O CONVITE DA GRAÇA DE DEUS


MATEUS 11:25-30

“Vinde a Mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei.” Mateus 11:28.


O convite da Graça de Deus foi feito naquele dia, e é feito até hoje. Toda vez que a Palavra de Deus é pregada, Jesus chama os que são Seus para se aproximarem dEle.

1 - Graça que não pode ser rejeitada (vs.25-27b)

Aqueles que rejeitam a graça de Deus muitas vezes pensam que conhecem Jesus, que conhecem a mensagem do Evangelho, etc., e talvez não queiram dizer sim ao chamado de Cristo por pensarem que se aproximar de Cristo, ir à igreja ler a Bíblia, etc., seja algo enfadonho, chato e sem graça, e que por isso eles optam por não se aproximarem de Jesus. Mas a verdade é que eles não sabem nada sobre Jesus, não conhecem a Deus e nem a Bíblia, pois todos os que forem escolhidos por Deus virão a Jesus. Desse modo os que rejeitam foram rejeitados.

2 - Graça que salva e alivia (vs.28)

Esse convite é tão maravilhoso que os que o aceitam são imediatamente aliviados de seus sofrimentos, dores e opressões, ("sobrecarregados" também é traduzido por "oprimidos"). O Senhor convida para salvar, aliviar as dores da alma, e abençoar com a paz que somente Ele pode dar através da salvação.

3 - Graça que exige e ensina (vs.29a)

A graça de Deus é exigente porque Deus É exigente. Quando somos alcançados pela graça passamos a ter um dono: Deus! Ele É o Senhor, e por isso a Ele devemos obediência. A graça não pode ser confundida com um passe livre, uma carta branca para pecar, pelo contrário a graça de Deus é o meio pelo qual Ele nos livra do pecado. A graça de Deus também é didática. Deus sabe de nossas debilidades e por isso nos ensina a segui-Lo através de Sua graça. Aqui Ele usa os verbos tomar e aprender.

3.1 - "Tomai sobre vós o Meu jugo", isso é submissão mesmo! É a figura do animal que tinha um possuidor que colocava sobre ele, em seu pescoço, uma canga (aparato feito de madeira), para que ele não fugisse do seu domínio, não se perdesse, para que ele aprendesse a andar lado a lado com outros seus iguais, e para que ele trabalhasse na lavoura. A graça de Deus nos constrange a obedecer a Cristo.

3.2 - "Aprendei de Mim", ou seja, seguir o exemplo de Jesus, sermos imitadores dEle em Sua humildade, santidade, dedicação, autonegação, obediência, conhecimento da Bíblia, vida de oração, liderança e serviço. Jesus É o exemplo máximo para os que são alcançados pela graça de Deus, pois Ele deixou a Sua glória e Se submeteu à maior prova que qualquer ser humano jamais experimentou. Ele Se encarnou tornando-Se em figura humana, foi humilhado ao extremo, mas foi obediente até a morte e morte de Cruz. Prestes a ser traído Ele proferiu a famosa frase: "Pai, se possível passe de Mim esse cálice contudo, não seja feito o que Eu quero e sim o que Tu queres." A graça de Deus nos ensina a imitar Jesus.

4 - Graça que nos ajuda e capacita (vs.29b-30)

Em Sua infinita graça o Senhor continua cuidando dos que se aproximam dEle, ouvindo-O e aceitando este convite celestial. Haverá momentos em que o fardo poderá aparecer pesado demais, momentos em que talvez até pensemos em desistir, em que seremos tentados a duvidar dEle, de Seu amor e de Sua graça. Por isso em Sua bondade e misericórdia Deus sempre nos ajuda e capacita, e promete que sempre encontraremos Seu descanso (29b), e que o Seu jugo e o Seu fardo não serão demasiadamente pesados. Pelo contrário, Ele fará com que se tornem leves nos capacitando e nos ajudando a carregar o fardo e suportar o jugo.

Conclusão

Não rejeite o convite da Graça de Deus! Hoje, se ouvires a Sua voz, não endureça seu coração. Aceite-O! Diga "sim" ao Seu chamado, venha para Ele, venha para Luz! Ele vai aliviar a sua dor, vai libertar você de todas as suas opressões, vai lhe fazer conhecer uma paz que supera qualquer sentimento que você já experimentou, pois é uma paz real e verdadeira, muito mais que mero sentimento. E quando vier o momento difícil, quando chegar o dia mal, Ele Se revelará a você como o Bom Pastor que carrega Suas ovelhas nos braços se for preciso. Ele te ensinará obedecê-Lo, a crer totalmente nEle, e te ajudará a segui-Lo.

Apenas venha, diga "sim" ao Seu chamado, e siga-O da maneira que Ele quer.

E que Deus te abençoe!

Pr. Paulo Sergio Visotcky da Silva
Culto lares IPNA 03/03/17
Soli Deo Gloria!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus