HOMENAGEM AOS PROFESSORES

No Dia do Professor faço aqui minha singela homenagem a estes
profissionais que têm sobre si tão grandiosa tarefa: ensinar. Faço minhas as palavras do jornalista Gilberto Dimenstein: "Não há profissão tão importante em uma sociedade que se proponha a ser civilizada."
Num país onde o ensino é tão desvalorizado, ser professor tem se tornado uma tarefa cada vez mais árdua e desprezada por muitos. Talvez haja interesses obtusos por parte dos que detém o poder, pois quanto menos as massas tiverem acesso à educação, mais fácil será manipulá-los. O crescente número de alunos que menosprezam e até ameaçam os professores têm aumentado grandemente, sinal de que muitos pais pensam que cabe ao professor educar seus filhos; prova de que a sociedade está em crise a partir das famílias. Diante de tantos desafios é uma nobre missão ser professor. Que Deus abençoe você, professor (a), e que o seu trabalho seja grandemente recompensado pelo Senhor Deus. E que você sinta-se sempre realizado por levar aos seus alunos o maior de todos os tesouros: a sabedoria! 


No Dia do Professor, mestres contam como é educar para a diversidade

Em 2012, o Brasil tinha 2,3 milhões de professores. Entre eles, 415 mil (20%) se dedicam à educação para a diversidade, como para indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência (educação especial) e privadas de liberdade. O número desses profissionais cresceu 1,5% de 2011 para 2012, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Nas salas de aula, esses professores devem garantir o resgate da cultura dos povos, o ensino de direitos e das políticas públicas, conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Cada situação impõe desafios aos docentes. Por exemplo, de acordo com a resolução do Conselho Nacional de Educação, 11,8% das pessoas que estão presas ou em centros de reabilitação são analfabetas e 66% não chegaram a concluir o ensino fundamental. “O tempo que passam na prisão (mais da metade cumpre penas superiores a nove anos) seria uma boa oportunidade para se dedicar à educação”, diz o texto. 

Para os alunos da educação especial, as aulas devem visar a técnicas e recursos específicos para garantir a inclusão.

No Dia do Professor, a Agência Brasil apresenta reportagens com alguns desses profissionais que contaram suas experiências, sua carreira, como é o dia a dia e os obstáculos enfrentados, como falta de água na escola. Eles acreditam que pela sala de aula é possível mudar a realidade do país.

Agência Brasil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus