O nascimento de Jesus

Gentile da Fabriano | Public Domain

Lucas 1:26-38; 2:1-7

"No sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado, da parte de Deus, para uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com certo homem da casa de Davi, cujo nome era José; a virgem chamava-se Maria. E, entrando o anjo aonde ela estava, disse: Alegra-te, muito favorecida! O Senhor é contigo. Ela, porém, ao ouvir esta palavra, perturbou-se muito e pôs-se a pensar no que significaria esta saudação. Mas o anjo lhe disse: Maria, não temas; porque achaste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um Filho, a Quem chamarás pelo nome de Jesus. Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo; Deus, o Senhor, Lhe dará o trono de Davi, Seu pai; Ele reinará para sempre sobre a casa de Jacó, e o Seu reinado não terá fim. Então, disse Maria ao anjo: Como será isto, pois não tenho relação com homem algum? Respondeu-lhe o anjo: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te envolverá com a Sua sombra; por isso, também o Ente santo que há de nascer será chamado Filho de Deus. E Isabel, tua parenta, igualmente concebeu um filho na sua velhice, sendo este já o sexto mês para aquela que diziam ser estéril. Porque para Deus não haverá impossíveis em todas as suas promessas. Então, disse Maria: Aqui está a serva do Senhor; que se cumpra em mim conforme a tua palavra. E o anjo se ausentou dela." Lucas 1:26-38.

"Naqueles dias, foi publicado um decreto de César Augusto, convocando toda a população do império para recensear-se. Este, o primeiro recenseamento, foi feito quando Quirino era governador da Síria. Todos iam alistar-se, cada um à sua própria cidade. José também subiu da Galileia, da cidade de Nazaré, para a Judeia, à cidade de Davi, chamada Belém, por ser ele da casa e família de Davi, a fim de alistar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida. Estando eles ali, aconteceu completarem-se-lhe os dias, e ela deu à luz o seu Filho primogênito, enfaixou-O e O deitou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria." Lucas 2:1-7.


O nascimento do Messias é cercado de elementos que exaltam esse marco bíblico de modo peculiar e triunfal. Há uma série de eventos que são narrados nas Escrituras e que provam que Ele veio e cumpriu a Sua missão. Lembremos que o nascimento de Jesus ocorreu para que Ele cumprisse perfeitamente a Lei de Deus, morresse em nosso lugar e ressuscitasse ao terceiro dia.

Mas há três eventos que se destacam de modo triunfal. É sobre eles que falarei aqui nessa mensagem.

1. O evento profético

Alguns estudiosos afirmam que existem mais de 300 citações proféticas vetero testametárias sobre a vinda do Messias. Certamente são inúmeros os textos sagrados que falam sobre esse evento. A probabilidade de se cumprirem em uma só pessoa tantas profecias, por mera coincidência, é nenhuma! Elas só se concretizaram por se tratar de JESUS!

Vamos verificar dois textos proféticos que falam da vinda de Jesus.

O primeiro texto da Bíblia que trata sobre esse tema está em Gênesis 3:15. 

“Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu Descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu Lhe ferirás o calcanhar.” Gênesis 3:15.

Justamente no primeiro livro da Bíblia Deus colocou essa profecia, a primeira sobre a vinda de Jesus, o Descendente da mulher que feriu a cabeça da serpente, satanás. Foi para isso que Cristo veio, Ele destruiu completamente satanás. Agora os seus dias já estão contados e pouco tempo lhe resta, pois Cristo virá e julgará a todos, o inimigo já está condenado.

E o segundo texto está num dos livros bíblicos que mais falam sobre a vinda de Cristo, que é o livro do Profeta Isaías.

“Portanto, o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que a virgem conceberá e dará à luz um Filho e lhe chamará Emanuel.” Isaías 7:14.

Este texto é marcante, pois resume em poucas palavras duas realidades primordiais acerca do Messias: seu nascimento virginal como um sinal divino de que Ele é o Filho de Deus. E um de Seus nomes / adjetivos, Emanuel, que significa “Deus conosco”.

2. O evento histórico

A. O local onde Jesus nasceu é um ponto importantíssimo de Sua historicidade. A localidade registra o lugar físico do mundo onde cada um de nós nasceu. Assim foi também com Jesus, pois Ele é perfeitamente Homem e perfeitamente Deus. Como Deus Ele não precisava de ter um lugar na Terra. Aliás este planeta que foi criado por Ele não é suficiente para conter a Sua glória. Mas como Homem era-Lhe necessário ter um lugar em que nascesse. E o lugar escolhido foi Belém.

“E tu, Belém-Efrata, pequena demais para figurar como grupo de milhares de Judá, de ti Me sairá o que há de reinar em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.” Miquéias 5:2.

B. O recenseamento decretado por César Augusto (Lucas 2:1-5). Lucas teve o cuidado de registrar esse momento histórico no intuito de explicar o que José e Maria estavam fazendo em Belém quando se completaram os dias da gravidez de Maria, se eles eram de Nazaré (Lc 1:26). Nada acontece por acaso, e foi nessa situação que Cristo veio.

O recenseamento romano obrigou José e Maria a voltarem a Belém, cidade natal de José (Lucas 2:4-6). O alistamento possuía alguns objetivos:

- Cadastramento dos nomes, ocupação, esposas, filhos, servos e propriedades.

- Cadastramento do valor de suas propriedades, dinheiro e outros recursos que pudessem servir para pagamentos de impostos e fornecimento de homens para o exército.

Esse deslocamento promoveu o cumprimento de mais uma profecia, dessa vez anunciada pelo profeta Miquéias, de que o Messias nasceria em Belém, cidade de Davi (Miquéias 5.2). (Jesuseabiblia.com).

O fato é que a vinda de Jesus é inegável. O Seu nascimento entrou na história da humanidade de tal modo que a dividiu em duas partes, antes e depois dEle. Estamos no ano 2021 d.C. – depois de Cristo.

3. O evento sobrenatural – chuva de milagres

A. As aparições de anjos. Os anjos aparecem na Bíblia com uma certa frequência, porém sempre que isso ocorre é por alguma razão muito especial para Deus. Os anjos são seres espirituais, santos, isto é, sem pecado. Eles são mensageiros de Deus 

Lucas 1:11 – a Zacarias

Mateus 1:20 – a José

Lucas 1:26 – a Maria

Lucas 2:9,13 – aos pastores no campo

B. A estrela de Belém e os magos

Os magos

Magos ou reis magos? Esta é a primeira questão. A tradição católico romana diz que eram “reis magos”, porém, a Bíblia não diz isso. Em nenhum lugar das Escrituras encontramos a expressão “reis magos”. De acordo com Mateus, eles eram apenas, e tão somente, magos (Mt 2.1). E o que eram os magos naquela época? Magos, ou sábios (como aparece em algumas versões da Bíblia em inglês) eram aqueles que se dedicavam ao estudo das estrelas. Vieram do Oriente, de terras em que a astronomia era praticada, provavelmente dos países que conhecemos hoje sob o nome de Irã e Iraque. E quantos eram eles? A Bíblia não diz. Diz apenas “uns magos”. Imagina-se três por causa dos três presentes que a criança recebeu (Mt 2.11). Contudo, podem ter sido dois, seis, nove, doze, dezoito, vinte... A tradição oriental cria em doze magos e entre eles os armênios falavam em quinze. Não sabemos. A Bíblia não diz. Não sabemos também os seus nomes. A Igreja Católica os chama de Melchior, Baltazar e Gaspar, porém, sem nenhuma base bíblica. Vemos que os magos são personagens misteriosos na história de Jesus. Pouco sabemos a respeito deles. O que sabemos é que eles desempenham um papel especial na história de Cristo. Eles mostram que Jesus é o Salvador não apenas dos judeus, mas de todos os povos. Ele é digno de toda honra e adoração, por isso a longa viagem e a entrega de presentes tão valiosos. Estes são os verdadeiros magos (não reis-magos) da história de Cristo. Vamos ver agora outro elemento da história do Natal que também tem sido mal compreendido.

A estrela

Como a estrela que guiou os magos até Jesus é geralmente apresentada? Na maioria das figuras ela é grande e com intenso brilho. Em alguns casos, ela aparece até com uma grande cauda, própria de cometa. Como terá sido esta estrela, na realidade? O texto de Mateus nos leva a crer que era uma estrela de proporções normais. Os magos somente a identificaram porque eram estudiosos das estrelas. Conheciam os astros celestes e perceberam que aquela estrela era especial. E, de fato, se fosse uma estrela gigantesca, com intenso brilho e fulgor, como geralmente aparece representada, não só os magos a teriam visto, mas também Herodes e todo o povo de Jerusalém. Tamanho astro celeste não passaria despercebido por aquelas terras em que a iluminação vem sempre do céu. Todos iriam atrás da estrela, não só os magos! Deus falou com os magos por meio de uma linguagem que só eles compreendiam – uma estrela. E como eles associaram esta estrela ao nascimento de Jesus? Teriam eles acesso às Escrituras para, como os judeus, esperar a vinda do Messias? Conheciam os magos a profecia de Números 24.17? “Vê-lo-ei, mas não agora; contemplá-lo-ei, mas não de perto; uma estrela procederá de Jacó, de Israel subirá um cetro que ferirá as têmporas de Moabe e destruirá todos os filhos de Sete.” Ou teriam tido uma revelação mais direta de Deus quanto ao significado desta estrela? Todas as respostas são possíveis, porém, não sabemos qual é a correta. A Bíblia não diz. O que sabemos, e o que Mateus deixa bem claro no registro bíblico, é que os magos chegaram em Jerusalém com um firme propósito: “... vimos a sua estrela no Oriente e viemos para adorá-lo.” (v.2). E eles conseguiram. O verso 11 nos mostra os magos prostrando-se, adorando o menino rei e lhe entregando seus presentes. A estrela, guiada por Deus, os conduziu àquele que é a luz do mundo. (Ageu Magalhães).

C. Mas o maior de todos os milagres foi a Sua concepção virginal, obra do Espírito Santo.

Quando o anjo Gabriel foi enviado da parte de Deus para falar com Maria (Lc 1:26ss) e a notificou que ela conceberia, a reação dela foi indagar: “Como será isso, pois não tenho relação com homem algum?” (vs.34). E o anjo lhe respondeu: 

“Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te envolverá com a sua sombra; por isso, também o ente santo que há de nascer será chamado Filho de Deus.” Lucas 1:35.

Esse certamente é um dos pontos em que os incrédulos tem suas maiores dificuldades, afinal “a fé não é de todos” (2 Ts 3:2b).

Mas para nós, os que cremos em Deus e em Sua Palavra, isso é simples de entender e crer, afinal Deus é soberanos e para Ele não há impossíveis. Jesus veio assim, por obra do Espírito Santo.

Mateus narra esse fato em um versículo:

“Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: estando Maria, sua mãe, desposada com José, sem que tivessem antes coabitado, achou-se grávida pelo Espírito Santo.” Mateus 1:18. 

Conclusão

Com tantas provas acerca da vinda de Cristo, será que ainda há alguma dúvida sobre isso? O que o Natal significa para você? Festas, comidas, presentes? Só isso???

Billy Grahan disse que:

“O maior acontecimento da história não foi o homem subir e pisar na Lua, foi Deus descer e pisar na Terra.”

Que o maior acontecimento da história da humanidade constranja o seu coração, querido leitos, e que Deus de Seu sublime trono lhe conceda a fé salvadora. Que Jesus Cristo seja o Senhor de sua vida e de seu coração, e que você seja agraciado com a salvação que somente Ele pode conceder.


Por: Paulo Visotcky.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Assumir Uma Posição Diante de Deus

Coragem de camundongo