande pecado entristecer o Espírito Santo, negar lugar a Ele em sua vida. Davi quando se viu em pecado temeu que Deus retirasse dele o Seu Espírito.

 
"Não me repulses da Tua presença, nem me retires o Teu Santo Espírito." Salmos 51:11. 


Ainda que não crermos que Deus retire o Seu Espírito de nós, a Bíblia nos alerta acerca do perigo de entristecermos o Espírito Santo. Seria o mesmo que entristecer o Senhor Jesus, e o próprio Deus Pai. O Espírito Santo é um com o Pai e com o Filho.
 
"E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção." Efésios 4:30.

CONCLUSÃO

O Senhor Jesus realizou uma obra perfeita. Ele veio, viveu sem pecado, morreu na Cruz em nosso lugar, levou sobre Si a culpa do nosso pecado, e ressuscitou vencendo a morte. Ele subiu aos Céus onde foi recebido em glória. Hoje Ele vive e reina e em breve virá nos buscar.

Creiamos e valorizemos a obra de Deus, vivendo inteiramente para sua glória como libertos do cativeiro no qual vivíamos outrora. Se Cristo levou cativo o cativeiro devemos viver como libertos do pecado.


Sejamos um presente para o Senhor Jesus, sejamos pessoas que O alegram e não O entristecem. Sejamos disponíveis para Ele, dando a Ele a primazia em nossas vidas, nos santificando e nos dedicando na realização da Sua obra.

Reconheçamos e valorizemos a presença do Espírito Santo na Igreja. Como? Amando-nos uns aos outros como Cristo nos amou, santificando-nos, louvando e servindo ao Senhor com alegria.

Assim verdadeiramente estaremos em submissão e concordância com a obra que Ele fez. E aos que ainda não se decidiram, Deus diz:

"Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a Sua voz, não endureçais o vosso coração, como foi na provocação." Hebreus 3:15.



SOLI DEO GLORIA!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus