É CORRETO PARTICIPAR DE FESTAS JUNINAS?


Por: Rev. Paulo Sergio da Silva
3ª IPB de Barretos - 13.06.10 
EBD Classe Heróis da Fé

"Todas as coisas são lícitas, mas nem todas convém; todas são lícitas, mas nem todas edificam."
1 Coríntios 10:23.

Assim como carnaval, quermesses, bingos, bailes, outros tipos de festas e eventos seculares, não podemos participar, como crentes reformados que somos, visto que temos uma tradição bíblica e histórica de oposição ao pecado, à idolatria e à mentira, tradição essa que deve ser preservada. Aliás, a Reforma Protestante ocorreu justamente como um modo de expor o engano da idolatria.

No caso específico das festas juninas, estejamos atentos às seguintes considerações:

1 - As festas juninas são festas idólatras, que cultuam aos ídolos, os chamados “santos católicos”. Pedro e João, por exemplo, são personagens bíblicos, irmãos nossos, que serviram a Cristo com suas vidas, e estão no Céu com Jesus. No entanto jamais devem ser cultuados, pois em Êxodo 20:3-5 o Senhor nos diz: “Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura, (...). Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o SENHOR, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem.” E também no NT: “Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a Ele darás culto.” Lucas 4:8.

2 - O crente é chamado na Bíblia de “justo”, e por ordem divina não deve se misturar com os “ímpios”, se tornando igual a eles. Ler: Salmo 1; Rm 12:1,2.

3 - No início da era Cristã os apóstolos deram várias instruções aos crentes, com respeito a sua postura em meio a uma sociedade idólatra. Tais instruções devem ser observadas por todos os nós, com zelo e temor diante de Deus. Leia Atos 15:20,29; 21:25; 1 Co 10:19-23 e 2 Co 6:14-18. Obs: Os alimentos servidos nas festas juninas são consagrados aos ídolos, portanto não podemos ingeri-los, uma vez que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo (1 Co 3:16).

Vivemos no tempo onde tudo é relativo, até na Igreja. Vemos com tanta freqüência pais "crentes" vestindo e pintando seus filhinhos, uma vez batizados e consagrados a Cristo, preparando-os para a quadrilha e para a festa junina, e depois fotografando e filmando-os com tanta alegria, ensinado que "não tem nada a ver" dançar a quadrilha para o santo fulano ou beltrano. E expõe estas imagens até no Orkut, como um troféu do qual se orgulham. Precisamos resgatar os princípios da Reforma, não podemos mais nos conformar com este século idólatra. O Brasil carece de servos (as) verdadeiramente convertidos e consagrados (as) a Cristo, que deixaram o velho homem para trás e que não tem medo ou vergonha de dizer e ensinar seus filhos que o crente fiel não participa de festas que cultuem ou homenageiem aos santos católicos. Respeitamos nossos amigos e parentes não crentes, mas não podemos nos deixar ser influenciados com tamanha facilidade por costumes que contrariam a Bíblia. Se somos verdadeiramente o sal da Terra e a luz do mundo, necessitamos salgar e brilhar.

S.D.G.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus