Entendes o que lês?

 Atos 8:26-40

“Correndo Filipe, ouviu-o ler o profeta Isaías e perguntou: Compreendes o que vens lendo?” Atos 8:30.


Tema central do texto: Deus agindo na Igreja Primitiva. 

Doutrina: a soberania divina. 

Temas secundários: 

  • a disponibilidade de Filipe
  • evangelização e missões. 


A atitude de Filipe nos ensina que para sermos usados por Deus precisamos ter disponibilidade. A obra de Deus necessita de gente disponível não só para ouvir, mas para falar a Sua Palavra nesse mundo decaído. A correria e o sedentarismo consomem nosso maior ativo - o tempo. Mas e a obra do Senhor? Nesses tempos de crise econômica, onde as pessoas necessitam trabalhar cada vez mais para manterem suas contas em dia, a obra de Deus, mais que nunca, tem sofrido. Por isso há uma necessidade latente em refletirmos acerca da nossa disponibilidade para fazer a vontade daquEle que nos chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz. Você é uma pessoa disponível para Deus? Calma! Não diga um SIM tão rápido. Te convido a refletir sobre isso.

Mas como assim disponível???


1. Disponível para ouvir a voz de Deus (vs.26,29)

"Um anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Dispõe-te e vai para o lado do Sul, no caminho que desce de Jerusalém a Gaza; este se acha deserto. Ele se levantou e foi. [...] Então, disse o Espírito a Filipe: Aproxima-te desse carro e acompanha-o." 

Isso requer tempo com Deus, sensibilidade, discernimento e disposição para obedecer. 

Felipe recebeu o chamado não para ir a um lugar populoso, mas para um lugar deserto. Isso contradiz de certo modo as nossas perspectivas porque em geral pensamos em números. Mas as pessoas, almas não são simples números. Quando se trata de igreja uma relação facilmente fazemos uma ligação entre crescimento numérico e espiritual. Por mais que saibamos que o crescimento numérico nem sempre traduz saúde, pode ser "inchaço", temos a tendência de menosprezar igrejas pequenas e supervalorizar igrejas grandes e numerosas. Acredito que isso provém da ideia e da bondade dos nossos corações, do desejo de que muitas pessoas sejam salvas. Porém quem salva é Deus, e se as pessoas vão para a igreja por mero convencimento humano, isso não é salvação. Mas sim é claro existem muitas igrejas grandes e que não se trata de doença ou anomalia espiritual, o tal "inchaço", mas de crescimento orgânico e real. 

Por isso que nos causa uma certa sensação estranha quando Deus manda Seu servo ir pregar num lugar deserto. Porém, este Lugar deserto era também um lugar de passagem uma, estrada onde muita gente passava. Então obviamente Felipe percebeu que a ordem de Deus era para evangelizar alguém que passaria por lá. 


2. Disponível para ir fazer a obra de Deus (vs.27-31)

"Eis que um etíope, eunuco, alto oficial de Candace, rainha dos etíopes, o qual era superintendente de todo o seu tesouro, que viera adorar em Jerusalém, estava de volta e, assentado no seu carro, vinha lendo o profeta Isaías. Então, disse o Espírito a Filipe: Aproxima-te desse carro e acompanha-o. Correndo Filipe, ouviu-o ler o profeta Isaías e perguntou: Compreendes o que vens lendo? Ele respondeu: Como poderei entender, se alguém não me explicar? E convidou Filipe a subir e a sentar-se junto a ele." 

A - A disponibilidade de Felipe está em sua real obediência. Ele se levantou e foi - disposição (26b). 

B - Viu o eunuco - observação - e não se deteve (27-28). Não se menosprezou diante de alguém da riqueza, diplomacia, realeza, vida política. Poderia ser qualquer um de nós, diante de alguém que nos parece ser uma pessoa mais importante que nós. Ele estava apto para evangelizar e foi o que ele fez. 

C - Correu, se esforçou para ganhar aquela alma (30a). (Seria ele o primeiro atleta evangelista?) Evangelização e missões requer esforço, trabalho e dedicação. Pode ser missões urbanas no bairro, na rua, um trabalho evangelístico, por exemplo. Mas pode ser também o trabalho missionário realizado pela igreja, ou por um departamento como a SAF, apoiando e dando suporte a alguém que está distante de nós. É preciso esforço, dedicação, vontade. Imaginemos a cena: Filipe correndo ao lado do carro (veículo puxado por animais) e falando enquanto corria. Devia ser coisa de 20 ou 30 km por hora, mas ele corria e falava ao mesmo tempo. Nesse momento ele estava tentando dialogar com o eunuco.  Ainda não era evangelização propriamente dita, mas ele estava nesse empenho, nessa intenção. 

D - Falou – iniciativa e preparo (30b). Nosso irmão Filipe não perdeu tempo. Ele fez o que o apóstolo Paulo ensinaria mais tarde: 

"Portai-vos com sabedoria para com os que são de fora; aproveitai as oportunidades." Colossenses 4:5 

Ele viu a oportunidade e não perdeu tempo, estava atento à situação e preparado para falar. E não falar aleatoriamente, mas falar do Evangelho, e preparado para responder às indagações daquele homem. Geralmente somos muito bons para falar e falamos bastante daquilo que gostamos, pois porque gostamos, nos informamos mais e melhor respeito. 

Existem vários métodos evangelísticos que podem nos adequar às mais variadas situações, nos dando entendimento e condições de aproveitar do menor ao maior tempo e evangelizar uma pessoa. Mas há um método que eu gosto muito, é o Evangelismo Explosivo, que inclusive o utilizamos no curso do Instituto Bíblico Aprender para Servir e na Igreja Presbiteriana de São Mateus. Esse método está disponível gratuitamente na internet, é só você procurar no Google, Evangelismo Explosivo, e você terá não apenas o curso como diversos materiais que podem ser úteis no seu aprendizado evangelístico, tornando você uma pessoa mais preparada para a expansão do Reino de Deus.


3. Disponível para ensinar (vs.35)

"Então, Filipe explicou; e, começando por esta passagem da Escritura, anunciou-lhe a Jesus. [...] Mas Filipe veio a achar-se em Azoto; e, passando além, evangelizava todas as cidades até chegar a Cesareia."

Por isso chegamos ao final da nossa mensagem - Felipe estava disponível para ensinar a Palavra de Deus. Ele não somente estava ali e conversando com o eunuco, mas o Senhor o colocou numa posição tão peculiar e importante, que ele começou a ensinar aquele alto oficial da Rainha Candace, dos etíopes, acerca de Jesus Cristo e Sua encarnação e obra redentiva, em cumprimento às profecias do profeta Isaías. 

A - Explicou a Palavra (35a). Fazer missões, evangelizar, envolve não apenas o tema evangelismo, mas quando lidamos com pessoas, temos que nos preparar melhor para explicar quaisquer assuntos que possam no ser indagados acerca da palavra. 

B - Começando por essa passagem (35b). Felipe foi sábio ao aproveitar essa grande chance que Deus lhe concedera, e começando por esse texto não ficou apenas nessa passagem, mas usou essa passagem como um início para a evangelização em si, onde culminaria anunciando Jesus. Tudo que falamos da Bíblia para os ímpios deve ser visto como uma oportunidade de anunciar Jesus Cristo. Ele é o foco central das Escrituras, e não podemos perder nenhuma chance de anunciar a salvação ainda que a pessoa nos pergunte acerca de qualquer outro tema, devemos sempre enfatizar a pessoa do Senhor Jesus Cristo o único Senhor e Salvador. O único que pode solucionar crises, transformar vidas, resolver problemas e salvar almas. 

C - Anunciou Jesus (35c). Finalmente Felipe cumpriu aquilo que o senhor viria designar a fazer ele anunciou Jesus perceba que esse é o ápice esse é o momento culminante esse acontecimento esse encontro programado por Deus na eternidade onde Felipe é apenas um instrumento útil nas mãos de Deus o seu possuidor aliás Essa é a vontade do pai para cada um de nós. 

"Se alguém se purificar dessas coisas, será vaso para honra, santificado, útil para o Senhor e preparado para toda boa obra." 2 Timóteo 2:21. 

Sempre contamos com a ajuda do Espírito Santo, obviamente sem Ele nada podemos fazer  mas o preparo bíblico é essencial. 


Conclusão 

A história de Filipe nos ensina como devemos nos portar para a realização da obra de Deus. Deus pode contar conosco? Estamos disponíveis? 


Aplicações práticas 

Precisamos aprender com o Diácono Filipe a ter disponibilidade. 

1. Temos ouvidos para ouvir a voz de Deus? Bíblia, oração, meditação, frequência aos trabalhos da Igreja. 

2. Temos disposição para servir a Deus? Para fazer a obra de Deus é preciso disposição, observação, esforço e iniciativa na execução. 

3. Estamos prontos para ensinar a Palavra? Devemos nos preparar ao máximo, mas o Senhor é Quem coloca em nossos corações e lábios a Sua Palavra.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Assumir Uma Posição Diante de Deus

Coragem de camundongo