Como vencer as batalhas espirituais



10 Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do Seu poder.
11 Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo;
12 porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.
13 Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis.
14 Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade e vestindo-vos da couraça da justiça.
15 Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz;
16 embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.
17 Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;
18 com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos
19 e também por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra, para, com intrepidez, fazer conhecido o mistério do evangelho,
20 pelo qual sou embaixador em cadeias, para que, em Cristo, eu seja ousado para falar, como me cumpre fazê-lo.

Explicação

O apóstolo Paulo escreveu esta carta (1.1; 3.1). Os temas e a linguagem comuns a outras cartas paulinas são abundantes em Efésios; suas semelhanças verbais com Colossenses são especialmente notáveis. O aprisionamento mencionado em 3.1 e 6.20 é o mesmo referido em Cl 4.3,10, 18. É provável que se refira aos dois anos de prisão domiciliar de Paulo (60-62 d.C) em Roma, a qual é relatada em At 28. Assim como na carta aos Romanos, Efésios fornece uma compreensão única da teologia de Paulo, pois foi escrita quando Paulo pôde dar-se ao luxo de não ter de tratar de uma controvérsia local importante. O que se destaca em Efésios é a reverência com a qual o mistério da Igreja é contemplado. (A Bíblia de Genebra, introdução à Carta aos Efésios).

O texto sagrado em destaque é conhecido da igreja de Cristo por apresentar a armadura de Deus, onde virtudes espirituais nos são apresentadas por analogia assemelhadas às partes da armadura de um guerreiro. Mas esse texto também é bem conhecido da igreja de Cristo por nos apresentar a realidade da batalha espiritual da igreja contra as hostes do diabo.

12 porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.

Essa é uma daquelas áreas que o crente precisa encarar com muito cuidado, zelo, responsabilidade. Existe uma luta, uma guerra que está sendo travada nesse momento onde o inimigo de nossas almas tenta a todo custo nos afastar de Cristo para nos destruir. 1 Pe 5.8-9 abaixo agrega esse conhecimento:

8 Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar;
9 resisti-lhe firmes na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão-se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo.

Mas não precisamos e não podemos nos deixar intimidar diante desse quadro. A Bíblia nos ensina como vencer o inimigo, e nessa mensagem vamos analisar esse texto e Ef 6 entendendo sobre como vencer as batalhas espirituais.

Muito bem, então COMO VENCER AS BATALHAS ESPIRITUAIS? 

1. Sendo fortalecidos no Senhor e na força do Seu poder
10 Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do Seu poder

Onde está a nossa força? A nossa força vem do Senhor, nosso poder provém daquele que está acima de tudo e de todos. O nosso Deus é vencedor, soberano Senhor e é o único que pode nos ajudar de modo consistente e efetivo.

Nós vamos notar que em diversas outras partes da Bíblia Deus ordena que busquemos a Ele e o Seu poder. Somente na chave bíblica da Bíblia de Genebra há 49 referências! Certamente há muito mais passagens em que nos é ordenado buscar o Senhor e o Seu eterno poder. Mas parece que muitos crentes não entendem essa necessidade.

O fato é que sem o poder de Deus em nossas vidas não temos capacidade de vencer as lutas espirituais. Em João 15.5 Jesus disse que sem Ele nada podemos fazer, isso se acentua muito mais em se tratando das lutas espirituais. E há duas coisas básicas que vc precisa entender sobre essas lutas:

A – O diabo não tem medo de nós. Não pense que o inimigo tem medo de nós, ou que poderíamos vencê-lo sozinhos. De modo algum. O inimigo é muito mais forte do que nós. Porém, em Cristo somos mais que vencedores, e é em Cristo que temos forte refúgio, força e poder para vencer o inimigo. Então ande com Cristo, fique perto de Cristo, abrace a Cristo, e Ele vai te dar toda força e suporte para a obtenção da vitória. Como diz um antigo ditado evangélico, o inimigo não se incomoda com o berro das ovelhas, mas treme diante da voz o supremo PASTOR das ovelhas, Jesus de Nazaré.

B – Essas lutas aparecem disfarçadas. É preciso estarmos atentos diante da realidade da guerra espiritual, pois ela vai se materializar em nosso dia a dia através de circunstâncias em que armadilhas (ciladas vs.11) aparecerão diante de nós para nos prender, ferir e se possível for até nos prejudicar nos destruir. Alguém diria “ah mas o crente não cairá porque Deus o sustentará”, e isso é verdade, desde que essa pessoa busque sempre ser fortalecido no Senhor e na força do Seu poder. Quem pensa que o crente não cai não conhece a Bíblia e nem a história da Igreja, é mentiroso e insensato. 

2. Revestindo-se de toda armadura de Deus
11 Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo

Essa talvez seja a parte central do texto sagrado, onde o apóstolo inspirado pelo Espírito Santo escreveu em detalhes as virtudes a serem praticadas para que possamos ser vencedores de fato. É aqui que de modo analógico, metafórico encontramos o ensino do Senhor para que saiamos vitoriosos nas batalhas que certamente iremos atravessar. Notemos que o Senhor quer que vistamos (pratiquemos) TODA a armadura de Deus, não é só uma parte que faz sentido, mas todas as partes em conjunto.

A – 14 Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade e vestindo-vos da couraça da justiça

Observe que precisamos estar firmes para vencer. Essa firmeza só é possível se fizermos o que o Senhor está mandando-nos fazer aqui. Não obedecê-Lo é ir em direção da inconstância e fraqueza.

A verdade é a Palavra de Deus, vestir-se da Palavra significa viver na prática constante da Palavra. Conhecer a Bíblia e não praticar é dar lugar ao maligno, pois a verdade de Deus, Sua Palavra, constitui-se uma barreira intransponível para o inimigo. Porém o abandono sistemático da Palavra é deixar-se levar pelo mundo envolvendo-se em circunstâncias em que o inimigo está escondido e preparado para nos atingir.

Vestir-se da couraça da justiça é ser justificado por Cristo (Rm 5.1). A justificação que Cristo nos dá é essencial para a vitória nas guerras. Quem está em Cristo não está preso, submisso ao mal, mas a couraça da justiça o protegerá dos ataques satânicos. Essa é uma das razões pelas quais observamos quem é verdadeiro crente e quem é um emocionado. O crente verdadeiro anda vestido dessa justiça e nada o pode destruir.

B – 15 Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz
Significa que nossos passos precisam ser dirigidos pela Palavra de Deus. O Salmo 119.105 faz coro com esse texto.

“Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos.”

Andar na Bíblia é uma referência direta com a nossa caminhada, nossos passos na estrada da vida. E nesse caminho poderão haver serpentes e escorpiões que virão para tentar nos envenenar e nos tirar do caminho. Por isso irmão, andemos sempre preparado com esses calçados espirituais, a prática da Bíblia Sagrada, que é o que nos dá segurança e proteção.

C - 16 embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno

Essa parte do texto nos fala dos dardos inflamados, que são ataques do inimigo que vem assim como se diz “do nada”. Isso porque a figura empregada fala dos dardos inflamados do maligno que vem de repente, quando a gente menos espera, e o objetivo dele é nos incendiar em um tipo de situação contrária à fé. Então vigiemos e oremos, busquemos o fortalecimento da nossa fé, pois quando esses ataques ocorrerem será a fé que nos sustentará e nos dará a vitória apagando esses dardos inflamados. 

Um detalhe curioso é que a fé é intelectiva, ou seja, a fé em Deus é algo que está em nossa mente e em nosso coração. Os dardos do inimigo vão tentar nos dizer que a Palavra de Deus não é verdadeira e até nossos sentimentos poderão ser empregados para nos destruir. Portanto, levantar o escudo da fé significa cuidar da mente e do coração. Andar na fé é estar na batalha com o escudo erguido, em posição de defesa, e não deixando-o caído ao chão ou com as mãos abaixadas.

D. 17 Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus

Como acabamos de dizer, a fé está diretamente ligada às nossas convicções bíblicas. Por isso que a próxima parte da armadura de Deus é o capacete da salvação. Ora amados, só os salvos vencerão essa batalha, e isso porque eles tem convicção de sua salvação em Cristo Jesus. O capacete da salvação aqui é apresentado como sendo a parte da armadura que protege uma das partes vitais da vida humana, a cabeça. É na cabeça que está o cérebro, local central do corpo humano, onde fica armazenado todo nosso conhecimento bíblico. É aqui que ocorrem nossas decisões e pensamentos. A mente protegida pelo capacete da salvação jamais será destruída pelos ataques dos demônios, pelo contrário o crente prevalecerá porque sua mente, pensamentos e convicções estão debaixo da proteção do Senhor.

Finalmente a espada do Espírito Santo, que é a Palavra de Deus. Se as demais peças da armadura fornecem proteção, a espada é arma de ataque. O que isso significa? Que diante das lutas que enfrentaremos usaremos a Palavra de Deus para vencer! Deus nos assegura que “passarão os céus e a Terra, porém a Palavra de Deus não passará” (Mt 24.35). Também que nem um i ou um til passarão (Mt 5.19). Meus irmãos, a Bíblia Sagrada é a nossa arma de ataque diante dos problemas, crises e investidas do inimigo. Não temos nada, exceto a Palavra de Deus que nos garante a vitória contra o mal.

Como usar a Bíblia? Declarando, proferindo, lendo, recitando e obviamente, PRATICANDO. (Citar o exemplo do Salmos 23). Esse é só um exemplo, mas um outro exemplo muito prático e a prática do perdão. Se nos ofenderem, a prática do perdão é a prática da Palavra e isso destrói os ardis de satanás. O mesmo ocorre quando erramos, pedir perdão anula e cancela as artimanhas do mal. Esses são só alguns exemplos, mas na vivência da fé é que aprendemos a praticar e manejar a espada do Espírito que é a Palavra de Deus. 
Irmãos, vestir a armadura de Deus é essencial para vencermos as ciladas do inimigo e permanecermos inabaláveis (vs.11). Vc quer isso? Vc deseja isso? Então siga em frente e vista a sua armadura dia após dia.

3. Orando, suplicando, vigiando e perseverando 
18 com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos

Mas a Palavra de Deus também nos dá uma última orientação nesse texto maravilhoso. O vs.18 vem nos mostrar que tudo que foi falado até aqui precisa de um reforço, sem o qual não haverá a manifestação do poder de Deus, e até a armadura será impraticável.

A – Oração e súplica. Irmãos sem oração nada se faz, sem oração somos fracos, sem oração até a Bíblia se torna maçante e cansativa. Por isso que muitos crentes estão fracos e não conseguem perseverar. O conhecimento a Bíblia sem oração um fardo e não prazeroso. Mas Paulo acrescenta a súplica que é a oração mais intensa que sai de nosso coração. Não aquela oração metódica e fria, mas que vem carregada de sentimento, quebrantamento e sinceridade de alma. Há um outro elemento ligado à oração que não pode ser esquecido: a intercessão. Oração intercessória é aquela que fazermos por outras pessoas, irmãos que estão passando por lutas e dores e que precisam ser sustentados em oração.

B – Vigiando e perseverando. Todo esse ensino não terá valor se o crente não vigiar e perseverar vigiando. Isso porque em dados momentos nós somos levados a baixar a guarda e parar de vigiar. Mas a guerra não parou, por isso que vigilância e perseverança são primordiais para a obtenção da vitória. Não adianta nadar, nadar e morrer na praia. É preciso ser fiel até a morte, até o fim de tudo, porque quando tudo se acabar e quando o fim chegar, entraremos na melhor parte da vida, onde desfrutaremos da alegria da vitória. 

Conclusão

Ser um vencedor requer de nós essas atitudes. Quando queremos algo vamos atrás e fazemos de tudo para obtermos aquilo que desejamos. Se desejamos ser vitoriosos nas batalhas espirituais, precisamos praticar tudo isso que aqui nos foi apresentado.

Deus dá a vitória? Sim, claro! Mas só os que lutam em Cristo e por Cristo saem vitoriosos. 

Vc já está na luta? Glória a Deus por isso! Continue irmão, a vitória está chegando e o Senhor honrará vc. Não tome nenhuma atitude precipitada, não faça nada que posse denegrir a glória de Deus, seja firme, vigie, ore, vista a sua armadura, persevere e vc verá o inimigo cair, as armadilhas e circunstâncias se desenrolando e Deus te dando toda a vitória. 

Que Deus te abençoe!

SOLI DEO GLORIA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Assumir Uma Posição Diante de Deus

Coragem de camundongo