Aprendi a duras penas

 

Nessa vida de relacionamentos interpessoais é preciso saber filtrar as coisas para não sermos contaminados, prejudicados, feridos e adoecidos. Nós e os outros nem sempre temos como viver separados, e isso nem seria bom, mas é preciso saber conviver. Invariavelmente estamos o tempo todo entregando algo para as pessoas e recebendo algo delas, e aí está o x da questão porque muitos enfrentam certos problemas e não sabem como lidar com isso. Nesse post reflito sobre a identificação de alguns males que vieram de fora e que de algum modo passaram a fazer parte da nossa existência. Alguém nos entregou algo que não era bom e nós assimilamos aquilo como algo natural que passou a fazer parte da nossa vida, mas que nos afetou e nos prejudicou. 

Aprendi a duras penas que o outro pode querer me entregar o que quiser e do jeito que quiser, mas eu recebo se eu quiser e do jeito que eu quiser receber. Essa identificação é muito séria e necessária porque assim como eu sou inteiramente responsável pelo que entra na minha casa, também acontece na minha mente, no meu coração, na minha vida.

Não é porque o outro quer me entregar seu ódio e rancor que eu devo receber. Não é porque o outro quer me entregar a sua mágoa e desprezo que eu devo aceitar isso no meu coração. Eu posso simplesmente não receber essas coisas, simples assim. 

Mas se alguém quiser me entregar elogios, eu devo receber com atitude de humildade, amor e alegria com reciprocidade. Se a vida me entregar dificuldades e desafios eu devo receber com resiliência e coragem. E tudo que Deus me entregar, sejam bênçãos ou provações, eu devo receber com temor e fé. 

"Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida." Provérbios 4:23.

Mas nem sempre é fácil fazer isso; muitas vezes quando a gente se dá conta a mágoa do outro já está em nós, a raiva do outro já está em nosso coração e a amargura alheia já nos contaminou. Como fazer então se involuntariamente recebermos essas coisas?

Primeiramente é necessário tomar conhecimento disso, fazendo a separação interior de pensamentos e sentimentos, identificando aquilo que está nos corroendo e que não é nosso, mas veio através de alguém que nos influenciou negativamente.

Em segundo lugar identificar fatos e situações pontuais que definam o caminho para isolar sentimentos prejudiciais e doentios em suas origens, tratando-os devidamente como coisas ruins e não algo que deva ser guardado, escondido na mente e no coração.

E finalmente extirpar de si todos os sentimentos, emoções, lembranças e dores para que não mais venham lhe molestar. Essa certamente é a parte mais difícil, pois é a prática da decisão de abandonar alguma coisa que não presta, mas que para muitos serve de muleta para se fazerem de vítimas, e alguns nem se dão conta disso.

Havendo essa decisão, então é preciso fazer um exercício mental muito intenso e repetitivo para que se obtenha a mudança de pensamentos e atitudes de sua própria vida. É preciso querer mudar de vida, e esse querer deve ser constante, pois vez por outra a antiga vida vai tentar sabotar você.

Lembre-se de qualquer evento que feriu você e que você interiorizou e hoje te causa tanto mal. Entenda e acredite que o fato de alguém ter falado algo para você, ou de você para outros, ou ter feito algo com você, não significa que você seja aquilo que a pessoa disse ou fez com você, e então tire de si essa parte e seja você mesmo. Tome a decisão de parar de manquejar nessa parte de sua vida sofrendo, relembrando, rememorando e revivendo tudo de novo. Deixe o passado no passado, reconstrua-se, reentenda-se, resignifique-se.

Um exemplo prático: se alguém falou que você é uma pessoa fraca e inútil, não significa que você seja assim. Ou se alguém abusou de você na infância, não significa que você seja aquilo que a pessoa quis fazer de / com você, ou que pensou que você fosse ou que se tornaria.

A interiorização é um mecanismo natural, comum e perigoso que faz com que as pessoas pensem que são o que outros dizem que elas são, mas na verdade elas não são assim, exceto se quiserem. Mas se essas pessoas não quiserem ser assim elas podem mudar sua vida, seu comportamento, seus costumes e até a sua personalidade. Sim, isso é possível!

Como??? Se você chegou até aqui acredito que já entendeu o caminho que pretendo seguir e te aconselho a dar os passos que eu mencionei até aqui. Mas talvez essa seja a sua pergunta nesse momento: como fazer, como conseguir superar traumas, dores, lembranças, feridas e mudar a sua vida, ressignificando-se e sendo uma pessoa verdadeiramente feliz?

Vou tratar disso um pouco mais em outro post sequencial a este: "como lidar com as mágoas".

Best regards, God bless you!


Mateus 11:28 Vinde a Mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e Eu vos aliviarei. 29 Tomai sobre vós o Meu jugo e aprendei de Mim, porque Sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. 30 Porque o Meu jugo é suave, e o Meu fardo é leve.

 Bíblia online



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Assumir Uma Posição Diante de Deus

Coragem de camundongo