O Evangelho Cristocêntrico
“³⁴ Não penseis que vim trazer paz à Terra; não vim trazer paz, mas espada. ³⁵ Pois vim causar divisão entre o homem e seu pai; entre a filha e sua mãe e entre a nora e sua sogra. ³⁶ Assim, os inimigos do homem serão os da sua própria casa. ³⁷ Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a Mim não é digno de Mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de Mim; ³⁸ e quem não toma a sua cruz e vem após Mim não é digno de Mim. ³⁹ Quem acha a sua vida perdê-la-á;quem, todavia, perde a vida por Minha causa achá-la-á.” Mateus 10:34-39.
Qual é o conceito que temos acerca do Evangelho? Essa tão linda, meiga, singular, exclusiva e impactante mensagem de salvação, que promete a vida eterna a todo o que crer em Jesus, mensagem que nos fala acerca da vinda do Filho Primogênito de Deus ao mundo, que veio para morrer na Cruz em nosso lugar e que ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos Céus onde vive e reina pelos séculos dos séculos, e que em breve virá para buscar a Sua noiva, a igreja.
"O "Evangelho Cristocêntrico" é a abordagem teológica que coloca Jesus Cristo no centro de toda a pregação e interpretação da fé cristã, distinguindo-se de um evangelho antropocêntrico (centrado no homem) ou egocêntrico (centrado em si mesmo). Essencialmente, significa que as Escrituras devem ser entendidas e ensinadas em termos da obra redentora de Cristo, sua encarnação, crucificação e ressurreição. (Search Labs)."
Mas pessoalmente falando, qual é o conceito que temos, individualmente, dentro do coração? Seria um conceito bíblico ou humanista? Isso pode parecer um questionamento descabido, mas podemos ser facilmente influenciados por conceitos humanistas, e como uma fonte contaminada passarmos a ver tudo através desse prisma. Infelizmente isso está acontecendo em muitas igrejas.
Por isso insisto na indagação reflexiva: o nosso conceito sobre o Evangelho é límpido, puro e isento de interferências das ideias humanistas?
Mas o que é o humanismo mesmo??
“Humanismo é uma abordagem filosófica, cultural e ética que coloca o ser humano e a sua dignidade no centro de tudo [...]. Caracteriza-se pelo antropocentrismo, que valoriza a racionalidade, a capacidade individual, as emoções humanas e a busca pelo conhecimento, influenciando a arte, a literatura e o pensamento. Marca a transição da Idade Média para a Idade Moderna.” (Wikipedia).
Na mensagem de hoje analisaremos o texto lido levando em consideração o que o Senhor Jesus nos revela acerca da Palavra de Deus, o Evangelho, especificamente nesse texto. A mensagem central da Bíblia Sagrada é a salvação que Cristo concede de graça a todo aquele que nEle crer, essa é a mensagem de vida eterna, CRISTOCÊNTRICA e portanto, peculiar, única e exclusiva.
1 - O Evangelho divide (vs.34-36)
“³⁴ Não penseis que vim trazer paz à Terra; não vim trazer paz, mas espada. ³⁵ Pois vim causar divisão entre o homem e seu pai; entre a filha e sua mãe e entre a nora e sua sogra. ³⁶ Assim, os inimigos do homem serão os da sua própria casa.” Mt 10:34-36.
Essa afirmação pode parecer estranha aos nossos ouvidos porque preconizamos que o Evangelho une as pessoas. Mas nem sempre isso ocorre, porque nem todas as pessoas acreditam no Evangelho, e por isso nem sempre aceitam as ideias, concepções e estilo de vida dos que crêem no Evangelho, e que fazem dele o seu estilo de vida, obedecendo as normas e Leis que o Senhor estabeleceu.
O Evangelho une sim, os que creem. É exatamente isso que a Palavra de Deus faz, ela separa a luz das trevas. As duas coisas não podem se misturar (Mt 12:30).
"³⁰ Quem não é por Mim é contra Mim; e quem Comigo não ajunta, espalha." Mateus 12:30.
Muito me admira o espanto de alguns crentes quanto a esta realidade. Já perdi a conta de quantos eu vi começarem a frequentar a igreja, e depois de um tempo se afastarem por não suportar ouvir a Palavra de Deus; esses tais não quiseram seguir a Cristo e por isso acabaram renunciando ao Caminho do Senhor para permanecerem nas trevas.
Sim meus caros, o Evangelho divide e separa as pessoas; você tem que estar preparado para ser deixado de lado e abandonado por aqueles que não querem andar na luz do Senhor. E você que está na luz, se é que de fato está, jamais deve cogitar deixar o Senhor para ficar perto dos que vivem e andam nas trevas. Se um dia alguém assim o fizer, caberá a Palavra que diz: “esses nunca foram dos nossos” (1 Jo 2:19). Portanto vigie, ore e se alegre em andar na presença do Senhor.
Veja o que disse Jeremias quando foi lançado no poço por ter se entregado ao Senhor e não ter se distanciado de Sua santa Palavra.
“Da mais profunda cova, Senhor, invoquei o Teu nome. Ouviste a minha voz; não escondas o ouvido aos meus lamentos, ao meu clamor. De mim Te aproximaste no dia em que Te invoquei; disseste: Não temas. Pleiteaste, Senhor, a causa da minha alma, remiste a minha vida. Viste, Senhor, a injustiça que me fizeram; julga a minha causa.” (Lm 3:55-59).
Paulo é outro personagem bíblico que foi abandonado e que muitos o deixaram por ter ele abraçado a Palavra de Deus. Quando ele estava preso, sozinho, escreveu a Timóteo e relatou que na sua primeira defesa todos o abandonaram.
“Na minha primeira defesa, ninguém foi a meu favor; antes, todos me abandonaram. Que isto não lhes seja posto em conta! Mas o Senhor me assistiu e me revestiu de forças, para que, por meu intermédio, a pregação fosse plenamente cumprida, e todos os gentios a ouvissem; e fui libertado da boca do leão. O Senhor me livrará também de toda obra maligna e me levará salvo para o Seu Reino Celestial. A Ele, glória pelos séculos dos séculos. Amém!” (2 Tm 4:16-18).
Ao escrever a Carta aos Filipenses, enquanto ainda estava preso, demonstrou uma notória atitude de contentamento e alegria, apesar das circunstâncias.
“Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez; tudo posso naquEle que me fortalece.” Fp 4:11-13.
Que esses exemplos nos fortaleçam a fé nos momentos em que nos sentirmos abandonados, rejeitados e separados de pessoas que amamos, mas que poderão nos deixar por causa de nossa postura em favor do Evangelho.
Oremos a Deus pedindo que Ele os converta.
2 - O Evangelho é exigente
“³⁸ e quem não toma a sua cruz e vem após Mim não é digno de mim. ³⁹ Quem acha a sua vida perdê-la-á;quem, todavia, perde a vida por minha causa achá-la-á.” Mt 10:38-39.
O Evangelho que pregamos não é uma mensagem simplista ou fácil, pelo contrário, é uma mensagem que salva e muda vidas, transforma corações e altera destinos. Por seu poder e alcance, trata-se de uma mensagem exigente. Veja o que o Senhor Jesus diz nesses versículos.
Primeiramente ele nos ordena tomarmos a nossa cruz, ou seja, é necessário assumir um compromisso real com Ele. E não é um compromisso superficial, de faz de conta ou aleatório. Não é algo que possa se desfazer, mas é algo para a vida toda. Exige decisão, compromisso esforço e perseverança.
Em segundo lugar é preciso segui-Lo, isto é “vir após Mim”. E o que é seguir Jesus senão viver a Seus pés, andar com Ele, aprendendo cada dia mais de Sua Palavra e imitando-O nas decisões, pensamentos, palavras e atitudes.
Em terceiro lugar, para ser salvo é preciso perder a sua vida, ou seja, deixar tudo para receber a vida eterna. No entanto, quem “perde” a sua vida por amor a Cristo, no sentido de dedicação a Ele, na verdade a encontra. E os que quiserem “salvar”, no sentido de desfrutá-la por amor às coisas do mundo, com medo de perder algo, na verdade estará perdendo a sua vida e não salvando-a.
3 - O Evangelho é Cristocêntrico (vs.37-38)
“³⁷ Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a Mim não é digno de Mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de Mim; ³⁸ e quem não toma a sua cruz e vem após Mim não é digno de Mim.” (Mt 10:37,38).
A mensagem bíblica é que Jesus é o centro de tudo, toda a mensagem da Bíblia nos dirige a Ele, Ele está no centro do Universo, tudo está sob o Seu controle, debaixo de Seu poder e vontade. Ele é o Senhor de tudo e tudo e até os Seus inimigos se prostrarão a Seus pés e confessarão que Ele é o Senhor.
Acerca do cristocentrismo o Rev. Alderi de Souza Matos escreveu: “[...] Cristo é o centro e a chave das Escrituras (ênfase especial dos reformadores). A Escritura se interpreta a si mesma ("analogia da Escritura"), sempre à luz do princípio cristológico. A mensagem central da Bíblia, o Evangelho, é a única chave para a interpretação bíblica. Essa ênfase cristocêntrica, levou Lutero a estabelecer distinções entre os livros da Bíblia, pois nem todos revelam a Cristo com igual clareza [...] Monergismo (1)”. Mas os Evangelhos, as Epístolas e o Apocalipse o fazem de maneira profunda.
Por isso o Evangelho é cristocêntrico, porque os que O amam O tem acima de qualquer coisa ou pessoa e O amam mais que tudo na vida. Não deixam de amar seus entes queridos, familiares e amigos, mas amam a Cristo acima de tudo e de todos (vs.37).
Mas o Evangelho é cristocêntrico também porque os que amam a Cristo O tem acima de todos os seus afazeres, negócios e compromissos. Esse é o teor do vs.38, no sentido de que que os que amam a Cristo e O seguem rumo à vida eterna, tomam a sua cruz e O seguem indo após Ele, ou seja, imitando-O em suas palavras e ações.
Conclusão
Vivemos a era da inversão de valores, portanto quem está na luz será criticado por causa disso, como se permanecer ao lado da palavra de Deus faça de você uma pessoa intolerante, ou que pareça ser, etc. Ouvimos pessoas dizerem que com respeito a certos pecados e costumes mundanos não precisamos ser tão radicais, que podemos ser mais maleáveis. Mas eu pergunto para você: a Palavra de Deus é maleável? Jesus é maleável quanto ao pecado, quanto as trevas??
A Palavra de Deus é clara quando faz distinção entre os que são parte do Corpo de Cristo, que é a Igreja, e os que ainda não se decidiram por Cristo, ouviram a mensagem do Evangelho, mas ainda permanecem nas trevas. Esses indecisos não entrarão no Reino porque ainda não nasceram da água de do Espírito, nasceram apenas na carne.
“⁵ Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus. ⁶ O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito.” João 3:5,6.
Em nossos dias parece que muitos estão brincando de ser cristãos, pois eu te alerto meu irmão: não brinque de ser cristão porque o Senhor Deus não brinca de ser Deus, Ele é o justo Juiz, eternamente honrado, amém! E o nosso inimigo, o diabo, também não brinca de ser diabo. Se você não vigiar e deixar de permanecer firmado nos princípios que Cristo estabeleceu por Sua infinita graça e misericórdia, pode ter certeza que o diabo o estará esperando para roubar, matar e destruir, pois é tudo que ele sabe fazer.
Portanto, ou nós lemos a Bíblia e a vemos pura e simples como ela deve ser vista, a límpida, infalível, inerrante e eterna Palavra de Deus, ou a veremos através das lentes do humanismo, o que é um grande erro e um grande pecado da parte quem assim o faz.
Vigiemos e oremos irmãos!
“Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor; como a alva, a sua vinda é certa; e ele descerá sobre nós como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra.” Oséias 6:3
“Então, romperá a tua luz como a alva, a tua cura brotará sem detença, a tua justiça irá adiante de ti, e a glória do Senhor será a tua retaguarda” Isaías 58:8.
(1) Monergismo – https://www.monergismo.com/textos/cinco_solas/solascriptura_alderi.htm
SDG - Soli Deo Gloria!!!

Comentários
Postar um comentário
FIQUE A VONTADE, DEIXE SEUS COMENTÁRIOS!!!
Obs: comentários serão bem-vindos se forem educados e não usarem termos ofensivos. Podemos discordar, mas vamos procurar manter o nível da educação e do respeito. Obs.: ao comentar identifique-se, pois não publicamos comentários anônimos.
Best regards in Christ, God bless you!!!