PRINCÍPIOS PARA A BOA COMUNICAÇÃO (2) PALAVREADO TORPE



"Bem-aventurados os puros de coração, pois verão a Deus." Mt 5:6
Por: Rev. Paulo Sergio da Silva
IPB de Vila Gerti - S.C.Sul / SP
- EBD 18.03.12

Reunião de Jovens e Adolescentes 31.03.12 

TEXTOS BÁSICOS

"Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes." 1 Coríntios 15:33.
"Além disso, a linguagem deles corrói como câncer; entre os quais se incluem Himeneu e Fileto." 2 Timóteo 2:17.


INTRODUÇÃO
 

Já vimos na primeira parte desse estudo que a boa comunicação é básica em qualquer relação seja ela social (família, igreja, vizinhos, etc), profissional ou espiritual. Aprendemos também que Deus é o Criador da comunicação, e Ele nos ensina como devemos nos comunicar de modo sadio e agradável a Ele. Vimos também que o diabo foi quem deturpou inicialmente a boa comunicação, inserindo e ensinando a mentira, contrariando assim aquilo que Deus criara de modo perfeito. O mesmo ocorre em todas as outras áreas da vida humana. O pecado traz a morte e a destruição de modo degradante, isto é, cada vez a iniqüidade vai aumentando na raça humana, como uma doença, como um câncer vai destruindo tudo.

"E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor se esfriará de quase todos." Mateus 24:12.

Na área da comunicação não é diferente, e a Igreja precisa estar atenta para não cair nas ciladas que o inimigo coloca para nos destruir e nos fazer pecar.

"Além disso, a linguagem deles corrói como câncer; entre os quais se incluem Himeneu e Fileto." 2 Timóteo 2:17.


"Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes." 1 Coríntios 15:33.

Me desculpem, mas hoje vou falar com clareza alguns termos desagradáveis, mas que estão presentes no linguajar de tantos crentes, daí a necessidade de clareza, talvez alguns usem certos termos sem saberem exatamente o que estão dizendo. Se você não sabia o que significa, hoje vai ficar sabendo.

O QUE HÁ DE MAL EM SE FALAR PALAVRÕES? 


TUDO! Há tudo de mal quando se usa um palavreado obsceno, imoral, sujo e que desagrada a Deus. Infelizmente é o que tem se tornado cada vez mais comum na vida de muitos crentes, não só adolescentes e jovens, mas adultos também, homens e mulheres. Acontece que é tão comum usar certos termos no mundo, que se não vigiarmos vamos incorporando ao nosso vocabulário, até por ignorância, ou por achar que não tem nada a ver.

“Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” Romanos 12:1-2.

Deus requererá isso de nós (Mt 12:37). Como vai o coração (Mt 12:34; 15:18-19).

SE TODO MUNDO FALA, QUAL É O PROBLEMA? 


Você se sente um ET? Pois é exatamente o que somos: EXTRA-TERRESTRES! Calma, eu explico... Rsss... Jesus disse que estamos no mundo, mas não somos do mundo, ok? (Jo 17:15-16). Então não somos da Terra, somos do Céu, logo somos ETs.

O mundo não é o nosso padrão de conduta, pois o mundo jaz no maligno e faz a sua vontade (Jo 8:44; 1 Jo 5:19). O crente não pode viver como vive o mundo, pois nele habita o Espírito Santo e ele é conduzido pela justiça que vem de Deus (Sl 1:1-2). A linguagem do mundo mata, a linguagem do crente transmite vida (Pv 18:21; Ef 4:29). Muito cuidado com as músicas, filmes e novelas, pois estão repletos de palavreado chulo.

Cristo sim é o nosso modelo e padrão de conduta. Fomos resgatados para O imitarmos e viver assim como Ele andou (1 Co 11:1; 1 Ts 1:6; 1 Jo 1:5-7; Fp 2:15; 1 Jo 2:6).

EMPECILHOS À BOA COMUNICAÇÃO (CONTINUAÇÃO)
 

Cacofonia - o que se fala não é o que outro ouve.
Monólogo - somente uma das partes fala.

Ainda há: silêncio, ironia, acidez, falta de objetividade, etc.

Hoje veremos um pouco mais desses empecilhos...

Mentira - como tem crescido o número de crentes que mentem! Isso traz o descrédito e a desconfiança. Quem mente está seguindo a vontade do inimigo que é o pai da mentira (João 8:44).

Desrespeito - está cada vez mais difícil, muitos “crentes” têm problemas sérios e não se submetem às autoridades constituídas por Deus (Rm 13:1; 1 Pe 5:5). Mas esse é um problema de educação que começa nos lares (Pv 22:6).

O nome de Deus em vão - esse nome é santo (Dt 5:11), mas cada vez mais pessoas zombam dEle usando o Seu nome em vão. 


Palavras torpes. Notoriamente precisamos dar um enforque maior nessa área, haja visto a popularização, até nos meios cristãos, do uso de palavrões, termos e expressões ligadas à sexualidade na sua forma mais baixa e imoral. Infelizmente é uma realidade com a qual precisamos lidar e combater usando a Espada do Espírito Santo, que é a Bíblia, a Palavra de Deus.

Será que algumas pessoas falam palavrões por ignorância mesmo? Alguns palavrões, expressões ou conversações são semelhantes entre si, e não há como negar que o seu significado é totalmente reprovável. 


Exemplos:
“vá se f**er” - vá se penetrar sexualmente (“fo*a” - ato sexual). O mesmo significado tem a expressão “vá se catar” (“catar” = “pegar” = “ato sexual”).
“p*ta que pariu” - prostituta que deu à luz.
“filho da p*ta” - filho de uma prostituta.
“cara**o” - pênis.

“po**a” - esperma.
“vá to**r no c*” - esse nem necessita de explicação.

Obs.: curiosamente, segundo informação de ex-umbandistas, esse é o linguajar dos demônios nos centros de umbanda e candomblé. Notem o nível a que muitos crentes chegaram.

O que a Bíblia diz a respeito disso? Será que no contexto bíblico já existia esse problema? Claro que sim, e a Bíblia é muito clara quando diz:
“Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem.” Efésios 4:29.

Chocarrices. Linguagem obscena de duplo sentido (Ef 5:1-4; 1 Ts 5:22). Nesse aspecto a cultura brasileira tem várias expressões que são variantes de palavrões.

Alguns exemplos e seu real significado:
- “caracas”, “caracóis” - variação de termo chulo cara**o que significa “pênis”;
- “putz” - variação de termo chulo pu*a que significa “prostituta”;
- “orra”, “porrada” - variação de termo chulo que significa “esperma”;
- “levar fumo” ou “ferro” - pênis.


“Periguete” ou “piriguete” – Mulher fácil, vai para baladas a procura de todos os tipos de homens para pagar tudo para elas, pois sempre saem sem dinheiro. Geralmente, quase sempre transam na primeira noite. (Dicionário Informal).

“Perua” – Mulher que já passou dos 30 anos de idade, mas que não se conforma com sua condição e faz de tudo para parecer mais jovem, muitas vezes chegando a agir como pessoa mais nova. Sinônimo: prostituta. (Dicionário Informal). Mulher de vida irregular; meretriz. (Dicionário Online de Português). 


A lista é grande, mas vou parar por aqui porque já está dando enjôo. Mas é importante dizer que para cada um desses termos impróprios encontraremos outros termos não impróprios na nossa língua. Basta querer mudar e se educar.  Outra coisa importante é cada um procurar saber o que está falando. Cada vez que surge um termo novo a tendência de alguns é falar sem se preocupar com o significado, e aí reside a base do problema que estamos tratando aqui.

Também é bom lembrar que na nossa cultura esses termos vão deixando de ser considerados impróprios e vão se tornando comuns, PORÉM não estamos aqui para servir à cultura, mas ao Rei dos reis, e seguimos a Sua santa e bendita Palavra. Não somos ignorantes, mas entendemos que se tais expressões tem um duplo significado, não devemos usa-las por causa do significado que desagrada a Deus. Se somos o Santuário do Espírito Santo, devemos guardar nossas bocas para que saia de nós somente aquilo que honra e exalta o nome do Senhor. 

Termos amenos, mas que tem conotação ainda que distante. Tome cuidado!
- “bacana” - variação de “bacanal” (orgia, sexo em grupo);
- “coitado” - que passou por coito, ato ou violência sexual.


“Abstende-vos de toda a aparência do mal.” 1 Tessalonicenses 5:22. 

CONCLUSÃO
 

A vontade de Deus é que nos libertemos desses maus costumes. Nós é que devemos mudar, tomar atitude, ter força de vontade e buscar a transformação que vem de Deus.

"Agora, porém, despojai-vos, igualmente, de tudo isto: ira, indignação, maldade, maledicência, linguagem obscena do vosso falar." Colossenses 3:8.

Se você não sabia o que significam esses termos, hoje ficou sabendo. Agora vá e não peques mais. Somente assim poderemos ensinar de modo correto aos mais novos, do contrário não teremos moral nenhuma para repreender, educar e ensinar. 


"Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa. Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus." Mateus 5:13-16.

“Ora, nosso Senhor Jesus Cristo mesmo e Deus, o nosso Pai, que nos amou e nos deu eterna consolação e boa esperança, pela graça, consolem o vosso coração e vos confirmem em toda boa obra e boa palavra.”  2 Tessalonisences 2:16-17. 

Clique aqui e leia a primeira parte desse estudo.

SOLI DEO GLORIA!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus