A honra é inegociável
"O que segue a justiça e a bondade achará a vida, a justiça e a honra." Provérbios 21:21.
Entender que todos vendem ou doam alguma coisa sincroniza a cosmovisão. Todo ser humano é um vendedor, ou doador. Uns vendem produtos, outros vendem serviços, mas todos negociam ou doam seu maior ativo - o tempo. Porém existem coisas que jamais devem ser negociadas - honestidade, integridade, honra e dignidade. Isso se potencializa quando há o entendimento de que esses valores são oriundos da pessoa do próprio Deus, que é o único doador dessas virtudes, porque tais valores morais se originam em Sua própria pessoa e virtude, e que nos foram compartilhados na criação, em Sua imagem e semelhança. E em se tratando de pessoas que tem um pacto com Ele, através do Sangue de Cristo, espera-se que tal princípio de vida seja algo demasiadamente forte e precípuo, que haja disposição a ir às últimas consequências, se necessário, e dar a própria vida por defender e expor tais valores.
Conheço um homem, na vida de quem isso fez todo sentido, pois o seu tempo sempre fora dedicado para uma obra, um serviço, ao qual nunca fora vendido, mas consagrado. Isso o enobrecia, pois ele sempre dedicara a sua própria vida, sua existência na face da Terra, em favor da vontade daquEle que o chamara. Prosseguiu assim sua jornada, ainda que arriscando o seu futuro e de sua família, vivendo e testemunhando no meio do establishment. Muitas coisas ocorreram, coisas muito difíceis até, e ele suportou tudo com afeto, respeito e humildade. Mas quando pessoas malignas tentaram lhe chantagear e comprar, impondo condições contraditórias aos princípios básicos da dignidade, pensando que sua honra estivesse à venda e que ele fosse indigno de ser chamado servo de Deus; por honra a Deus acima de tudo, mas também por honra ao seu nome, hombridade e família, ele não teve outra alternativa, senão dizer: BASTA! E foi o que ele educadamente fez. Então vieram as já esperadas consequências: demissão, isolamento, difamação, perseguição... Até muitos que pareciam serem seus "amigos" quando tudo lhe ia bem, no momento mais difícil de sua vida lhe viraram as costas e se tornaram pessoas distantes, foram poucos os que permaneceram. Como alguém disse: quando você está passando por uma fase dessas, ninguém quer ficar perto de você. Parece que para muitos pega mal conversar, ou falar com essa pessoa, simplesmente porque alguém falou mal dele. Aí é que se destacam os falsos dos verdadeiros amigos. Os falsos se revelam e vão na onda das narrativas e fofocas, mudando seu comportamento que antes era normal, e agora se torna frio e insensível. Mas os verdadeiros amigos não mudam de acordo com as estações, procuram essa pessoa para saber como ela está, e até se dispõe para ouvirem suas razões.
Mas esse homem diz ter convicção de que tudo foi planejado e pelo inimigo, que fez de tudo para tentar desanimá-lo e destrui-lo. Como diz Paulo, "a nossa luta não é contra o sangue e a carne, mas contra principados e potestades, contra os dominadores desse mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestes". Deus em Sua infinita graça e misericórdia guardou e fez tudo novo na vida desse homem. O mal que intentaram contra ele não prosperou, todas as mentiras caíram por terra. E o Senhor ainda fez mais: foram reveladas as iniquidades daqueles que o perseguiram, coisas esdrúxulas que eles praticavam e protegiam quem as praticasse, acobertando tudo sob o mando da amizade mútua entre eles, em que um ajudava o outro, tal e qual a política, subvertendo assim a Palavra de Deus. Quanto a este homem, ele foi mantido firme na Rocha, pois aquEle que o chamou É FIEL.
Se você chegou até aqui, talvez esteja se perguntando quem é esse homem? Poderia ser Paulo, Pedro, Felipe, ou Isaías, Ezequiel, Amós... poderia ser até você. Mas o foco deve ser não a pessoa em si, mas a atitude desse homem, que deveria ser mais comum do que é hoje em dia, afinal, ele não fez nada além do que se espera de alguém que tenha brio, compostura e temor de Deus. Mas esses são tempos difíceis, em que tudo é relativo, até o certo e o errado, a verdade e a mentira, tudo de acordo com o pensamento de cada pessoa, obviamente pessoas que não tem a Palavra de Deus como fundamento e regra de fé e prática real em suas decisões e pensamentos. Há ímpios até que arrogantemente afirmam que na Bíblia pode estar escrito, mas na prática é diferente. Diferente para quem não teme a Deus de fato e de verdade. Mas que tempos difíceis... Tempos em que o dinheiro rege as decisões das pessoas, até de quem menos se espera. Tempos em que a honra e a dignidade são medidas pelos bens que um homem possui e o poder que ele obtém através dessas coisas. Tempos em que pessoas que deveriam ser isentas e íntegras unem-se para destruir os mais fracos, simplesmente porque esses recusaram-se a se encurvar diante deles. Ora, isso é e sempre foi normal no mundo, essas são as regras da política, do mundo sujo dos artistas e celebridades seculares, do mundo empresarial e dos negócios, mas não deveria ser comum em determinados lugares. Ambientes em que se esperaria mais...
Então está claro que há uma escolha a ser feita, certamente melhor do que seguir o curso desse mundo é seguir o exemplo de Jesus, o Servo sofredor. Ele não Se submeteu diante do sistema mundano, nem diante dos fariseus e do sinédrio, nem diante do império romano. Ele manteve-Se firme até o fim! Seus apóstolos e profetas, "homens dos quais o mundo não era digno", em sua maioria também foram perseguidos, e até mortos, por não se submeterem a ninguém acima de Deus.
Temer a Deus é considerar a Bíblia, Sua Palavra como manifestação real da presença dEle próprio em nosso meio, e isso é seguir o exemplo de Cristo. As consequências serão suportáveis, ainda que amargas a princípio, mas depois serão mais doces que o mel.
Mais vale pagar o preço da honra do que vendê-la por um prato de lentilhas.
Só sabe o que é honra, aprecia e ama a dignidade quem as conhece, as tem e jamais as vende.
Comentários
Postar um comentário
FIQUE A VONTADE, DEIXE SEUS COMENTÁRIOS!!!
Obs: comentários serão bem-vindos se forem educados e não usarem termos ofensivos. Podemos discordar, mas vamos procurar manter o nível da educação e do respeito. Obs.: ao comentar identifique-se, pois não publicamos comentários anônimos.
Best regards in Christ, God bless you!!!