DIÁCONO E DIACONIA



A palavra de origem grega: “diákono” significa “servo”, “assistente”, “servente” ou “servidor”. Essa mesma palavra está ligada ao substantivo “doulos” cujo sentido é “servo, escravo”.


O próprio Jesus identificou-se com a diakonia conforme o texto de Lucas 22:24-27. Sempre que esta palavra aparece, está ligada a serviço; ministração (Lc 15:19; Fp 2:22; I Pe 4:10-11; Ap 7:15).


Num sentido mais amplo todo o cristão deve ser acima de tudo, um servidor; prestativo; pronto para toda a boa obra (Tg 3:1).


VOCAÇÃO
O que é vocação? Vocação, conforme o dicionário Aurélio, é um chamado, escolha, inclinação, talento. Para exercer o dom da “diakonia” como oficial da igreja, é necessário que o membro seja eleito pelos demais membros da igreja (At 6:5). Como avaliar a vocação? É observando a forma natural e desembaraçada com que alguém desenvolve e pratica determinado talento ou inclinação. Na questão do diácono, este aspecto; vocação está presente na orientação do apóstolo Paulo (1 Tm 3:10) “sejam estes primeiramente experimentados”. Os candidatos devem dar evidências de sua vocação.



DIACONATO E A BÍBLIA
A Palavra de Deus apresenta pelo menos dois textos que tratam acerca do diaconato. De acordo como texto de Atos 6:1-6 podemos tirar algumas conclusões de quem eram os homens que foram eleitos, no sentido das qualidades que deveriam possuir.



“...homens de boa reputação...” - podemos concluir que os eleitos eram homens de vida espiritual reconhecida e aprovada por todos.
“... cheios do Espírito...” - entendemos que a conduta espiritual deles, de acordo com as recomendações do apóstolo, deveria destacar-se dos demais.
“...cheios de sabedoria...” - considerando a tarefa desses homens, lidar com as necessidades pessoais da Igreja, os apóstolos entenderam ser necessário mais que boa reputação; eles precisavam ser sábios nas suas palavras e atitudes. Percebemos nesse texto o caráter de seu serviço: assistir aos que são necessitados.


Em 1 Tm 3:8-13 também nesta passagem são recomendadas, agora pelo apóstolo Paulo, que Timóteo observasse algumas qualidades específicas naqueles que aspiravam exercer tanto o episcopado como o diaconato. 


(Continua)
Extraído do boletim da IPB de Praia Grande / SP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus