FILHOS DESVIADOS

"Eis que vêm dias em que cortarei o teu braço e o braço da casa de teu pai, para que não haja mais ancião algum em tua casa." 1 Samuel 2:31.

Diz um ditado popular: "Quem tem pai tem herança; quem tem filhos tem esperança". O pobre sacerdote Eli não viveu isso em seus dias, pois seus filhos eram terríves, a ponto de que o texto de 1 Sm 2:12 dizer que eles não conheciam e não se importavam com o Senhor, mesmo sendo ministros e sucessores de seu pai. Uma história muito triste. Me faz pensar em meus herdeiros, tanto biológicos como espirituais, a quem tenho me dedicado tanto quanto posso.


Se um homem de Deus investir tudo no Reino de Deus e perder seus filhos, temo que tenha deixado escapar todo seu tesouro. É egoísta pensar que salvar-se a si mesmo seja suficiente, por mais importante que seja, e de fato o é. Necessário é olhar para nossos filhos de sangue, nossos filhos na fé, nossos discípulos, nossas ovelhas, e não apenas olhar com os olhos, mas olhar com atenção e com virtude de Deus para eles. Não basta mostrar, é preciso ensinar. Não basta viver, é preciso transmitir.

Dolorosamente o povo aceitava o sacerdócio de Eli, mas não o de seus filhos. Essa indignação e penúria subiu aos ouvidos de Deus, que mandou esta palavra para Eli (vs.31), e no versículo 35 o Senhor falou que levantaria então um sacerdote fiel e ungido. Que palavra pesada, que dor deve ter sentido esse homem. Não adiantaria agora culpá-lo e dizer que poderia ter ensinado melhor aos seus filhos ou que deveria ter cuidado melhor deles, pois agora já era tarde.


A nós, por outro lado, ainda é dada uma chance de investirmos contra a estagnação e pecado de nossos filhos. Eu clamo e oro diariamente pelos meus, mas meu coração se aperta e sinto como se não tivesse feito nada.
 

Querido (a) leitor (a), seja você pai, mãe, ou não, importe-se com os seus enquanto tem chance de conserto, de aliança, de endireitar veredas. Deus não vai esperar para sempre.

"Pai, pelo Teu amor e misericórdia, eu suplico em favor dos meus herdeiros, filhos, ovelhas e discípulos. Enche seus corações de Ti para que escolham andar conTigo. Hoje não peço por mim, mas por aqueles que Tu me confiaste."

Ichtus.

Comentários