CATECÚMENOS (3) A BÍBLIA


“Porque a Palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração.” Hebreus 4:12.

TEXTOS PARALELOS
Atos 8:26-40; Salmo 119:1-11; Salmo 119:97-105; Josué 1:1-9; 2 Timóteo 3:14-17; João 15:7-17; Deuteronômio 6:1-9
. 

PERGUNTAS PARA REFLEXÃO E DEBATE
1 – O que fazer quando não se está entendendo o texto lido na Bíblia?
2 – Qual o texto bíblico que mais chamou a sua atenção nos últimos dias, e por que?
3 – Quais o empecilhos para a leitura diária da Bíblia?
 

CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES
Durante um bom período da história, o uso da Bíblia foi proibido, sendo permitido apenas para os líderes, os quais, formulavam as leis para a igreja, como queriam.
Após a Reforma Protestante, promovida por Martinho Lutero, os protestantes passaram a usa-la, divulga-la e traduzi-la para todos os idiomas.
Até bom pouco tempo, aqui mesmo em nosso país, Bíblias foram confiscadas e perseguidos todos os que as usavam. Hoje, muitos têm descoberto a importância de seu uso.
A Bíblia foi o primeiro livro a ser impresso, e até hoje é o livro mais vendido no mundo.

SUA ORIGEM
A Bíblia foi escrita por homens santos, inspirados por Deus aproximadamente por 36 autores, em 16 séculos e em vários estilos literários (2 Pedro 1:21).
Em 1546, no Concílio de Trento, mais 7 livros foram acrescentados aos 66 já existentes. Pelo fato de seu conteúdo não concordarem com os demais ensinamentos dos outros, e pelo fato de não constarem do original, não foram aceitos como canônicos, são os chamados “livros apócrifos”. Veja Apocalipse 22:18-19.

O MOTIVO
Deus nos deu a Palavra escrita, para nos ensinar, repreender, corrigir, educar na justiça, e nos tornar perfeitos e habilitados para toda boa obra – 2 Tm 3:16,17.
Através da Palavra de Deus temos esperança para vencer os desafios da vida – Rm 15:4.
Devemos ler a Bíblia, para que através dela conheçamos e creiamos em Jesus Cristo, o filho de Deus, e crendo tenhamos vida em Seu nome – Jo 20:31. 


SUA SUFICIÊNCIA
A Bíblia é completa, não precisamos de mais livros ou de tradições para completar o conteúdo de suas verdades – Dt 4:2; Gl 1:8; Ap 22:18,19.

SUAS DIVISÕES
Ela é composta de 66 livros, sendo 39 no Velho Testamento e 27 no Novo Testamento. O VT (Velho Testamento) apresenta o período histórico antes do nascimento de Jesus e seu ministério. No NT (Novo Testamento) encontramos o período posterior. A organização em capítulos e versículos não consta nos originais sagrados, mas foi feita pelos tradutores e estudiosos da Bíblia, para facilitar o seu conhecimento e estudo.

ALGUNS MOTIVOS PELOS QUAIS DEVEMOS LER A BÍBLIA
1 - Torna o crente mais forte – 1 Jo 2:14; Sl 119:28. Centenas fracassam por negligenciarem a leitura da Bíblia.
2 - Fortalece em nós a certeza da nossa salvação – 1 Jo 5:13. A dúvida é diabólica, mas à medida que lemos a Palavra de Deus, nos apropriamos da certeza da posse da vida eterna com Deus.
3 – Faz-nos sentir a purificação dos pecados – Jo 15:3; Sl 119:9-11. Alguém escreveu na capa de uma Bíblia esta dedicatória: “Este livro o afastará do pecado, ou o pecado o afastará deste livro”.
4 – Dá-nos alegria, paz e esperança – Jo 15:11. Ao lermos um jornal vemos crimes e crises, na Bíblia, promessas e esperança.
5 – Enche o nosso coração de confiança e poder na oração – Jo 15:7. A confiança aumenta dentro do nosso coração quando lemos as promessas de Deus, e quando vemos exemplos de homens de oração como Elias, Josué, Daniel, etc.
6 – Orienta-nos nas decisões da vida – Sl 119:105.
7 – Garante o nosso sucesso se agirmos de acordo com a vontade de Deus – Js 1:8; Sl 1:1-3.
8 – Ela é o nosso alimento espiritual – 1 Pe 2:2.
9 - Satisfaz os anseios existenciais da mente humana, em busca da verdade – Jo 14:6.
10 – Transmite-nos a sabedoria de Deus – Sl 119:98-100; Pv 2; Tg 1:5; 3:17.

COMO LER A BÍBLIA
1 – Encontre um lugar calmo e tranqüilo, talvez o seu quarto, escritório, etc., longe do ruído da televisão, onde você possa concentrar-se e prestar atenção na leitura que vai fazer.
2 – Ore antes de começar a ler, confesse seus pecados e peça a iluminação do Espírito Santo.
3 – Tenha sempre a expectativa de que Deus fale ao seu coração – Sl 119:18. Ore pedindo isso a Deus. Lembre sempre que a Bíblia é um livro sobrenatural diferente de todos os demais livros.
4 – Leia fazendo as seguintes perguntas: o que Deus quer da minha vida nesse trecho lido? Há aqui alguma ordem, recomendação ou promessa específica para a minha vida?
5 – Leia com disposição de obedecer – Tg 1:22.
6 – Marque com lápis o que chamou a sua atenção. Uma Bíblia bem marcada é melhor aproveitada.
7 – Tenha uma caderneta de anotações onde você poderá anotar as suas dúvidas e também bênçãos que o Senhor lhe conceder durante a leitura da Bíblia. Marque sempre o dia.
8 – Diariamente. Não almoçamos 7 vezes no domingo. Não leia a Bíblia só aos domingos.
9 – Sistematicamente. Se ler três capítulos por dia e cinco aos domingos, você conseguirá ler a Bíblia toda em um ano. Não leia a Bíblia de qualquer modo, não tente tirar a sorte na Bíblia, aprenda a ler os livros da Bíblia do começo ao fim. Não comece a leitura pelo livro do Apocalipse, se desejar siga o método de leitura da Sociedade Bíblica do Brasil que publicamos em nosso boletim semanal, e no final dessa página. Se preferir leia um livro do VT e um do NT, por exemplo, Gênesis e Mateus, e siga a sua seqüência de leitura. Se não conseguir ler 3 capítulos diários, leia pelo menos 1, mas não pare de ler a Bíblia. É comum que as pessoas se desanimem da leitura bíblica depois de um tempo, mas é sempre importante e necessário retomar a leitura de onde parou. O inimigo vai tentar de todos os modos nos afastar da leitura bíblica, pois ele sabe que nela encontramos poder para vencer os seus ardis e livramento de suas ciladas. Portanto, perseveremos em ler e conhecer cada vez mais a Palavra de Deus.
10 – Com paciência. Medite na Palavra, procure entender o que está lendo, a pressa não deixará você entender o sentido das palavras.
11 – Repetidamente. A cada leitura você descobrirá uma lição diferente e nova para a sua vida, um significado mais profundo das verdades eternas que o Senhor sempre te dará.
12 – Com entendimento. Se não compreender alguma coisa que leu, anote e procure ajuda com o pastor, o professor da EBD, ou um presbítero, mas não fique na dúvida quanto ao que leu, busque sempre o entendimento.

CONCLUSÃO
1 – Leia a Bíblia.
2 – Leia com quem não souber ler. Marque um horário para ajuda-los.
3 – Não se envergonhe de carregar a sua Bíblia. Ela é a nossa arma e o nosso escudo. Se você não tem, procure adquirir uma com urgência dando preferência para a versão Revista e Atualizada que é a que usamos em nossa denominação. Se não puder comprar, procure o pastor.
 

IPB de Vila Gerti - S.C.Sul / SP
Classe de Catecúmenos - Discipulado para o Batismo e Profissão de Fé - E.B.D. 30/12/13, 16 e 23/02/14.

Estudo ministrado anteriormente na 3ª IPB de Barretos / SP, Curso Preparatório para o Batismo e Profissão de Fé - E.B.D. 14/08/11. IPB de Vila Gerti, Discipulado para o Batismo e Profissão de Fé - E.B.D. 23/09/12.

Adaptado da Revista "Nova Vida", de autoria do Rev. Simonton César de Araújo.
Leia o estudo anterior: Porque Devo Professar a Minha Fé.
Leia o próximo estudo: A Oração.

SDG - A DEUS TODA GLÓRIA!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus