Vidas edificadas em Cristo


Mateus 7:24-27

24 Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha;

25 e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha.

26 E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia;

27 e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína.


Edificando a vida sobre Cristo


No ano de 2010 ocorreu um deslizamento em Niterói / RJ, onde estima-se que o número de mortos passou de 200 pessoas. Famílias inteiras foram dizimadas porque construíram suas casas num local onde anteriormente havia um lixão. O solo inconsistente não suportou o peso exercido pelas casas e cedeu em um grande deslizamento morro abaixo. Essa é uma questão social muito grave no nosso país, e ano após ano as tragédias se repetem. No ano seguinte à tragédia de Niterói, em 2011, aconteceu algo semelhante em Teresópolis / RJ, e nesse ano de 2022 mais uma vez outra tragédia aconteceu na mesma cidade. A construção de moradias em locais de risco, sem infraestrutura adequada, aliada à falta de sensatez dos moradores que sabem que estão construindo em locais inadequados, pré-anunciam as tragédias. Esse triste fato ilustra bem a passagem lida de Mateus 7:24-27, onde Jesus fala de duas casas, uma edificada a rocha e outra sobre um terreno inconstante e inseguro, a areia.


Explicação


Um dos verbos centrais do texto é “edificado”, que significa: 1 - Construído, erguido. 2 - Induzido à virtude. Podemos entender que o desejo do Senhor é que nos instruindo e induzindo à verdade da Palavra de Deus, seja à semelhança de uma casa, nos edificando (construindo, erguendo). Lembremos que o nosso corpo é chamado de casa, templo, habitação do Espírito Santo. Então essa é a conhecida figura da construção, onde somos comparados a um edifício que Deus está construindo. O apóstolo Paulo usou essa figura diversas vezes: Rm 14:19; 15:2; 1 Co 3:9; 14:5,12,17,26; 2 Co 5:1; 10:8; 12:19; 13:10; Ef 2:20-22; 4:12,16,29. E no NT também encontramos várias ocorrências desta figura da construção / edificação, relacionado ao crescimento cristão: Hb 11:10; 1 Pe 2:5.


Tempestades na Palestina não são frequentes, mas podem ser violentas. Ainda que as casas do tolo e do sábio possam, por longo tempo parecerem igualmente seguras, quando a tormenta vem, a destruição da casa do tolo é total (Isaías 28:14-18). Assim é a vida daqueles que ignoram as Palavras de Jesus. (A Bíblia de Genebra).


Desde os primórdios bíblicos a Rocha é uma figura emblemática, ela representa a segurança que somente Deus pode nos dar, como segurança, sustentação e firmeza. Ele é a Rocha Eterna!


“Tirou-me de um poço de perdição, de um tremedal de lama; colocou-me os pés sobre uma rocha e me firmou os passos.” Salmos 40:2.


“Confiem para sempre no Senhor, pois o Senhor, somente o Senhor, é a Rocha eterna.” Isaías 26:4.


“Pois quem é Deus além do Senhor? E quem é Rocha senão o nosso Deus?” 2 Samuel 22:32.


“Lembravam-se de que Deus era a sua Rocha, de que o Deus Altíssimo era o seu Redentor.” Salmos 78:35.


Argumentação


Uma vez que devemos andar / viver EDIFICADOS em Cristo, o que aprendemos na parábola ensinada por Jesus acerca da edificação da fé?


1 – A edificação espiritual começa ao ouvirmos a Palavra de Deus


Fica muito claro na leitura, que primeiramente se ouve a Palavra do Senhor. Se desejamos ser edificados no Senhor precisamos ter tempo para a Palavra. Uma base que deve ser mantida a qualquer custo é a frequência aos trabalhos da igreja. Mas ainda é pouco para os que muito desejam ser fortalecidos e edificados, estes sabem que precisam buscar mais através da leitura e estudo da Bíblia em seus lares.


Reforçando esse ensinamento encontramos em Rm 10:17 a importância do ouvir:


“E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo.”


Mas é preciso compreender a Palavra que foi lida e ouvida.


Em Provérbios 2:1-7 aprendemos que ao lermos a Bíblia, o Senhor fala conosco nos transmitindo sabedoria e conhecimento, elementos essenciais à nossa edificação.


1 Filho meu, se aceitares as minhas palavras e esconderes contigo os meus mandamentos,

2 para fazeres atento à sabedoria o teu ouvido e para inclinares o coração ao entendimento,

3 e, se clamares por inteligência, e por entendimento alçares a voz,

4 se buscares a sabedoria como a prata e como a tesouros escondidos a procurares,

5 então, entenderás o temor do SENHOR e acharás o conhecimento de Deus.

6 Porque o SENHOR dá a sabedoria, e da sua boca vem a inteligência e o entendimento.

7 Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos; é escudo para os que caminham na sinceridade,

8 guarda as veredas do juízo e conserva o caminho dos seus santos.

9 Então, entenderás justiça, juízo e equidade, todas as boas veredas.

10 Porquanto a sabedoria entrará no teu coração, e o conhecimento será agradável à tua alma.


O salmista Davi nos ensina que precisamos guardar a Palavra de Deus dentro do nosso coração, e como ela é poderosa para iluminar nossos passos e nossos caminhos.


“Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti.” Salmos 119:11.


“Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos.” Salmos 119:105.


2 – A edificação espiritual se dá através da prática da Palavra de Deus


Na leitura do texto de Mateus 7 notamos que nos dois casos a Palavra de Deus foi ouvida, o diferencial é que aquele que fora edificado praticou o que aprendeu, ao contrário do outro que não praticou.


Mas não basta ouvir, e ler a Bíblia, para que haja real edificação espiritual, se faz necessária a prática da Palavra de Deus. E esse é o ponto em que muitos tropeçam e caem, pois a primeira parte é relativamente fácil comparada a esta segunda instrução de Deus. Ele exige que pratiquemos em nossas vidas aquilo que aprendemos. A teoria precisa vir à prática. Vejamos o que diz Tiago 1:19-27.


19 Sabeis estas coisas, meus amados irmãos. Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar.

20 Porque a ira do homem não produz a justiça de Deus.

21 Portanto, despojando-vos de toda impureza e acúmulo de maldade, acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma.

22 Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.

23 Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não praticante, assemelha-se ao homem que contempla, num espelho, o seu rosto natural;

24 pois a si mesmo se contempla, e se retira, e para logo se esquece de como era a sua aparência.

25 Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar.

26 Se alguém supõe ser religioso, deixando de refrear a língua, antes, enganando o próprio coração, a sua religião é vã.

27 A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo.


É necessário praticar aquilo que o Senhor nos manda em Sua Palavra, em sinal de obediência a Ele, pois é a obediência que nos distingue dos filhos das trevas.


Efésios 2.2 nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência;

Efésios 5.6 Ninguém vos engane com palavras vãs; porque, por essas coisas, vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.


Colossenses 3.5 Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria; 3.6 por estas coisas é que vem a ira de Deus [sobre os filhos da desobediência].


É necessário compreender que ao ouvir e conhecer a Palavra de Deus nos tornamos responsáveis por Sua prática, agora somos conhecedores da vontade de Deus, portanto mais culpados do que aqueles que não conhecem a mesma. É necessário o exercício da vontade, não é nada emocional, é prático, racional, fruto da fé.


É nesse momento que o servo de Deus se depara com suas limitações. Em alguns aspectos a Palavra de Deus é de fácil prática, em outros não se trata de algo tão simples assim. E é nesse momento que vamos verificar na prática qual o nível de compromisso que a gente tem, e não é bisbilhotice, mas veremos também o nível de compromisso das outras pessoas que se declaram crentes. Por isso que a edificação espiritual exige esforço.


3 – A edificação espiritual exige esforço


No texto lido notamos que o homem que ouve e não pratica a palavra de Deus é comparável à pessoa que busca uma vida fácil, sem regras, normas ou limites, em síntese, uma vida sem compromisso com Deus; essa é a casa edificada sobre a areia.

Já o homem que ouve e pratica a Palavra de Deus, é comparável a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha. Imaginamos que a construção de uma casa exige (e exigia muito mais) esforço. Pois pensemos agora nessa casa sendo edificada sobre uma alta rocha. Havia toda uma dificuldade para SUBIR naquela rocha, e para perfurá-la e fazer nela o fundamento necessário.


3.1 - Subir na rocha – essa é uma figura bíblica da vida de oração:

- Moisés subiu o Monte Sinai e recebeu as tábuas da lei, os 10 mandamentos. Eu fico imaginando, a escalada daquele monte, quanto tempo ele teria levado para chegar no topo. Segundo o Google, “entre a base e o pico, existe uma escadaria escavada na rocha com cerca de 4000 degraus (leva 3 horas a subir), chamada ‘Sikket Saydna Musa’, que significa, em árabe, ‘O Caminho de Moisés’.” Mas quando Moisés subiu não havia essa construção, foi tudo muito rústico, difícil, talvez ele tenha levado metade de um dia, ou mais, para subir.

- Elias subiu o Monte Carmelo, e foi ali, buscando a presença de Deus intensamente em meio a uma crise terrível que o povo de Deus passava, que Deus o respondeu lançando fogo do Céu no altar que Elias havia edificado. E foi ali que o Senhor deu vitória para o povo de Deus.

- O próprio Senhor Jesus subiu ao monte para orar muitas vezes. 


O que caracteriza os montes são as grandes rochas que há neles, mesmo que não sejam vistas ou que estejam debaixo de uma grande quantidade de terra e vegetação, mas sem a base rochosa os montes não existiriam. 


Isso não significa que precisamos subir montes para orar, no NT o Senhor não nos manda subir a nenhum monte, mas manda-nos entrar em nosso quarto e orarmos em secreto (Mt 6:6), e disse que a sua casa é a Casa de Oração (Mt 21:13). Significa que precisamos desenvolver essa comunhão com Deus, e que isso nem sempre é muito fácil. Pelo contrário, em geral exige muito esforço.


A vida de oração é necessária para que consigamos edificação espiritual.


3.2 – Construir sobre a rocha – como já ressaltamos, essa é a figura do esforço. Engana-se quem pensa que ser crente é fácil. Se por um lado ser crente é fácil porque Cristo já conquistou a nossa salvação – “pela graça sois salvos mediante a fé” Efésios 2:8 - por outro lado, quem não se esforça não entrará no Céu; a Bíblia nos diz que precisamos nos esforçar para conseguirmos ir para o Céu.


“Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele.” Mateus 11:12.

“Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.” 

Hebreus 12:14.


3.3 – Jesus é a Rocha – toda essa ilustração é muito rica pois a casa representa a nossa vida, e a rocha é Jesus. Vejamos o que diz 1 Pe 2:6-10.


6 Pois isso está na Escritura: Eis que ponho em Sião uma pedra angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será, de modo algum, envergonhado.

7 Para vós outros, portanto, os que credes, é a preciosidade; mas, para os descrentes, A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra, angular

8 e: Pedra de tropeço e rocha de ofensa. São estes os que tropeçam na palavra, sendo desobedientes, para o que também foram postos.

9 Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;

10 vós, sim, que, antes, não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus, que não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes misericórdia.


Construir a casa sobre a rocha é viver a vida sobre os mandamentos, regras, princípios e normas estabelecidos por Deus em Sua Palavra, a Bíblia.


4 – A edificação espiritual concede segurança


Na parábola contada por Jesus, os dois projetos de vida foram provados, passaram por crises, lutas e dificuldades. A grande diferença entre os dois projetos de vida, é que:

- a casa edificada sobre a rocha resistiu à tempestade, aos ventos, aos rios que transbordaram e não caiu, porque fora edificada sobre a rocha.

- a casa edificada sobre a areia representa o projeto de vida fácil, sem compromisso com Deus, e é caracterizada pela insegurança.

Simbolicamente o Senhor Jesus está referindo-se aqui às dificuldades da vida, tentações, problemas, sofrimentos e pressões a que todos nós passamos. Em última análise Ele refere-se à própria morte, momento em que todos os seres humanos passarão pela prova final de suas vidas.


Conclusão


Aquela casa que fora edificada sobre a areia não resistiu e desabou. O alerta do Senhor é no sentido de que estejamos nos preparando para o enfrentamento das adversidades da vida através da edificação sobre a Sua Palavra.


MAIO É O MÊS DO LAR! Certamente o tratar de CASAS edificadas cada um em um terreno diferente, Jesus nos entregou lições pertinentes não somente à nossa edificação espiritual, individualmente falando, mas a palavra CASA traz em si o sentido mais amplo de lares, famílias. Isso traz para nós um sentido muito mais sério e profundo em nossa reflexão.


Portanto, edificar a vida sobre a rocha é também edificar a família sobre a Rocha, o lar sobre a Rocha que é Jesus. Isso significa viver de acordo com a Palavra de Deus, ter uma vida regida pelos princípios estabelecidos pelo Senhor. Isso é ANDAR (viver) EDIFICADOS NELE (em Cristo). 


Concluímos que apesar de quaisquer dificuldades, ser edificado em Cristo:

- é a VONTADE DE DEUS; 

- é uma DÁDIVA DE DEUS;

- é POSSÍVEL a todo aquele que crê;

- VALE A PENA qualquer esforço que façamos para obter.


Que seja este o seu projeto de vida, seu sonho, ideal e realidade.


Soli Deo Gloria!!!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus