Se o Meu Povo (2) - Promessas Condicionais
“Se o Meu povo, que se chama pelo Meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, Eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.” 2 Crônicas 7:14.
Promessas de Deus, um tema por demais interessante na vida da Igreja. Não se trata de teologia da prosperidade ou de apenas buscar as bençãos de Deus buscamos as bençãos e os mandamentos para cumpri-los mas o papel das promessas de Deus é fundamental na vida do crente por exemplo promessa do perdão promessa da vida eterna promessa de sustento promessa de conforto e paz promessa de perdão dos pecados.
Na primeira mensagem de 2 Crônicas 7:14 destaquei aquilo que Deus exige de nós para vivermos uma comunhão real com Ele e andarmos em Sua presença:
“Se o Meu povo que se chama pelo Meu nome se humilhar, orar, Me buscar e se converter dos seus maus caminhos”.
Na presente mensagem procurarei explorar o que o texto nos diz acerca das promessas que Deus faz para aqueles que cumprirem esses requisitos. Também apontarei para a pontualidade do que o Mestre exige para o recebimento de Suas preciosas e mui grandes promessas, e como a sua graça interage conosco uma vez que somos tão imperfeitos no cumprimento das mesmas.
1 - Eu ouvirei dos Céus
A primeira promessa que Deus faz nesse texto é ouvir nossas orações. Como entender isso uma vez que Deus é onisciente sabe e ouve todas as coisas? A explicação é que quando Deus promete ouvir nossas orações, significa que ele nos atenderá e nos responderá, de acordo com a Sua vontade.
Esse texto não é uma promessa de que Deus fará tudo o que pedirmos. Temos que compreender a Palavra dentro do seu contexto próximo e remoto. Vejamos...
Na verdade que não sabemos pedir, não sabemos orar como convém e precisamos do auxílio do Espírito Santo.
"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres." Tiago 4:3.
Devemos orar e sempre colocar tudo sob a Sua vontade.
“E esta é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a Sua vontade, Ele nos ouve. E, se sabemos que Ele nos ouve quanto ao que Lhe pedimos, estamos certos de que obtemos os pedidos que Lhe temos feito.” 1 João 5:14-15.
2 - Perdoarei os seus pecados
A segunda promessa que Deus faz nesse texto maravilhoso é uma promessa hiper mega relevante para todos nós que cremos nEle: o perdão dos nossos pecados. Você já parou para pensar quantas pessoas pedem perdão para Deus e não são perdoados? E por que não são perdoados? Porque não cumprem os requisitos que Ele estabeleceu. Em síntese a Palavra de Deus exige que haja arrependimento e confissão sincera para que haja o perdão. É isso que é estipulado no versículo em questão: “se o Meu povo que se chama pelo Meu nome se humilhar orar e se converter de seus maus caminhos, ENTÃO…” e segue o texto.
Essa parte está alinhada com outro texto sagrado muito conhecido:
“Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.” 1 João 1:9.
3 - Sararei a sua terra
A terceira promessa que Deus faz nesse texto sagrado é que Ele iria restaurar a nação. Sarar a terra significaria resolver questões voltadas para a agricultura, relacionadas à seca e às pragas. Podemos interpretar essas questões como uma analogia aos problemas que nós enfrentamos na nossa casa, igreja e nação. Isso tem a ver com a primeira parte ”ouvirei dos Céus”, mas nós podemos entender que essa primeira parte é mais abrangente e aqui o Senhor está detalhando.
Essa parte tem tudo a ver com nossa nação, precisamos cumprir o que diz a Palavra e orarmos pela nação onde Deus nos colocou.
“Antes de tudo, pois, exorto que se use a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graças, em favor de todos os homens, em favor dos reis e de todos os que se acham investidos de autoridade, para que vivamos vida tranquila e mansa, com toda piedade e respeito.” 1 Timóteo 2:1-2.
Conclusão
Tudo que foi falado é lindo maravilhoso, aliás todos nós gostamos de observar as promessas de Deus não é mesmo? Mas e quantos mandamentos? Firme nas promessas? E nos mandamentos?
Essas promessas são condicionais, observe a partícula SE e a conjunção ENTÃO, que indicam uma condição.
“Na gramática, "então" pode ser um advérbio que significa "naquele tempo", "naquela ocasião" ou "neste caso” (Google).
Por isso que esse texto deve ser visto e observado como algo primordial para que essas promessas cheguem a nós. É necessário cumprimos o que já foi falado na mensagem anterior:
SE o meu povo que se chama pelo meu nome:
se humilhar
Orar
Me buscar
Se converter de seus maus caminhos
ENTÃO
Eu ouvirei dos Céus
Perdoarei os seus pecados
Sararei a sua terra.
Deus nos ajude a sermos coerentes para com Ele e cumpridores daquilo que Ele determinou para nós.
SDG - Soli Deo Glória!!!
Comentários
Postar um comentário
FIQUE A VONTADE, DEIXE SEUS COMENTÁRIOS!!!
Obs: comentários serão bem-vindos se forem educados e não usarem termos ofensivos. Podemos discordar, mas vamos procurar manter o nível da educação e do respeito. Obs.: ao comentar identifique-se, pois não publicamos comentários anônimos.
Best regards in Christ, God bless you!!!