FOMOS FEITOS JUSTIÇA DE DEUS


2 CORÍNTIOS 5:17-21

“AquEle que não conheceu pecado, Deus O fez pecado por nós; para que nEle fôssemos feitos justiça de Deus.” 2 Coríntios 5:21.


Todos nós ansiamos por justiça. Quando alguém faz algo que nos faz sentirmos injustiçados ficamos irados com a situação, para não dizer com a pessoa. Somos assim, existe um senso de justiça em nosso interior. Esse senso de justiça é uma das manifestações da imagem de Deus em nós. (Romanos 2:14-21).

Se compararmos os seres humanos com os animais irracionais, por exemplo, vemos claramente a diferença que há, pois fomos feitos à imagem e semelhança de Deus. Porém a injustiça do pecado permeia a sociedade, e o que vemos no mundo são pessoas vivendo como irracionais em seus pecados e permissividades.

Deus opera a justificação
“A saber, que Deus estava em Cristo reconciliando Consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões” 2 Coríntios 5:19.

Como entender a justiça de Deus: Ele que É santo e justo, fez o Seu filho Jesus Se tornar pecado em nosso lugar, para que nós fôssemos justificados e tivéssemos paz com Ele (Rm 5:1). Ele fez isso por nos amar. Jesus nunca pecou, Ele É santo, mas lá na Cruz Ele levou o nosso pecado. Deus O fez pecado por nós!

Por quê Deus fez isso? 2 Co 5:21 responde: para que nEle, em Jesus Cristo fôssemos feitos justiça de Deus. Isso significa que em Jesus o crente é justificado, já não há mais culpa do pecado na vida de quem foi justificado por Cristo. NEle o crente foi comprado: não pertencemos a nós mesmos, temos um dono, somos de Deus, e não só como criaturas de Deus, somos propriedade exclusiva dEle. Deus tanto nos amou que fomos feitos filhos de Deus, por adoção em Cristo Jesus. Agora somos herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo.

O que Deus exige de nós
“Em nome de Cristo, pois, rogamos que vos reconcilieis com Deus.” 2 Co 5:20b.

A grandiosidade de termos a oportunidade de sermos justiça de Deus, justificados com Deus, traz para nós grande peso de responsabilidade. Daí a seriedade que cada um tem de abrir o seu coração para receber a justificação de Deus em Cristo Jesus. Somente assim você se tornará um filho de Deus (João 3:3).

Como vivem os que foram justificados
“E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.” 2 Co 5:17.

Acontece uma transformação na vida de quem recebe a justificação de Deus. As coisas antigas, são as coisas do velho homem de pecado que foi agora justificado por Deus, foi feito justiça de Deus. Essa pessoas não vive mais igual ao mundo, não age, fala, anda, etc, como aqueles que não tem a reconciliação de Deus.
1 Coríntios 5:10-12 pessoas que se dizem crentes, mas não vivem como tal.
1 Coríntios 6:9-12 os injustos não irão para o Céu.

Conclusão

Ser justificado por Deus é maravilhoso, mas ninguém pense que é algo que ocorre 100% passivamente. Na verdade nós precisamos fazer a nossa parte.

Mateus 11:12 – somente os que se esforçam tomam posse do Reino de Deus.
1 Timóteo 6:12 – toma posse da vida eterna.
1 Pedro 1:10 – se esforcem para confirmar a vossa salvação.

Quem é justificado por Deus tem os seus pecados perdoados, e a sua vida manifestará isso, o seu modo de viver, agir, se comportar revelará se você é de fato um filho de Deus, ou não. Os filhos de Deus viverão eternamente com Deus (Mt 25:34), mas os não filhos de Deus serão lançados no inferno (Mt 25:41).

Você é quem faz a escolha, Céu ou inferno, vida ou morte, justificação ou condenação.


 

Paulo Sergio Visotcky da Silva
Acampadentro UPA IPNA 27/02/17
SDG – Soli Deo Gloria!!!

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus