QUEM ME SEGUE


“De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu Sou a Luz do mundo; quem Me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a Luz da vida.” João 8:12.

O que é “seguir Jesus”? Como segui-Lo se eu não O vejo? Seguir Jesus é o mais fascinante projeto de vida, é algo extremamente estimulante para nós, e é sobre isso que irei falar aqui. 

Primeiramente é necessário que se conheça Jesus, que se saiba Quem Ele É, para que então eu possa segui-Lo. Por isso que primeiramente Jesus Se apresenta dizendo Quem Ele É.

Conhecendo a identidade de Jesus – “Eu Sou a Luz do mundo”. Saber que Jesus É a Luz muda tudo em nossa vida, mente e coração. Se Ele É a luz do mundo, significa que existem também as trevas. Conhecer Jesus é conhecer a Luz, é deixar de viver na escuridão do medo, da angústia e do pecado. Jesus É a própria luz em pessoa!

Ação, decisão, consagração e exercício da vontade. “Quem Me segue” – há quem segue e há quem não segue. Quem Ele diz “quem Me segue” faz uma divisão entre quem O segue, e quem não O segue. Seguir Jesus é um ato contínuo e que exige muito de nós, exige nosso esforço, dedicação, desprendimento e foça de vontade. Não é possível seguir a Luz permanecendo em trevas. Seguir Jesus é obedecê-Lo e imitá-Lo. É conhecer a Sua Palavra e observar cada passo de nossa vida à luz dela. Infelizmente nem todos seguem Jesus, então Ele nos dá a chave para identificarmos se estamos ou não em Sua Luz.

Rejeitar a escuridão do pecado, santificação prática. “Não anda nas trevas” – a identificação começa observando por onde se anda. Quem segue a Luz da vida, Jesus, não anda na escuridão porque anda na Luz. Há muitos nas Igrejas que ainda andam nas trevas, pois “trevas” aqui pode ter diversos significados. O mais óbvio é o pecado, mas também há o que se dizer das trevas das dúvidas, das inquietações da alma, dos momentos de crise que parecem se arrastar. A promessa dEle é clara a nítida: não há como seguir Seus passos e andar nas trevas. E Ele vai explicar por que dizendo:

“Pelo contrário, terá a Luz da vida” – Isso é sinal de verdade e vida, ética, compromisso, sendo semelhantes a Ele. Quem segue Jesus tem a luz que emana dEle, e está cumprindo Mateus 5 “Vós sois a luz do mundo”. A vida que procede da Luz de Cristo é que nos fortalece para andar em Sua Luz. Áreas mortas precisam ser extirpadas para que renasça ali a vida, e isso só acontece quando se segue Jesus. A Luz da Vida brilha cada vez mais intensamente.

“Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.” Provérbios 4;18.

“Luz da vida” é referência à vida eterna no Céu. Vida eterna e Luz eterna, o oposto é morte eterna, escuridão eterna, inferno, sombras, abismo. A vida eterna começa aqui e agora, a partir do momento que se nasce de novo, e se estende até a eternidade. Lá no Céu não há necessidade do Sol para trazer luz, porque a Luz do Senhor ilumina tudo e todos eternamente.

“A cidade não precisa nem do sol, nem da lua, para lhe darem claridade, pois a glória de Deus a iluminou, e o Cordeiro é a sua lâmpada.” Apocalise 21:23.

Cuidado com a falsa espiritualidade, a falsa luz. “Caso a luz que há em ti forem trevas, que grandes trevas serão!” (Mt 6:22-23). Esse é um alerta de Deus para que busquemos ter a luz legítima de Cristo em nós, para que não sejamos dos que vivem a falsa espiritualidade, a falsa vida cristã, superficial, hipócrita, farisaica e enlameada no pecado.

Pr. Paulo Sergio Visotcky da Silva
17/03/17 culto nos lares IPNA
Igreja Presbiteriana Nova Aliança. Rua Álvares Fagundes, 102, Americanópolis, São Paulo
Soli Deo Gloria!!!

Comentários