A perversidade de Dã


O que aconteceu com Tribo de Dã?

Nota-se a sua ausência na menção das 12 tribos em Apocalipse 7 e isso causa um grande interesse em saber qual o motivo.

Não há uma explicação mencionada diretamente para isso, exceto o fato de que a tribo de Dã se desvirtuou e seguiu o caminho da idolatria.

"A omissão da tribo de Dã pode se dever à culpa frequente da tribo quanto ao pecado da idolatria." Lv 24.11; Jz 18; 1 Rs 12.28,29. (A Bíblia Anotada).

Significa que essa tribo que poderia ter se mantido fiel, desviou-se do caminho da verdade e por isso não aparece mais na lista das doze tribos mencionadas em Apocalipse 7.

Observe que uma simples pesquisa no Google ou Wikipédia nem sempre reflete o que a Bíblia diz. O Google ignora a tribo de Benjamim, e o Wikipedia, por sua vez, lista 13 tribos incluindo Manassés / Efraim e Dã.




Assim como ocorreu com o rei Saul que foi substituído por Davi, Apocalipse 7 revela que Yahweh substituiu a tribo de Dã pelas tribos de Manassés e Efraim.

Que grandes lições podemos aprender daqui!

  • Deus jamais será surpreendido pelos infiéis. Ele sempre Se antecede àqueles que O abandonam. Erra muito quem pensa que de algum modo alguma coisa poderia surpreender ao Senhor. Deus sempre vê e sabe o que vai acontecer, pois é Onisciente. Mas Ele não é um mero expectador, Ele é Juiz, condutor e corretor dos fatos. Silenciosamente e soberanamente Deus conduz a história de acordo com o Seu querer. Nesse aspecto muitos culpam ao Senhor por pecados e calamidades que assolam a humanidade, mentalidade que por si só é um grande erro. Na verdade Deus age consertando e corrigindo erros que o ser humano comete. E ao agir desse modo Deus julga, pune e substitui pessoas de cargos e colocações a que haviam sido imbuídos. "Disse Daniel: Seja bendito o nome de Deus, de eternidade a eternidade, porque dEle é a sabedoria e o poder; é Ele quem muda o tempo e as estações, remove reis e estabelece reis; Ele dá sabedoria aos sábios e entendimento aos inteligentes." (Daniel 2.20-21).
  • Ninguém deveria zombar de Deus porque Ele pode julgar e punir quem Ele quiser. Deus é conhecido por ser o justo Juiz (Salmos 7.11). Ao descumprir os propósitos divinos o homem está zombando de Deus por sua conta e risco. A pergunta que se faz é: por que as pessoas zombam de Deus? E a resposta obvia é que essas pessoas não acreditam em Deus, não creem em Sua santa Palavra, a Bíblia Sagrada, e é justamente na Bíblia que aprendemos acerca de Deus e Seus atributos. As consequências de zombar de Deus são devastadoras e infelizmente a maioria das pessoas optam por desobedecê-Lo. Deus é bom e Ele mesmo alerta a todos: "Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará." (Gálatas 6.7). "Então, o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de Mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos." (Mateus 25.41).
  • Ninguém é insubstituível. Essa é uma grande lição de vida, pois o orgulho e a arrogância fazem com que muitos pensem o contrário e agem como se fossem únicos em suas funções e locais onde se encontram. O único insubstituível é o Senhor, pois Ele é o único Deus. Ao se sentir tão importante o ser humano inconscientemente pensa ser um tipo de deus, e aí comete o pecado da idolatria, que é colocar qualquer pessoa ou coisa no lugar de Deus. A humildade coloca-nos em nosso próprio lugar. Porém, não se deve usar esse tipo de argumento para não buscar ser o melhor no que se faz. A busca da excelência leva-nos a buscar aprimoramento, aperfeiçoamento e performance. Infelizmente vivemos em um tempo em que a busca de tais qualidades é cada vez mais desprezada, a superficialidade assume um papel cada vez mais predominante na sociedade e há os que usam a humildade como desculpa para a preguiça e a procrastinação.
  • Abandonar a Deus e seguir a idolatria é alta traição e prova que tal pessoa jamais conheceu o Senhor. Finalizo essa reflexão com a seguinte pergunta: é possível para alguém que conheceu de fato ao Senhor abandoná-Lo? Muitos diriam que sim, mas a resposta bíblica é NÃO. Não é possível para quem DE FATO conhece a Deus abandoná-Lo. Conhecer a Deus vai muito além de ouvir falar dEle (Jó 42.5), conhecer a Deus é ter comunhão com Ele, é andar com Ele. E os que tem esse privilégio podem até ter momentos de dúvidas e dificuldades, por assim dizer, mas logo voltam aos Seus braços de amor. E acima de tudo, conhecer a Deus só é possível se Deus mesmo Se der a conhecer através da fé salvífica, a qual é um dom dado pelo próprio Deus (Ef 2.8). Ao conceder esse dom o Senhor conduz tal pessoa a andar com Ele próprio e assim conhecê-Lo. Tal pessoa jamais trairá o Senhor, mas os que agem assim nunca O conheceram.
"Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a Mim; e o que vem a Mim, de modo nenhum o lançarei fora." (João 6.37).

"As minhas ovelhas ouvem a minha voz; Eu as conheço, e elas Me seguem. Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão. Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo; e da mão do Pai ninguém pode arrebatar. Eu e o Pai somos um." (João 10.27-30).

"Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo, assim como nos escolheu, nEle, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante Ele; e em amor nos predestinou para Ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de Sua vontade. [...] em Quem também vós, depois que ouvistes a Palavra da Verdade, o Evangelho da vossa salvação, tendo nEle também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa, o qual é o penhor da nossa herança, até ao resgate da Sua propriedade, em louvor da sua glória." (Efésios 1.3-5; 13-14).

"Mas aquele que nos confirma convosco em Cristo e nos ungiu é Deus, que também nos selou e nos deu o penhor do Espírito em nosso coração." (1 Coríntios 1.21-22).

SDG - Soli Deo Gloria!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Assumir Uma Posição Diante de Deus

Ego Eimi – Eu Sou