OS SEPULCROS CAIADOS

Por: Rev. Paulo Sergio da Silva
3ª IPB de Barretos / SP
Pastoral 30.01.11

Semana de Oração 31.01.11 

“Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que, por fora, se mostram belos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda imundícia!” Mateus 23:27.

Deus odeia a hipocrisia (falsidade), especialmente quando associada ao culto solene, que é a falsa espiritualidade. Nota-se isso claramente na leitura dos Evangelhos, ao vermos as inúmeras vezes em que Jesus repreendeu os hipócritas, fossem eles escribas, fariseus, autoridades do templo, etc. Aqui Jesus comparou-os aos sepulcros (sepulturas) caiados, isto é, pintados, enfeitados exteriormente, porém cheios de podridão em seu interior.


É interessante refletirmos acerca do significado das palavras de Jesus. Por exemplo, ninguém vê o interior de um sepulcro, vemos apenas o exterior, que por mais belo e adornado que seja, em seu interior só há morte, mal cheiro e podridão. A comparação é forte, pois naquele contexto, Jesus assim classificou aqueles homens que eram dos mais conhecedores da Lei de Deus. A grande lição aqui é que conhecer a Lei do Senhor não implica necessariamente em conhecer o Senhor da Lei, pois se assim fosse eles não estariam mortos espiritualmente, e jamais o Senhor os compararia às sepulturas.

Uma outra grande lição aqui é que Deus sabe como vai o interior de cada um de nós. Isso já era sabido dos que conheciam as Escrituras (1 Sm 16:7). Ao nos olhar, Deus vê não só o nosso exterior, mas principalmente o nosso coração (Sl 139:23-24).

Para Deus, a sinceridade e a transparência são tão essenciais quanto a própria vida. De nada adianta conhecer a Palavra de Deus e não praticá-la, adorar a Deus com os lábios, porém o coração estar longe dEle. A vida espiritual de uma pessoa começa a morrer e a degradar-se, no momento em que a falsidade passa a fazer parte de suas palavras e ações. A hipocrisia gera mentira, alianças malignas, corrupção e morte. Ela é uma porta aberta para o diabo e todo tipo de pecado (imundícia).

Aqueles homens eram traiçoeiros, maus, corruptos, mentirosos, ardilosos, cheios da malícia e do engano. Como víboras, tomados do veneno do pecado, tramavam até a morte. Porém, com ares de piedade e aparência de santidade e fé em Deus, enganavam a muitos. O texto aponta para a realidade espiritual das pessoas individualmente, e até de alguns setores da Igreja. A hipocrisia sufoca a fé e pode até enfraquecer a comunhão da Igreja. A falsidade e a mentira produzirão morte e destruição, jamais vida e crescimento; a imundícia e a contaminação do pecado, jamais santificação, devoção, fé e o verdadeiro conhecimento de Deus.

A hipocrisia não é sinal da presença de Deus, mas da ação da carne e do maligno (Jo 8:44). Você já imaginou como é uma sepultura por dentro? Assim são muitas pessoas, alguns que até estão nas Igrejas. Como é você? Como você está por dentro? Que você seja um (a) servo (a) verdadeiro (a), que de seu interiro fluam rios de águas vivas (Jo 7:38) e não morte, e que você preste a Deus o culto que Lhe agrada, adorando-O em espírito e em verdade (Jo 4:23-24).

“Quem está em Cristo é nova criatura, as coisas velhas já passaram, tudo se fez novo.” (2 Co 5:17).

Deus te abençoe e te conceda uma excelente semana!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Coragem de camundongo

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Assumir Uma Posição Diante de Deus