A perversidade de Dã
O que aconteceu com Tribo de Dã?
Nota-se a sua ausência na menção das 12 tribos em Apocalipse 7 e isso causa um grande interesse em saber qual o motivo.
Não há uma explicação mencionada diretamente para isso, exceto o fato de que a tribo de Dã se desvirtuou e seguiu o caminho da idolatria.
"A omissão da tribo de Dã pode se dever à culpa frequente da tribo quanto ao pecado da idolatria." Lv 24.11; Jz 18; 1 Rs 12.28,29. (A Bíblia Anotada).
Significa que essa tribo que poderia ter se mantido fiel, desviou-se do caminho da verdade e por isso não aparece mais na lista das doze tribos mencionadas em Apocalipse 7.
Observe que uma simples pesquisa no Google ou Wikipédia nem sempre reflete o que a Bíblia diz. O Google ignora a tribo de Benjamim, e o Wikipedia, por sua vez, lista 13 tribos incluindo Manassés / Efraim e Dã.
- Deus jamais será surpreendido pelos infiéis. Ele sempre Se antecede àqueles que O abandonam. Erra muito quem pensa que de algum modo alguma coisa poderia surpreender ao Senhor. Deus sempre vê e sabe o que vai acontecer, pois é Onisciente. Mas Ele não é um mero expectador, Ele é Juiz, condutor e corretor dos fatos. Silenciosamente e soberanamente Deus conduz a história de acordo com o Seu querer. Nesse aspecto muitos culpam ao Senhor por pecados e calamidades que assolam a humanidade, mentalidade que por si só é um grande erro. Na verdade Deus age consertando e corrigindo erros que o ser humano comete. E ao agir desse modo Deus julga, pune e substitui pessoas de cargos e colocações a que haviam sido imbuídos. "Disse Daniel: Seja bendito o nome de Deus, de eternidade a eternidade, porque dEle é a sabedoria e o poder; é Ele quem muda o tempo e as estações, remove reis e estabelece reis; Ele dá sabedoria aos sábios e entendimento aos inteligentes." (Daniel 2.20-21).
- Ninguém deveria zombar de Deus porque Ele pode julgar e punir quem Ele quiser. Deus é conhecido por ser o justo Juiz (Salmos 7.11). Ao descumprir os propósitos divinos o homem está zombando de Deus por sua conta e risco. A pergunta que se faz é: por que as pessoas zombam de Deus? E a resposta obvia é que essas pessoas não acreditam em Deus, não creem em Sua santa Palavra, a Bíblia Sagrada, e é justamente na Bíblia que aprendemos acerca de Deus e Seus atributos. As consequências de zombar de Deus são devastadoras e infelizmente a maioria das pessoas optam por desobedecê-Lo. Deus é bom e Ele mesmo alerta a todos: "Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará." (Gálatas 6.7). "Então, o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de Mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos." (Mateus 25.41).
- Ninguém é insubstituível. Essa é uma grande lição de vida, pois o orgulho e a arrogância fazem com que muitos pensem o contrário e agem como se fossem únicos em suas funções e locais onde se encontram. O único insubstituível é o Senhor, pois Ele é o único Deus. Ao se sentir tão importante o ser humano inconscientemente pensa ser um tipo de deus, e aí comete o pecado da idolatria, que é colocar qualquer pessoa ou coisa no lugar de Deus. A humildade coloca-nos em nosso próprio lugar. Porém, não se deve usar esse tipo de argumento para não buscar ser o melhor no que se faz. A busca da excelência leva-nos a buscar aprimoramento, aperfeiçoamento e performance. Infelizmente vivemos em um tempo em que a busca de tais qualidades é cada vez mais desprezada, a superficialidade assume um papel cada vez mais predominante na sociedade e há os que usam a humildade como desculpa para a preguiça e a procrastinação.
- Abandonar a Deus e seguir a idolatria é alta traição e prova que tal pessoa jamais conheceu o Senhor. Finalizo essa reflexão com a seguinte pergunta: é possível para alguém que conheceu de fato ao Senhor abandoná-Lo? Muitos diriam que sim, mas a resposta bíblica é NÃO. Não é possível para quem DE FATO conhece a Deus abandoná-Lo. Conhecer a Deus vai muito além de ouvir falar dEle (Jó 42.5), conhecer a Deus é ter comunhão com Ele, é andar com Ele. E os que tem esse privilégio podem até ter momentos de dúvidas e dificuldades, por assim dizer, mas logo voltam aos Seus braços de amor. E acima de tudo, conhecer a Deus só é possível se Deus mesmo Se der a conhecer através da fé salvífica, a qual é um dom dado pelo próprio Deus (Ef 2.8). Ao conceder esse dom o Senhor conduz tal pessoa a andar com Ele próprio e assim conhecê-Lo. Tal pessoa jamais trairá o Senhor, mas os que agem assim nunca O conheceram.
Comentários
Postar um comentário
FIQUE A VONTADE, DEIXE SEUS COMENTÁRIOS!!!
Obs: comentários serão bem-vindos se forem educados e não usarem termos ofensivos. Podemos discordar, mas vamos procurar manter o nível da educação e do respeito. Obs.: ao comentar identifique-se, pois não publicamos comentários anônimos.
Best regards in Christ, God bless you!!!