SOBRE CAMELOS E MOSCAS

Por: Rev. Paulo Sergio da Silva
3ª IPB de Barretos / SP
Pastoral 16.01.11

“Guias cegos! Que coais o mosquito e engolis o camelo.”  Mateus 23:24.

A repreensão de Jesus é notória... Os escribas e fariseus tinham conhecimento da Lei de Deus, mas parece que tal conhecimento era, em grande parte apenas em teoria e não de coração. Por isso Jesus os repreendeu chamando-os de “guias cegos”. Como pode um cego guiar outro cego sem que ambos caiam numa cova? (Mt 15:14).

O vs.23 mostra que esses homens eram rigorosos em assuntos importantes da Lei, porém secundários, como o dízimo das mais pequeninas rendas (hortelã, endro e cominho), e omitiam o que havia de mais importante na Lei: a justiça, a misericórdia e a fé. Jesus usou a figura dos insetos, que além de anti-higiênicos, eram considerados imundos cerimonialmente, o que explica o fato dos judeus evitá-los. O ato de coar era usualmente feito com um pedaço de linho ou gaze. O camelo também era considerado imundo. Partindo desse fato foi que Jesus extraiu essa ilustração. O camelo era o maior animal imundo que os judeus conheciam, e o mosquito era o menor. “Engolir” ou “devorar” um camelo era uma hipérbole – figura que diminui ou engrandece exageradamente o sentido das coisas. Foi no sentido figurado, e não literal, que Jesus usou essa linguagem para ilustrar a realidade daquela situação. Uma curiosidade é que Jesus fez um trocadilho com as palavras "mosca" e "camelo", que em aramaico soam de modo semelhante.

Trazendo para o nosso contexto, fico a me perguntar quantas e quantas vezes nós agimos semelhantemente, ao condenarmos erros menores e admitirmos os maiores e mais avassaladores. Não precisamos ir muito longe, o próprio texto nos esclarece quais são os pontos mais importantes da Lei de Deus – justiça, misericórdia e fé. Aqui Jesus expôs o que está por dentro, no interior da Lei, o “espírito”, ou o sentido mais profundo e inerente da Lei de Deus. Esse sentido jamais passará, pois revela qual é a vontade e o caráter do próprio Senhor Deus.

Que possamos ter o discernimento necessário para “fazer essas coisas sem omitir aquelas” (vs.23b). Significa que devemos praticar toda a vontade de Deus, seja nas coisas grandes como nas pequenas. E não sejamos como guias cegos, que valorizam as coisas menores em detrimento das maiores, e se esquecem que o primordial na vida cristã é a prática da justiça, da misericórdia e da fé.

Material de apoio: “O Novo Testamento Interpretado Versículo por Versículo”.

Comentários

  1. Assim deve ser pregada a Palavra expositivamente!

    Gosto de vir a esse blog por isso!

    ResponderExcluir
  2. Valeu irmão, seja bem-vindo sempre! E obrigado pela força. S.D.G.!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

FIQUE A VONTADE, DEIXE SEUS COMENTÁRIOS!!!

Obs: comentários serão bem-vindos se forem educados e não usarem termos ofensivos. Podemos discordar, mas vamos procurar manter o nível da educação e do respeito. Obs.: ao comentar identifique-se, pois não publicamos comentários anônimos.

Best regards in Christ, God bless you!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Coragem de camundongo

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Assumir Uma Posição Diante de Deus