A VERDADE QUE LIBERTA (1) O QUE É A VERDADE


Por: Rev. Paulo Sergio da Silva 
08.07.12 Culto Vespertino IPB de Vila Gerti - São Caetano do Sul / SP
21.07.12 Culto de Gratidão - 9º Aniversário FUSCS (Federação das UMPs do Presbitério de São Caetano do Sul), IPB de Vila Guiomar - Santo André / SP

O QUE É A VERDADE


TEXTO BÁSICO
“E conhecereis a Verdade, e a Verdade vos libertará.” João 8:32.


INTRODUÇÃO 
O que é a verdade? O que é a verdade para você? Você conhece a Verdade?

O ser humano vive em busca de respostas para essa questão; no seu foro mais íntimo todo ser vivo abraça uma “verdade”. No entanto, muitos não creem que exista uma só verdade absoluta, não creem que Deus seja A VERDADE. O que é mais comum nesse mundo do que a mentira? As pessoas mentem para si mesmas e para os outros. Conforme a conveniência, muitos abrem mão da verdade; enganam e são enganados.

Hoje tentaremos desvendar o mistério da Verdade, à luz da Palavra de Deus, sabendo que o conhecimento da Verdade é o que nos salva.

EXPLICAÇÃO
No contexto de João havia um momento filosófico chamado GNOSTICISMO, certamente composto por pessoas que buscavam “uma” verdade para si. Esse era um “movimento sincretista religioso-filosófico da Antiguidade que pretendia salvar o homem por meio de um conhecimento especial. O gnosticismo penetrou o cristianismo, absorvendo várias de suas doutrinas, rejeitando outras. Constituiu diversas seitas heréticas, que representaram séria ameaça à ortodoxia nos séculos II e III.” (Michaelis).

O gnosticismo se transformou, mas está mais que nunca presente no nosso século, muitos intentam encontrar Deus conhecendo a si mesmos. Mas o simples conhecimento de si próprio não é a Verdade; o ser humano continua carente da Verdade. É sobre a VERDADE que iremos refletir nessa noite. A Verdade que liberta!

ARGUMENTAÇÃO
Jesus conhecia muito bem os seus ouvintes, não só como o Deus Filho, mas também como Homem culto que Ele era, e que vivia em um contexto onde esse era um dos temas mais debatidos entre as pessoas. Certamente ao proferir Jo 8:32, Ele estava dando uma resposta às mais profundas indagações de Seus ouvintes, e Sua Palavra ressoa eternamente. O que entendemos, com base nessas Palavras?

Como vimos, essa questão é tanto abrangente quanto antiga. Desde a antiguidade o homem tenta desvendar esse “mistério”. Precisamos entender a que Jesus o Senhor Jesus se referia quando disse essa famosa frase, que se tornou o moto da fé Cristã. Se fosse possível colocar um versículo nessa parede (IPB de Vila Gerti) esse seria o versículo que eu desejaria ver aqui.

Jesus não se referia à verdade do ponto de vista do humanismo, onde tudo é relativo. Ele também não se referia à verdade do ponto de vista social, pois esta só entristece o coração de quem se preocupa com o próximo e é corrupta por causa dos princípios distorcidos que regem essa própria sociedade. Jesus muito menos se referia à verdade do ponto de vista das religiões, onde cada um tem a sua “verdade”. Os gnósticos também tinham a sua própria verdade, os seus pontos de vista quanto às teorias acerca da origem do universo, a alma, sua relação com o corpo, a morte, o pós morte, etc. Mas então, a que Jesus se referia? Afinal de contas o que é a VERDADE?

Verdade é fato incontestável, é pessoal, é vida, é ensino, doutrina, revelação.
A Verdade tem efeitos.

1 – A VERDADE É A PALAVRA DE DEUS
Existem dois tipos de revelações de Deus: geral e especial. A revelação geral é dada a todo ser humano através das obras que Ele fez e faz: a criação e manutenção de tudo que existe, a vida, a inteligência, o senso, a razão. Revelação especial trata da fé em Deus através de Sua Palavra, a Verdade. Essa é a revelação especial de Deus ao Seu povo eleito, a crença na Bíblia como Palavra de Deus, Verdade absoluta.

Essa é a única verdade real, que liberta da escravidão do pecado e traz paz, que transforma e preenche o vazio do coração humano. A salvação não é obtida por meio do conhecimento intelectual, como imaginavam os gnósticos. A salvação somente pode ser conhecida e vivenciada a partir do momento em que Deus se revela ao homem através de Sua Palavra que é a Verdade. Como nos diz Efésios 2:8, o conhecidíssimo texto:

“Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.” Efésios 2:8.

2 – A VERDADE É PESSOAL
A verdade tem nome: JESUS!

Em João 14:6 encontramos um dos “ego-eimi” (= EU SOU) de Cristo: “(...) Eu Sou o Caminho, e a Verdade, e a Vida; ninguém vem ao Pai senão por Mim.”

Diferentemente daquilo que o mundo entende por verdade como simples conceito ou ponto de vista diante de determinada coisa, a Verdade é uma Pessoa, e Seu nome é JESUS CRISTO. Jesus é o Verbo de Deus, o “Logos” (= Palavra) encarnado, por isso que esse é um dos nomes de Jesus, Ele é a Verdade! Significa que tudo que Ele disse e fez é plenamente confiável, verídico. Por isso que os que não crêem nEle serão condenados, porque desprezaram a Verdade para darem crédito à mentira.


3 – A VERDADE É RELACIONAL
Jesus Cristo é a Verdade, mas eu só posso conhecer essa verdade, isto é, saber de fato Quem Ele é, através de um relacionamento pessoal com Ele. Caem por terra as teorias e os costumes da religiosidade. Na mensagem “Escravos do Pecado” expomos o tipo de religiosidade vazia que os fariseus praticavam, sem contudo reconhecerem o Senhorio de Cristo em suas vidas. O nosso relacionamento com Cristo tem como base o compromisso de vida que o conhecimento da verdade que Ele revela requer de nós.

“Eu para isso nasci e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz.” João 18:37b.

“Aquele que tem os Meus mandamentos e os guarda, esse é o que Me ama; e aquele que Me ama será amado por Meu Pai, e Eu também o amarei e Me manifestarei a ele.” João 14:21. (Mandamentos = Verdade).

4 – A VERDADE TEM SEUS EFEITOS
Diz o ditado sabiamente que “contra fatos não há argumentos”. A verdade tal como conhecemos, a Palavra de Deus, frui efeitos magníficos na vida de todos que são tocados por ela. Não existe ser humano que possa resistir à ação sobrenatural da Verdade. No momento em que Seu autor, Deus, a revela, se estabelece uma relação pessoal entre Ele mesmo e o alvo de Sua revelação – nós. Essa verdade é poderosa em seus efeitos, mas precisa ser acolhida com mansidão.

A Verdade salva! 

“Portanto, despojando-vos de toda impureza e acúmulo de maldade, acolhei, com mansidão, a Palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma.” Tiago 1:21.

A Verdade santifica! 

“Santifica-os na Verdade; a Tua Palavra é a Verdade.” João 17:17.

CONCLUSÃO

ÂNIMO. A verdade existe! Talvez você tenha se frustrado em busca de uma “verdade” para guiar seus passos e dar paz ao seu coração. Mas a única verdade que pode realizar essa obra é a verdade que vem de Deus. Ele é a verdade!

EXORTAÇÃO. Fomos presenteados com a verdade – a Bíblia. Sua Palavra nos foi revelada. Cabe a nós buscarmos desenvolver esse relacionamento íntimo com Ele através do conhecimento e prática de Sua Palavra.

Sabedores que essa verdade é viva, e que através dela somos chamados a um relacionamento com Seu autor, que é o próprio Deus. E nessa caminhada seremos abençoados pela verdade que salva, liberta, santifica e transforma.

SOLI DEO GLORIA!!!

Material de apoio:
ABA - A Bíblia Anotada;
BEG - Bíblia de Estudo de Genebra; BVN - Bíblia Vida Nova.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus