Admoestar Também é Ensinar a Palavra de Deus


“E vós, pais, [...] criai-os [...] na admoestação do Senhor.” Efésios 6:4.
“Ouve, Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR. Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força. Estas Palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te. Também as atarás como sinal na tua mão, e te serão por frontal entre os olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas.” Deuteronômio 6:4-9.

Admoestar, verbo transitivo direto, avisar (alguém) da incorreção de seu modo de agir, pensar etc.; censurar, repreender. Bitransitivo, advertir (alguém) de maneira branda (sobre alguma coisa); aconselhar. (Google).

Cabe aos pais a tarefa de ensinar aos filhos o Caminho do Senhor. Dentro desse aspecto a admoestação se expande para além de censuras e repreensões, passando dos atos disciplinares e adentrando nos meandros do ensino.

Para ensinar e educar com responsabilidade os pais também precisam viver o que estão ensinando.

Vs. 4 – O Senhor é verdadeiramente o Senhor dos pais?

Vs. 5 – Não basta que os pais falem acerca de Deus, é necessário que eles de fato amem a Deus “...de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força.” O amor a Deus nos aproxima dEle. Como é o procedimento dos pais em seus lares? O que os filhos vêem na vida cotidiana do lar?

Vs. 6 – Os pais amam a Palavra de Deus? A Bíblia é lida pelos pais em casa?

Vs. 7 – Para falar tanto assim da Bíblia é necessário que os pais procurem praticar mesmo o que estão falando, do contrário não surtirá o efeito desejado, mas um efeito totalmente negativo, em que os filhos entenderão que os seus pais estão fingindo ser cristãos e ordenando algo que nem eles mesmos desejam para as suas vidas.

Vs. 8 – Por isso a Palavra deve estar presente em nossas decisões e muito mais do que meras teorias, mas fazendo parte de nossas ações e decisões (mãos), e pensamentos e idéias (todo teu entendimento). Essa fé se fará visível até no rosto daqueles que a amam (frontal entre os olhos).

Vs. 9 – Aos pais cabe a obrigação de controlar o que entra na casa onde a família habita. Desde cedo os filhos verão que seus pais amam tanto a Palavra de Deus que até adornaram a casa escrevendo a Palavra de Deus nas paredes e nas portas (quadros, etc). A Bíblia passará a fazer parte de tudo que essa família faz trazendo orientação e influenciando as decisões. A Palavra de Deus tem poder para forjar o caráter e transformar a vida das pessoas.

Aqui também se aplicam as palavras de 1 Timóteo 5:8.
“Ora, se alguém não tem cuidado dos seus e especialmente dos da própria casa, tem negado a fé e é pior do que o descrente.”

Muitos pais pensam que cuidar é apenas prover a alimentação e os meios necessários para a sobrevivência da família, mas cuidar é muito mais que isso. A provisão de ensino é muito mais importante.

O grande problema de muitos lares é a incoerência e falta de responsabilidade dos pais diante de Deus. Existem muitos casos em que os pais são os mestres de pecado de seus filhos, onde os pais por não crerem e não amarem a Bíblia, a desprezam e praticam todo tipo de males. Mas aqueles pais que seguem o padrão ensinado por Deus, colherão o fruto de seu trabalho e verão o resultado de seu esforço na vida de seus filhos.

É necessário que os pais tomem a decisão e tenham a convicção de Josué. “Eu e a minha casa serviremos ao SENHOR.” Josué 24:15b.

Pr. Paulo Sergio Visotcky da Silva
Soli Deo Gloria!!!
IPNA culto nos lares 16/06/17
Rua Álvares Fagundes, 102, Americanópolis, São Paulo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus