VITÓRIA SOBRE A TENTAÇÃO - FIDELIDADE


"Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito, e quem é desonesto no pouco, também é desonesto no muito." Lucas 16:10.

Quando se fala em tentação, talvez na maioria das vezes, vem à nossa mente a questão da sensualidade. Na verdade se formos estudar um pouco, veremos que tentação é todo desejo intenso de fazer algo errado. Isso nos leva ao conceito geral de fidelidade, que é fazer o certo, mesmo quando custa mais caro.

Deste modo, será tentação sempre que desejarmos algo que não podemos ou não devemos tocar, ter, fazer, olhar, comprar, dizer, usar, etc. O que precisa ficar claro é que tentação não é pecado, mas ceder à tentação, e fazer o que não se deve, isso sim é pecado.

Uma das formas de vencer a tentação é manter a mente focada na fidelidade que tem promessa de recompensa. Se lermos todo esse capítulo, veremos que o ensino central de Jesus é sobre integridade, sobre ser honesto em tudo, e veremos que há uma recompensa. Certamente a maior recompensa de todas é ser aprovado por Deus, ser encontrado digno de elogio por parte do Pai. Isso deveria ser suficiente para nos manter longe de ceder à desonestidade que vem da tentação.

Podemos ser tentados na área financeira, na questão moral, e mesmo em coisas simples como dizer a verdade e acabar prejudicado por isso. Pense no guarda rodoviário perguntando se de fato você estava em excesso de velocidade (e será que não estava mesmo?). Ou na hora de declarar o imposto de renda, ou confirmar se cumpriu um propósito de jejum ou leitura da Bíblia. Pense naquelas situações em que seu interlocutor não tem como confirmar a veracidade da sua afirmação e a questão fica entre você e Deus.

Nestes momentos, assim como nos mais "cabeludos" a saída é a mesma: devemos ser fiéis e fazer o certo, mesmo que custe mais caro ou nos cause algum prejuízo. Devemos encontrar forças para dizer não à tentação. Isso é vencer a tentação.

"Senhor, me dá forças para enfrentar a tentação e me colocar em posição de resistir. Se eu começar a resistir sei que vencerei. Sei que Tu me ajudas pelo Teu amor a mim, porque És fiel. Obrigado Pai!"

Ichtus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus