A Verdade Que Liberta (1) O Que é a Verdade


“E conhecereis a Verdade, e a Verdade vos libertará.” João 8:32.

O que é a verdade? O que é a verdade para você? Você conhece a Verdade? 

O ser humano vive em busca de respostas para essa questão; no seu foro mais íntimo todo ser vivo abraça uma “verdade”. No entanto, muitos não creem que exista uma só verdade absoluta, não creem que Deus seja A VERDADE. O que é mais comum nesse mundo do que a mentira? As pessoas mentem para si mesmas e para os outros. Conforme a conveniência, muitos abrem mão da verdade; enganam e são enganados.

Hoje tentaremos desvendar o mistério da Verdade, à luz da Palavra de Deus, sabendo que o conhecimento da Verdade é o que nos salva. 

Explicação

No contexto de João havia um momento filosófico chamado gnosticismo, do grego Γνωστικισμóς = gnostikismós; de Γνωσις = gnosis = conhecimento (Wikipédia). Era composto por pessoas que buscavam “uma” verdade para si. Esse era um “movimento sincretista religioso-filosófico da Antiguidade que pretendia salvar o homem por meio de um conhecimento especial. O gnosticismo penetrou o cristianismo, absorvendo várias de suas doutrinas, rejeitando outras. Constituiu diversas seitas heréticas, que representaram séria ameaça à ortodoxia nos séculos II e III.” (Michaelis). 

O gnosticismo se transformou, mas está mais que nunca presente no nosso século, muitos intentam encontrar Deus conhecendo a si mesmos. Mas o simples conhecimento de si próprio não é a Verdade; o ser humano continua carente da Verdade. 

Há também o agnosticismo, que “é a visão filosófica de que o valor de verdade de certas reivindicações, especialmente afirmações sobre a existência ou não existência de qualquer divindade, mas também de outras reivindicações religiosas e metafísicas, é desconhecido ou incognoscível”. (Wikipédia). Os agnósticos afirmam que existe uma força superior”, porém se declaram incapazes de crer ou entender que se trade de Deus. Uma frase famosa do filme Arquivo X é: eu quero acreditar”. 

Todas essas filosofias são manifestações da sede, da necessidade que a alma humana tem pela verdade, porém, são meras frustrações e tentativas inócuas de se fugir a uma confrontação com a Verdade absoluta da Palavra de Deus. É sobre essa única e exclusiva VERDADE que iremos refletir nessa noite. A Verdade que liberta!

Argumentação

Jesus conhecia muito bem os seus ouvintes, não só como o Deus Filho, mas também como Homem culto que Ele era, e que vivia em um contexto onde esse era um dos temas mais debatidos entre as pessoas. Certamente ao proferir João 8:32, Ele estava dando uma resposta às mais profundas indagações de Seus ouvintes, e Sua Palavra ressoa eternamente. O que entendemos, com base nessas Palavras?

Como vimos, essa questão é tão abrangente quanto antiga. Desde a antiguidade o homem tenta desvendar esse “mistério”. Precisamos entender a que Jesus o Senhor Jesus se referia quando disse essa famosa frase, que se tornou um dos motos da fé Cristã.

Jesus não se referia à verdade do ponto de vista do humanismo, onde tudo é relativo. Ele também não se referia à verdade do ponto de vista social, pois esta só entristece o coração de quem se preocupa com o próximo, e é corrupta por causa dos princípios distorcidos que regem essa própria sociedade. Jesus muito menos se referia à verdade do ponto de vista das religiões, onde cada um tem a sua “verdade”. Os gnósticos também tinham a sua própria verdade, os seus pontos de vista quanto às teorias acerca da origem do universo, a alma, sua relação com o corpo, a morte, o pós morte, etc. Mas então, a que Jesus se referia? Afinal de contas o que é a VERDADE?

A Verdade é fato incontestável e pessoal, vida, ensino, doutrina e revelação. A Verdade tem efeitos proeminentes e eternos na vida de quem a recebe e abraça.

1 – A Verdade é a Palavra de Deus
“Santifica-os na Verdade; a Tua Palavra é a Verdade.” João 17:17

Existem dois tipos de revelações de Deus: geral e especial. A revelação geral é dada a todo ser humano através das obras que Ele fez e faz: a criação e manutenção de tudo que existe, a vida, a inteligência, o senso e a razão. A revelação especial trata da fé em Deus através de Sua Palavra, a Verdade. Essa é a revelação especial de Deus ao Seu povo eleito, a crença na Bíblia como Palavra de Deus, Verdade absoluta.

Essa é a única Verdade, real e eterna, que liberta da escravidão do pecado e traz paz, transforma e preenche o vazio do coração humano. A salvação não é obtida por meio do conhecimento intelectual, como imaginavam os gnósticos. A salvação somente pode ser conhecida e vivenciada a partir do momento em que Deus Se revela ao homem através de Sua Palavra que é a Verdade. Como nos diz Efésios 2:8, o conhecidíssimo texto:

“Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.” Efésios 2:8.

2 – A Verdade é uma Pessoa Divina – Jesus é a Verdade!
“Eu sou o Caminho, e a Verdade, e a Vida; ninguém vem ao Pai senão por Mim.” João 14:6

A verdade não é uma teoria, uma ideia ou filosofia apenas, a verdade tem nome: JESUS CRISTO!

Diferentemente daquilo que o mundo entende por verdade como simples conceito ou ponto de vista diante de determinada coisa, a Verdade é uma Pessoa: Jesus de Nazaré. Jesus É o Verbo de Deus, o “Logos” (= Palavra) encarnado, por isso que esse é um dos nomes de Jesus, Ele É a Verdade! Significa que tudo que Ele disse e fez é plenamente confiável, verídico. Por isso que os que não creem nEle serão condenados, porque desprezaram a Verdade para darem crédito à mentira (2 Ts 2:11-12).

3 – A Verdade é relacional
“Eu para isso nasci e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da Verdade. Todo aquele que é da Verdade ouve a Minha voz.” João 18:37b.

Jesus Cristo é a Verdade, mas eu só posso conhecer essa verdade, isto é, saber de fato Quem Ele É, através de um relacionamento pessoal com Ele. Caem por terra as teorias e os costumes da religiosidade. Os fariseus praticavam um tipo de religiosidade vazia, sem reconhecerem o Senhorio de Cristo em suas vidas. O nosso relacionamento com Cristo tem como base o compromisso de vida que o conhecimento da Verdade que Ele revela requer de nós.

Qual é o tipo de relacionamento que temos com a Verdade, com Jesus? Os Seus mandamentos manifestam a Verdade.

“Aquele que tem os Meus mandamentos e os guarda, esse é o que Me ama; e aquele que Me ama será amado por Meu Pai, e Eu também o amarei e Me manifestarei a ele.” João 14:21. 

4 – A Verdade Produz Efeitos em Nós

Diz o ditado sabiamente que “contra fatos não há argumentos”. A verdade tal como conhecemos, a Palavra de Deus, frui efeitos magníficos na vida de todos que são tocados por ela. Não existe ser humano que possa resistir à ação sobrenatural da Verdade. No momento em que Seu autor, Deus, a revela, se estabelece uma relação pessoal entre Ele mesmo e o alvo de Sua revelação. Essa Verdade é poderosa em seus efeitos, mas precisa ser acolhida com mansidão, fé, e total busca e entrega.

A Verdade salva! 
“Portanto, despojando-vos de toda impureza e acúmulo de maldade, acolhei, com mansidão, a Palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma.” Tiago 1:21.

A Verdade santifica! 
“Santifica-os na Verdade; a Tua Palavra é a Verdade.” João 17:17.

A Verdade produz crescimento espiritual
“Ora, como recebestes Cristo Jesus, o Senhor, assim andai nEle, nEle radicados, e edificados, e confirmados na fé, tal como fostes instruídos, crescendo em ações de graças.” Cl 2:6-7.

Conclusão

Tenha ânimo, a Verdade existe! Talvez você tenha se frustrado em busca de uma “verdade” para guiar seus passos e dar paz ao seu coração. Mas a única verdade que pode realizar essa obra é a Verdade que vem de Deus. Ele É a Verdade! As frustrações sofridas por confiarmos nas pessoas são totalmente sanada ao sabermos que podemos confiar totalmente em Jesus, a Verdade!

Aplicações práticas

Como ter um relacionamento pessoal com a Verdade? JESUS É A VERDADE

Leitura diária da Bíblia. Lia pelo menos um capítulo da Bíblia diariamente, mas se ler três capítulos por dia, lerá a Bíblia toda em um ano.

Oração. Escolha o melhor horário, tenha um tempo de qualidade, ore com total sinceridade (Mateus 6:6).

O relacionamento com a Verdade traz confirmação da salvação (2 Pedro 1:10), santificação (João 17:17), libertação (João 8:32), crescimento espiritual. Fomos presenteados com a Verdade - a Bíblia. Sua Palavra nos foi revelada. Cabe a nós buscarmos desenvolver esse relacionamento íntimo com Ele através do conhecimento e prática de Sua Palavra.

Sabedores que essa verdade é viva, e que através dela somos chamados a um relacionamento com Seu autor, que é o próprio Deus. E nessa caminhada seremos abençoados pela verdade que salva, liberta, santifica e transforma.

Material de apoio: 
ABA - A Bíblia Anotada
BEG - Bíblia de Estudo de Genebra
BVN - Bíblia Vida Nova.

Pr. Paulo Sergio Visotcky da Silva
Soli Deo Gloria!!!

IPNA culto vespertino 18/06/17
Igreja Presbiteriana Nova Aliança
Rua Álvares Fagundes, 102, Americanópolis, São Paulo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus